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1 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados de VRML Rafael Lachi

2 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Objetivos – Conhecer nós de cena avançados. – Conhecer os conceitos principais de cada nó. – Saber onde procurar maiores detalhes sobre o assunto.

3 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Sumário Iluminação (Light) Neblina (Fog) Som (Sound) Nível de detalhamento (LOD) Ponto de vista (Veiwpoint)

4 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Iluminação Luz Direcional (DirectionalLight) Luz Spot (SpotLight) Luz Pontual (PointLight)

5 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Luz direcional ligado TRUE Intensidade 1 Intensidade ambiente 0 Cor 1 1 1 Direção 0 0 -1

6 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Luz de Spot Ligado TRUE Intensidade 1 Intensidade ambiente 0 Cor 1 1 1 localização 0 0 0 Direção 1 0 0 Atenuação 1 0 0 Raio 100 Ângulo de penumbra 0.78 Ângulo do raio 1.57

7 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Luz pontual Ligado TRUE Intensidade 1 Intensiade Ambiente 0 Cor 1 1 1 Localização 0 0 0 Atenuação 1 0 0 Raio 100

8 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Neblina - FOG Conceitos – Nós de cena Informação de navegação Ponto de vista Neblina Cenário Neblina Cor 1 1 1 Tipo de neblina "LINEAR" / "EXPONENTIAL" Campo de visão 0

9 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Som – Parte 1 Direção 0 0 1 Intensidade 1 Localização 0 0 0 Maximo trazeiro 10 Maximo frontal 10 Minimo trazeiro1 Minimo frontal 1 Prioridade 0 Espacial TRUE

10 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Som – Parte 2 Fonte AudioClip Descrição "SondTest" Loop TRUE Altura 1 Início (Tempo) 0 Fim (Tempo) 0 Url[ "space.wav" ]

11 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Som – Parte 3 Fonte MovieTexture Loop TRUE RepetirS TRUE RepetirT TRUE Velociade 1 Início (Tempo) 0 Fim (Tempo) 0 Url [Teste.mpeg]

12 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Nível de Detalhamento – LOD LOD Nível [ ] Centro 0 0 0 Raio de ação [ ] Relação custo benefício Vários níveis de detalhamento X Apenas um nível bem detalhado

13 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos Avançados Nível de detalhamento – Exemplo

14 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados LOD – Exemplo LOD range [20] Level Shape – appearance Appearance { material Material { diffuseColor 1.0 1.0 1.0}} – geometry Extrusion{ » crossSection [ -1 0, 0 0, -1 -2 -1 0] » spine [1 0 0, 0.866 0 0.5, 0.5 0 0.866, 0 0 1, -0.5 0 0.866, -0.866 0 0.5, » -1 0 0, -0.866 0 -0.5, -0.5 0 -0.866, 0 0 -1,0.5 0 -0.866, 0.866 0 -0.5, 1 0 0] Shape – appearance Appearance { material Material { diffuseColor 1.0 1.0 1.0}} – geometry Extrusion{ » crossSection [ -1 0, 0 0, -1 -2 -1 0] » Spine [1 0 0, 0.707 0 0.707, 0 0 1, -0.707 0 0.707, -1 0 0,-0.707 0 - 0.707, 0 0 -1,0.707 0 -0.707, 1 0 0 ]

15 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados Ponto de vista Visão 1 Descrição "V1" Campo de visão 0.785398 Pulo TRUE Orientação0 0 1 0 Posição 0 0 10 Visão 2 Descrição "V1" Campo de visão 1.9999 Pulo TRUE Orientação0 0 1 0 Posição 0 0 10

16 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos Avançados Fontes de informação de ótima qualidade http://www.sdsc.edu/siggraph96vrml http://tom.di.uminho.pt/vrmltut/frmsl.htm

17 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos Avançados Conclusões – Lançar mão dos efeitos disponíveis aumenta em muito a qualidade da cena produzida. – Alguns efeitos aumentam significamente a qualidade da cena sem necessariamente serem muito trabalhosos de se utilizar ou custosos para o processamento. – Por ser uma linguagem de marcação o VRML é fácil de assimilar. – O poder de processamento é restrito. Seu desempenho é inferior as outras ferramentas, como por exemplo, openGL.

18 © Copyright MKZ 2002.3PEE 5787 - Realidade Virtual1 Efeitos avançados – Referências bibliográficas http://vrml.sgi.com/moving-worlds/spec/part1/nodesRef.html http://tecfa.unige.ch/guides/vrml/vrmlman/vrmlman.html http://vrml.sgi.com/handbook/index.html http://www.sdsc.edu/siggraph96vrml http://tom.di.uminho.pt/vrmltut/frmsl.htm http://www.dform.com/inquiry/tutorials/vrmlaudio http://www.parallelgraphics.com/developer/products/cortona/html/embed


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