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Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 08 ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA

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1 Slide 1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 08 ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos.

2 Slide 2 Administração de caixa Razões para manutenção de certa estabilidade de caixa Liquidez (Disponibilidade De Caixa). Efetuar / cobrir transações: A empresa deve possuir um saldo adequado de caixa para cobrir transações e pagar suas contas no devido prazo. Cobrir contingências (preocupações financeiras): Refere-se a preocupações com fatos inesperados ou de emergência que requerem caixa.por exemplo: um cliente importante não paga a sua divida – o saldo de caixa de imediato será reduzido a um nível a baixo do previsto, mesmo assim, a empresa devera estar preparada para honrar seus compromissos. Aproveitar oportunidade especiais: O aproveitamento de oportunidade poderá elevar os lucros da empresa.

3 Slide 3 ALAVANCAGEM Aplicação financeira no mercado financeiro: Identificar e aplicar sobras de caixa no mercado financeiro. Estratégias Básicas De Gestão De Caixa: Retardar, tanto quanto possível, o pagamento de duplicatas a paga, sem prejudicar o conceito de crédito da empresa. Girar os estoques com a maior rapidez possível, evitando-se, no entanto, falta de estoques que possam resultar em interrupções na linha de produção ou perda de vendas. Receber o mais rápido possível duplicatas a receber, sem perder vendas futuras, devido a rigidez do do sistema de cobrança (técnicas muito rígidas de cobrança.

4 Slide 4 ALAVANCAGEM Ciclo De Caixa E Giro De Caixa. Ciclo De Caixa: É definido como o período de tempo que vai do ponto em que a empresa faz um desembolso para adquirir matéria-prima, até o ponto em que é recebido o dinheiro da venda do produto acabado, feito com aquelas matérias-primas. C.C = IME + PMC-PMP Giro De Caixa: Número de vezes por ano, que a caixa da empresa se renova. C.C= 360 ciclo de caixa

5 Slide 5 ALAVANCAGEM Exemplo: A companhia klm paga suas duplicatas, em media, com 35 dias e recebe de seus clientes com 70 dia. Passa-se 80 dias entre o memento em que a matéria-prima é comprada até a época em que o produto acabado é vendido. Calcule o ciclo de caixa e o giro de caixa da empresa. Solução: IME = Idade média dos estoques 85 dias PMC = Período médio de cobrança70 dias PMP = Período médio de pagamento35 dias Giro de caixa: C.C = 360 = 360 = 3 vezes C.C 120 Quanto maior o giro de caixa melhor.

6 Slide 6 ALAVANCAGEM Calculo Dos Períodos Médios Observa-se que na maioria das vezes a empresa possui diversos fornecedores e clientes, dos quais compra e aos quais vende com prazo diferentes. Para calcular os períodos médios deveremos trabalhar com médias aritméticas simples ou média ponderada. Media aritmética simples:utilizada quando o peso das compras ou vendas for basicamente o mesmo no total de compras ou vendas da empresa.

7 Slide 7 ALAVANCAGEM Exemplo: Uma empresa possui 08 fornecedores, dos quais compra regularmente, e que concedem à empresa: Fornecedor A: 10 dias de prazo Fornecedor B: Somente à vista Fornecedor C: 20 dias de prazo Fornecedor D: 30 dias de prazo Fornecedor E: 15 dias de prazo Fornecedor F: 35 dias de prazo fornecedor G: Somente à vista Fornecedor H: 08 dias de prazo

8 Slide 8 ALAVANCAGEM Considerando que todos os fornecedores têm o mesmo peso no volume total de compras da empresa, qual é o período médio de pagamento da empresa? PMP = = = 15 dias de prazo em média. Média Ponderada: utilizada quando cada categoria de clientes ou fornecedores possui um peso diferente no total das compras da empresa, respectivamente.

9 Slide 9 ALAVANCAGEM Exemplo: As vendas de determinada empresa ocorrem da seguinte formas: 20% das vendas à vista, 45% com 30 dias e 35% com 45 dias. O volume total das vendas da empresa é de $30.000/mês. Qual é seu período médio de recebimento? Solução: x 0,20 = 6.000À vista X 0,45 = dias x 0,35 = dias PMR = (6.000 x 0) + ( x 30) + ( x 45) = = 29 dias de prazo em média

10 Slide 10 ALAVANCAGEM Caixa Mínimo Operacional: Manter um saldo de caixa significa deixar de aproveitar diversas oportunidades de investir em outros ativos; Então, deve-se ter sempre como objetivo manter um mínimo de recursos em disponibilidade; a fim de que a empresa possa saldar seus compromissos (dividas), sem contudo perder oportunidades de realizar imobilização e outros investimentos. Uma das formas de se determinar quanto a empresa deveria manter no caixa é através do calculo do caixa mínimo operacional (C.M.O). Existem outra técnicas como por exemplo: fluxo de caixa.

11 Slide 11 ALAVANCAGEM C.M.O: É o valor a ser mantido em caixa, a cada giro de caixa. Pode ser obtido a partir de estimativas acerca de seu desembolso anual estimado, o que somente é possível se a empresa utilizar instrumentos orçamentários e fluxos de caixa – Permite-se assim,estimar quanto (em moeda estável) pretende as empresa desembolsar em um determinado ano. C.M.O: Desembolsos Anuais Previstos Giro De Caixa Tomemos o exemplo inicial e suponhamos que a companhia KLM estima desembolsos anuais de $ , qual será o seu C.M.O? C.M.O = = $ A cada ciclo de caixa (120 dias) a empresa deverá manter um caixa mínimo de $

12 Slide 12 ALAVANCAGEM Custo De Oportunidade: Indica o valor a ser considerado em qualquer investimento como o custo que se tem por estar usando aquela alternativa, ao invés de outra, de mesmo risco, oferecida pelo mercado. Exemplo: caso a companhia KLM não mantivesse como caixa mínimo, poderia utilizar estes recursos em outra alternativa, que lhe traria retorno, que foram estimados em 10%.qual é seu custo de oportunidade? C.O = $ x 0,10 = $

13 Slide 13 ALAVANCAGEM Na prática podemos utilizar os rendimentos reais de aplicações financeiras para estimar a taxa. Atenção: A empresa deve minimizar o seu C.M.O, considerando-se que mantê-lo representa custos tanto maiores quanto maiores forem os retornos oferecidos por outras alternativas de investimentos, sem contudo, colocar em risco sua liquidez.

14 Slide 14 ALAVANCAGEM Como reduzir a idade média dos estoques: Aumentando o giro de matérias-primas; Diminuindo o ciclo de produção Aumentando o giro de produtos acabados Como acelerar o processo de recebimento das duplicatas a receber: Através de políticas de cobrança adequadas. Através de políticas de crédito adequadas. Políticas de cobrança: Determina o esforço despendido pela empresa para receber prontamente as duplicatas a receber. Políticas de crédito:critérios da empresa utilizados para determinar a quem se deve conceder crédito.

15 Slide 15 ALAVANCAGEM


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