A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOS RELACIONADOS A NOMES NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOS RELACIONADOS A NOMES NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL."— Transcrição da apresentação:

1 TERMOS RELACIONADOS A NOMES NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL

2 ADJUNTO ADNOMINAL Determina, qualifica ou caracteriza o nome a que se refere. Pode se referir a qualquer termo da oração (sujeito, objeto...). Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não pode haver nenhum outro termo que também não seja adjunto adnominal. Funcionam como adjunto adnominal: artigo, adjetivo, locução adjetiva, numeral, pronome adjetivo.

3 EXEMPLOS: As fortes chuvas de verão destruíram nossas plantações de milho. As= artigo Fortes= adjetivo De verão= locução adjetiva Nossas= pronome adjetivo De milho= locução adjetiva Os termos que se juntaram ao nomes chuvas e plantações são adjuntos adnominais.

4 ATENÇÃO! 1. A menina alegre chegou hoje. 2. A menina chegou alegre hoje. Em 1, alegre é adjunto adnominal de menina, pois não há nenhum termo entre o nome e o adjetivo. Em 2, alegre não é adjunto adnominal de menina, pois entre o nome e o adjetivo há um verbo.(é predicativo)

5 PREDICATIVO Exprime uma característica atribuída ao sujeito ou ao objeto. Liga-se ao sujeito ou ao objeto através de verbo de ligação (claro ou subtendido). Funciona como predicativo:adjetivo.

6 EXEMPLOS 1. A manhã estava chuvosa. 2. A manhã começou chuvosa.(e estava) Em 1, o verbo de ligação está explícito, já em 2, o verbo de ligação está oculto. Em ambos os casos, chuvosa é predicativo do sujeito.

7 PREDICATIVO DO OBJETO Os policiais encontraram a vazia casa. encontraram= VTD a casa= OD vazia = predicativo do objeto Em orações com PO, o VL fica subentendido. Por isso, para facilitar a análise, é conveniente desdobrar a oração. Os policiais encontraram a casa (e ela estava) vazia.

8 IMPORTANTE! 1. A menina triste abandonou os brinquedos 2. A menina abandonou triste os brinquedos Em 1, entende-se que a menina já era triste mesmo antes de abandonar os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica constante da menina, portanto é adjunto adnominal. Em 2, entende-se que a menina ficou triste no momento em que abandonou os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica nova da menina, portanto é predicativo do sujeito.

9 COMPLEMENTO NOMINAL Complementa o sentido de nomes de sentido incompleto. Sempre com preposição(a, de, em, com...).

10 DIFERENÇA ENTRE OBJETO INDIRETO E COMPLEMENTO NOMINAL 1. Eu necessito de ajuda. 2. Eu tenho necessidade de ajuda. Em 1, de ajuda completa o sentido de um VTI, por isso é OI. Em 2, de ajuda completa o sentido de um substantivo, por isso é complemento nominal.

11 DIFERENÇAS ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL E O ADJUNTO ADNOMINAL ADJETIVO OU ADVÉRBIO + PREPOSIÇÃO= SEMPRE COMPL. NOMINAL Nosso time está confiante na vitória. SUBSTANTIVO CONCRETO + PREPOSIÇÃO = SEMPRE ADJUNTO ADNOMINAL As árvores da praça estão cheias de flores.

12 Substantivo abstrato + preposição Se pratica a ação= adjunto adnominal Se recebe a ação= complemento nominal A crítica do técnico irritou os jogadores. (pratica a ação= adjunto adnominal) A crítica ao técnico irritou os jogadores. (recebe a crítica= complemento nominal)

13 APOSTO Detalha, caracteriza melhor, explica ou resume o nome a que se refere. O Flamengo, time carioca, jogou ontem. O time contratou dois jogadores: um goleiro e um atacante. O rio Amazonas fascina quem o vê.


Carregar ppt "TERMOS RELACIONADOS A NOMES NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google