A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01 Aspectos Conceituais: objetivos, tipos de planejamento, terminologia, vantagens e limitações. PUC – MINAS PROFESSOR:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01 Aspectos Conceituais: objetivos, tipos de planejamento, terminologia, vantagens e limitações. PUC – MINAS PROFESSOR:"— Transcrição da apresentação:

1 Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01 Aspectos Conceituais: objetivos, tipos de planejamento, terminologia, vantagens e limitações. PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos.

2 Slide 2 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ENTRADAS PLANEJADASSAÍDAS PLANEJADAS Recursos - Humanos - Materiais - Financeiros - Tecnológicos COORDENAÇÃO OPERAÇÕES DA EMPRESA - Planejamento de decisões - Execução - Controle de atividades - Acompanhamento - Produtos - Serviços -Contribuições á sociedade CustosReceitas RESULTADOS MANIPULAÇÃO DE

3 Slide 3 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO COMENTÁRIOS INICIAIS A Teoria do Mercado X A Teoria do Planejamento e Controle Teoria do Mercado O meio ambiente econômico (consumidores, concorrência, governo, etc) é um dado e a empresa ajusta-se a ele. Se os movimentos de mercado forem bem antecipados, as decisões a serem tomadas são evidentes. Se for assim, o fundamental será a interpretação do meio ambiente, visto que as técnicas administrativas (financeiras, produção e marketing, em especial) são dadas e passíveis de utilização pela administração.

4 Slide 4 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO COMENTÁRIOS INICIAIS A Teoria do Mercado X A Teoria do Planejamento e Controle Teoria do Planejamento e Controle O futuro da empresa pode ser manipulado numa boa extensão e, portanto, cabem ações de Planejamento e Controle. As variáveis internas podem ser manipuladas com o fim de se aproveitar integralmente os acontecimentos externos. O sucesso empresarial depende da qualidade da ação executiva no tocante ao Planejamento e Controle das atividades internas.

5 Slide 5 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO COMENTÁRIOS INICIAIS DEFINIÇÃO Como ORÇAMENTO EMPRESARIAL entende-se o desenvolvimento do planejamento e do controle das atividades da empresa e como WELSCH ressalta é uma "(...) abordagem sistemática e formal às responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração. UM ALERTA: O ORÇAMENTO EMPRESARIAL é um poderoso instrumento que vem auxiliar e orientar a alta administração na direção de desempenhos empresariais e é por esta razão que os conceitos da contabilidade fiscal não devem prevalecer no desenvolvimento da ação orçamentária.

6 Slide 6 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO Planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos porventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades. SANVICENTE & SANTOS (1989:16) PLANEJAR É: Desenvolver de maneira imaginativa, novas potencialidades de lucros e melhorar as atividades geradoras de lucros já existentes na empresa; Estabelecer sistematicamente os objetivos relevantes da empresa e formular estratégias e planos realistas para alcançar tais objetivos a curto e longo prazo.

7 Slide 7 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento estratégico: relaciona-se com objetivos de longo prazo, considerando a empresa em sua totalidade, e decisões que dizem respeito, principalmente, a problemas externos a empresa que moldam sua forma de atuação (política monetária, concorrência, mercados, etc); Planejamento administrativo: preocupação voltada para a melhor estruturação possível dos recursos (humanos, físicos e financeiros), trabalhando assim com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas emanadas do planejamento estratégico; Planejamento operacional: Formalização das atividades previstas buscando a utilização dos recursos de forma a maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

8 Slide 8 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ORÇAMENTO: Etapa do processo de planejamento em que se estima e determina a relação entre receitas e despesas que melhor atenda as necessidades, características e objetivos organizacionais no período estipulado. TAVARES (1991:180) Em outras palavras é: Vertente econômica (Objetivo lucro), Orçamento propriamente dito até a Projeção da DRE; Vertente financeira (Objetivo liquidez), Orçamento de Caixa;

9 Slide 9 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO TERMINOLOGIAS APLICADAS AO ORÇAMENTO EMPRESARIAL Planejamento e controle de resultados Orçamentos para fins administrativos Orçamentos globais Controle orçamentário Plano de Lucro Plano de Operações Planejamento do Lucro Plano Global Budget Orçamento

10 Slide 10 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Orçamento envolve: Explicitação dos objetivos globais da empresa (nem sempre conhecidos por todos); Um plano de longo prazo (em termos gerais); Um plano de curto prazo detalhado por níveis de responsabilidade (departamentos, setores, centros de custos, projetos, etc.); Um sistema de controle (Previsto x Realizado), que vise medir o desempenho dos diverso níveis de responsabilidade.

11 Slide 11 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO UTILIZAÇÃO DE ORÇAMENTOS VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO Exige: Fixação dos objetivos da empresa (nortear, orientar e estabelecer rumos para a empresa); Estruturação organizacional; Participação na fixação de objetivos (serve como instrumento de integração de todas as unidades da empresa); Quantificação dos resultados a alcançar; Melhor planejamento na utilização de recursos. Reduz custos e tempo gasto com supervisão; Mostra pontos de eficiência e ineficiência (Controle); Exige atenção nas variáveis externas à empresa.

12 Slide 12 O AMBIENTE EMPRESARIAL E O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO LIMITAÇÕES NA UTILIZAÇÃO Apoio da administração; O orçamento é uma estimativa. Não se pode ter os resultados como certos, afinal, é melhor planejar do que esperar para ver; Educação orçamentária (promoção da cultura orçamentária ou da cultura de planejamento); Padrões realistas X Excesso de conservadorismo; Flexibilidade na aplicação do orçamento. As vezes um gasto é fundamental para a empresa e representa uma oportunidade única na vida da mesma. O bom senso deve prevalecer. Por outro lado um gasto previsto também não deve ser dado como algo a ser realizado de qualquer forma; Manutenção de processos de acompanhamento (Controle);


Carregar ppt "Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01 Aspectos Conceituais: objetivos, tipos de planejamento, terminologia, vantagens e limitações. PUC – MINAS PROFESSOR:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google