A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS."— Transcrição da apresentação:

1 TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.

2 EXEMPLOS: SILÊNCIO! FOGO! INDEPENDÊNCIA OU MORTE! Choveu muito em São Paulo. A comitiva deve desembarcar no aeroporto Para que haja frase, a presença de um verbo não é obrigatória, ou seja, desde que o enunciado possua sentido completo, ele constituirá uma frase.

3 TODA FRASE OU PARTE DE FRASE QUE APRESENTA VERBO.

4 EXEMPLOS: Choveu muito em Santa Catarina. (1 verbo = 1 oração) Enchentes costumam causar transtornos. (1 locução verbal = 1 oração) Quando chove muito, as enchentes causam transtornos. (2 verbos = 2 orações)

5 TODA FRASE CONSTÍTUIDA POR UMA OU MAIS ORAÇÕES.

6 Dependendo do número de orações que o formam, o período pode ser: SIMPLES: formado por uma única oração, que recebe o nome de oração absoluta. O preço do combustível continua alto. COMPOSTO: formado por mais de uma oração. Espero que ele me telefone ainda hoje.

7 TERMO DA ORAÇÃO A RESPEITO DO QUAL SE DECLARA ALGUMA COISA.

8 CARACTERÍSTICAS DO SUJEITO Na prática, o sujeito pode ser identificado fazendo-se ao verbo da oração a pergunta quem é que... (ou que é que...). O sujeito pode ocorrer antes do verbo (ordem direta) ou depois dele (ordem indireta). O sujeito faz o verbo concordar com ele. O núcleo (palavra principal) do sujeito, por ser um termo independente na estrutura da oração, não pode ser regido por preposição.

9 CLASSIFICAÇÃO: SIMPLES: possui um só núcleo. Um pássaro triste piava no viveiro. COMPOSTO: possui mais de um núcleo. O medo e a raiva o dominaram. OCULTO (ou elíptico): identificável pela terminação verbal ou pelo contexto. Iremos a Recife no domingo. Eles lutaram e obtiveram sucesso.

10 SUJEITO INDETERMINADO Quando não é possível determinar o sujeito. Existem duas estruturas de oração que podem ser usadas para indeterminar o sujeito: Oração com verbo na 3ª pessoa do plural, sem referência a elemento anterior. Atualmente, espalham muitos boatos. Com verbo na 3ª pessoa do singular (VTI, VL, VI) + se (índice de indeterminação do sujeito). Precisou-se de novos professores. Era-se mais feliz naquele tempo.

11 ORAÇÃO SEM SUJEITO Verbo haver significando existir, acontecer e indicando tempo passado. Aqui já houve grandes festas. Não havia funcionários na escola. Verbo fazer indicando tempo decorrido. Amanhã fará dez anos que ele partiu. Verbo ser indicando tempo, horas, datas, e distâncias. Agora são onze e meia da manhã. Verbos indicativos de fenômeno da natureza. Ontem a tarde, ventou muito aqui.

12 FUNÇÕES DO SE ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO PRONOME APASSIVADOR Sempre junto com verbo na 3ª pessoa do singular. Com verbo na 3ª pessoa do singular ou plural. O sujeito é indeterminado. O sujeito é determinado e faz o verbo concordar com ele A oração não admite a passagem para a voz passiva analítica. A oração está na voz passiva pronominal e admite a passagem para a voz passiva analítica.


Carregar ppt "TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google