A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NTIC – Na Educação Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (NTIC) O ciclo Aprendiz-Instrumentos-Conteúdo-Docente (ABCD)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NTIC – Na Educação Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (NTIC) O ciclo Aprendiz-Instrumentos-Conteúdo-Docente (ABCD)"— Transcrição da apresentação:

1 NTIC – Na Educação Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (NTIC) O ciclo Aprendiz-Instrumentos-Conteúdo-Docente (ABCD)

2 NTIC – Na Educação - Introdução
Diversos termos que representam aplicação das NTIC foram criados com a Internet (WEB). Expressões como , e-commerce, e-book, WI-FI, plugado, hotspot, webdesigners, A esses está se juntando o termo e-learning,

3 NTIC – Na Educação - Introdução
Quais das aplicações atuais que usando as NTIC têm maiores possibilidades de expansão nas diversas tendências da sociedade ?

4 Alguns dados 12 milhões de usuário de e-mail em 2003.
Até o uso de e-commerce dobrava de um ano para outro. Em 2002 movimentou em torno de 126 bilhões de reais, já em 2003 os valores chegaram a 394, é mais que o triplo. Em torno 100 instituições no Brasil já praticam modalidade de ensino e-learning.

5 Aplicações mais utilizadas com NTIC
, e-commerce, e-learning, Serviços lucrativos para quem faz e dispõe, prático para quem usa com identificação e econômico para quem já se instalou e quer permanecer como usuário.

6 Na Educação, as NTIC podem ser mais utilizadas onde?
O computador na sala de aula e o e-learning, nas instituições educacionais

7 NTIC – Na Educação - Introdução
e-learning, palavra conhecida como Ensino a Distância (EAD), que é uma modalidade que contribui com os métodos tradicionais de ensino, apresentando alternativas que podem proporcionar economia de recursos e de tempo na produção de conhecimento.

8 Básico para uso das NTIC na Educação
Instrumentos mediadores, na concepção de Vygotsky, e de recursos humanos qualificados, diversificados que alguns autores classificam como sendo um docente na concepção da multireferêncialdade

9 Quais instrumentos ? COMPUTADORES SOFTWARE REDES DE COMPUTADORES

10 Software na Educação - diversificados
De autoria, Exercício e prática,Tutoriais, CAI, Software abertos (Linguagens de programação), Jogos, Simulação e modelagem. A classificação é diversificada.

11 Definição geral para software educacionais
Software aberto na educação Software aplicativo na educação Software utilitário na educação

12 Definição geral para software educacionais
Software aberto na educação São softwares com flexibilidade suficiente para desenvolver uma proposta de ensino e que tenham outras funções. Ex. linguagem de programação; família da metodologia logo; software de simulação e modelagem; editores de textos gerais; planilhas eletrônicas gerais, etc.

13 Definição geral para software educacionais
Software aplicativo na educação São programas de computadores que possuem como principal função uma proposta de ensino. Ex. CAI, Tutoriais, Balança interativa, Table Top, Mathlab.

14 Definição geral para software educacionais
Software utilitário na educação São softwares úteis para apoiar uma proposta pedagógica de ensino. Ex. plataforma virtual de aprendizagem: Aula Net, TelEduc; software de autoria: flash, PowerPoint, Editor de textos gráficos; pacotes estatísticos.

15 NTIC – Na Educação REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

16 Assimilação--Acomodação.( Adaptação)
NTIC – Revisão Bibliográfica Piaget foi quem mais estudou o processo de construção do conhecimento que acontece na relação do sujeito com o meio e com outros sujeitos, explicando esta construção por intermédio do ciclo: Assimilação--Acomodação.( Adaptação)

17 NTIC – Revisão Bibliográfica
Papert (1980), destaca a importância de enriquecermos os ambientes de aprendizagem onde os sujeitos atuarão e serão capazes de construir os conceitos e idéias que impregnam estes ambientes

18 NTIC – Revisão Bibliográfica
Papert apresentou um termo que é muito utilizado na construção do conhecimento, sob a influência das novas tecnologias de informação e comunicação, O CONSTRUCIONISMO

19 NTIC – Revisão Bibliográfica
O construcionismo é gerado sobre a suposição de que os aprendizes farão melhor descobrindo (pescando) por si mesmas o conhecimento específico de que necessitam. O termo Construcionismo, no uso educacional contemporâneo em geral remete a compreensão em Piaget de que o conhecimento não pode simplesmente ser transmitido ou transferido pronto e acabado para uma pessoa.

20 NTIC - Revisão Bibliográfica
O Construcionismo também possui a conotação de conjunto de construção. Incluindo linguagens de programação, a partir das quais programas de computador, um poema, uma castelo de area, modelos e formas matemáticas, uma teoria do universo, quase tudo pode ser construído

21 NTIC - Revisão Bibliográfica
Papert no seu livro “A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática”. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. DEFINE “O Construcionismo, minha reconstrução pessoal do Construtivismo, apresenta como principal característica o fato de que examina mais de perto do que outros ismos educacinais a ideia da cosntrução mental”. (p. 127)

22 Descrição-Execução-Reflexão-Depuração (nova descrição) (DERD - nd)
NTIC - Revisão Bibliográfica Quando se utiliza software abertos Valente (1993) tem mostrado que, na interação aprendiz computador é estabelecido um ciclo, a saber: Descrição-Execução-Reflexão-Depuração (nova descrição) (DERD - nd)

23 NTIC – Revisão Bibliográfica
O ciclo (DERD - nd) que se estabelece na interação com o computador pode ser mais efetivo se mediado por um professor que saiba o significado do processo de aprender por intermédio da construção do conhecimento. ? -ZDP- ?

24 NTIC – Revisão Bibliográfica
Estes ciclos não são diferentes daqueles que explicam o processo de aprendizagem em praticamente todas as teorias interacionistas formuladas por diversos autores, tais como, Piaget (1976), Vygotsky (1991), Wallon (1989).

25 NTIC – Revisão Bibliográfica
A representação do ciclo DERD nas atividades de EAD, integram a contextualização e a descontextualização da prática do professor. É facilmente percebido e realizado em EAD.

26 NTIC – Revisão Bibliográfica
Valente J. A. Formação de Professores: diferentes abordagens pedagógicas. Em J. A. Valente (Org) Computadores na Sociedade do Conhecimento. Campinas: NIED - UINICAMP, 1999a, p DEFINE “O Construcionismo significa a construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação que produz um produto palpável ( um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz.”(p. 141)

27 Aprendiz-Instrumentos-Conteúdo-Docente (ABCD)
NTIC – UM NOVO CICLO O uso das NTIC para nós deve ser baseado no construcionismo com ênfase na interatividade virtual, no trabalho colaborativo, na vontade dos sujeitos envolvidos, formando um ciclo: Aprendiz-Instrumentos-Conteúdo-Docente (ABCD)

28 A beleza é fundamental quando aliada com a simplicidade
Recomendações de usabilidade A beleza é fundamental quando aliada com a simplicidade

29 Recomendações - WEB O texto não é um parque de diversão. O seu computador é Ótimo, mas nem todos tem o sua configuração com o seu kit Multimídia; Baixa taxa de imaginação. Quase todos usam o mesmo tipo de letra, no caso, o mais comum é Arial. Às vezes as letras são tão pequenas que irritam a visão depois de um certo tempo de leitura.

30 Download do DVD “Matrix” (Comparação na Internet2 pela Land Speed Record)

31 Internet - Recomendações de usabilidade
Arquivo completo de tamanho compatível com a capacidade de armazenamento do meio Arquivos só de textos devem ser enxutos definições claras, quanto menor a quantidade de páginas melhor para se manipular Letras pequenas podem aumentar o tempo gasto na leitura chegando a 20%, Nielsen()

32 Internet - Recomendações de usabilidade
Usar só letras maiúsculas em arquivos textos pode atrasar em até 10% o tempo de leitura Um slide com muito pisca-pisca pode ser prejudicial ao foco principal. O slide deve conter em torno de 06 (seis) linhas de textos ou [4,8]. Menos de 4 linhas não há necessidade de slide, mais de 8 duas telas de textos.

33 Internet - Recomendações de usabilidade
No máximo 04 (quatros) cores por telas. Facilitam a concentração e memorização. Tentar conciliar a quantidade de linhas [4,8] com os tamanhos padrões dos softwares de apresentação. (T – 32 do PowerPoint)

34 Internet - Recomendações de usabilidade
Espaçamento entre linhas acima de 1.5. Sendo ideal espaçamento 2 dois para textos (ABNT para trabalhos científicos) Em termos de arquivos o ideal, neste momento, é formatá-los de forma que caibam em disquetes, pois, 95% dos micros dos usuários não têm gravador de cd

35 Recomendações de usabilidade
Primeiro. Levar em consideração que o seu texto não é uma Homepage. Usar pequenos parágrafos, títulos e subtítulos. Usar espaço em branco para separar conteúdos ou assuntos diferentes. Não incluir elementos não relacionados ao conteúdo apresentado.

36 Recomendações de usabilidade
Não escrever textos na vertical, aumenta a dificuldade na leitura Usar Gráficos que representam dados pesquisados e que obedeçam as normas estatísticas. Figuras relacionadas ao tema.

37 Recomendações de usabilidade
Não usar imagem ou texto animados, pois distraem o usuário e parecem propaganda e as vezes dizem muito pouco em termos de aproveitamento da qualidade da informação. Não usar imagens tridimensionais misturadas com textos no plano.

38 Recomendações de usabilidade
Evitar desenhos ou texturas no fundo do texto. O fundo não deve chamar mais atenção do que a informação. Usar um conjunto limitado de cores. Algumas pesquisa recomendam até quatro.

39 Recomendações de usabilidade
Evitar cores extravagantes, caracteres brilhando ou piscando Para realçar textos, usar cores ao invés de sublinhado. O usuário pode confundir o termo sublinhado com um link , o que é comum na internet.

40 Recomendações de usabilidade
utilizar fundo claro, de cor neutra ou branca, com texto escuro. Usar no máximo dois tipos de fontes por página de texto. Usar tamanho de fonte legível.

41 Fim Recomendações de usabilidade
Os tamanhos 12 e 14 são os mais comuns nos editores mais usados. Tamanhos – 32, nos geradores de apresentação. A parte de Multimídia será tratada em outra oportunidade. Fim


Carregar ppt "NTIC – Na Educação Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (NTIC) O ciclo Aprendiz-Instrumentos-Conteúdo-Docente (ABCD)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google