A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04"— Transcrição da apresentação:

1 ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04
ORÇAMENTO DE VENDAS ARQUIVO c:\Apresent\DIA1-K1.ppt CURSO DE UM DIA: 8:30 ÀS 9:30 32 TRANSPARÊNCIAS: Média de 1.88 minutos por transparência PUC – MINAS PROFESSOR: MAURÍLIO DA SILVA Transparências utilizadas em sala de aula com fins exclusivamente didáticos.

2 ORÇAMENTO DE VENDAS MÉTODO DE PREVISÃO
Definição e condicionantes estratégicas Previsões referem-se a estudos ou exames feitos com antecedência, a partir da utilização de instrumental de avaliação da realidade e de suas tendências, consistidos, sintetizados e descritos de forma qualitativa e ou quantitativa, sobre o comportamento ou tendência de situações ou fenômenos num momento futuro determinado, exprimindo probabilidade.

3 ORÇAMENTO DE VENDAS De acordo com o SANCHES (1997) “De modo geral as previsões derivam de quatro recursos básicos”: Disponibilidade de dados expressivos e fidedignos sobre a realidade presente e sobre sua evolução no passado recente; Capacidade para identificar as variáveis que mais afetam o comportamento do fenômeno ou situação estudada; Acesso às informações sobre as perspectivas de mudança nas variáveis identificadas como relevantes; Habilidade, capacitação e experiência para combinar tais elementos de modo a inferir os cenários futuros mais prováveis,e, com base nestes, formalizar previsões (hipóteses de futuro).

4 ORÇAMENTO DE VENDAS Escolha do método: Algumas Considerações
há vários métodos de previsão. Escolher qual deverá ser adotado dependerá de vários fatores: Contexto de previsão; Relevância dos dados históricos ; Disponibilidade dos dados históricos; Grau de precisão desejado; Prazo que se tem para elaborar a previsão; Importância da previsão para a empresa; Período de abrangência da previsão (horizonte de projeção proposto) Existência de informações suficientes para utilização na previsão; Custo a que se pode incorrer na projeção;

5 ORÇAMENTO DE VENDAS Circunstância em que não se deve efetuar uma previsão com elevado grau de precisão, e portanto de elevado custo: Quando sua importância para empresa não exige elevado grau de precisão; Quando não há informações suficientes. Cada empresa deve escolher o(s) método(s) mais adequado(s) para elaborar suas previsões, balanceando custo para realização da previsão e o grau de precisão

6 ORÇAMENTO DE VENDAS Os métodos de previsão usualmente utilizados na elaboração do orçamento de vendas seguem uma classificação efetuada por KOTLER (1996) quanto às fontes de informações e são: Método baseado no que se diz; Método baseado no que se faz; e Método baseado no que se fez. Métodos baseados no que se diz Intenções dos compradores: Tal método consiste em perguntar aos consumidores suas intenções de compra do produto para o período orçado ou, de outra forma, as previsões de vendas de seus próprios produtos, com o quê nossa empresa deduziria volumes de vendas.

7 ORÇAMENTO DE VENDAS Métodos baseados no que se diz
Opiniões de vendedores ou de executivos da área: Consiste em perguntar os vendedores e executivos de vendas buscando estimativas de consumo junto aos clientes da empresa. Especialistas: Aqui, entram em ação os consultores externos especializados, que conheçam as matrizes de consumo de bens por diferentes segmentos produtivos e de consumo. Métodos baseados no que se faz: Constitui-se em caso bastante específico, onde se processe um teste de mercado numa dada região e cujos resultados serão projetados para o mercado total

8 ORÇAMENTO DE VENDAS Métodos baseados no que se fez: Referem-se a análise de dados históricos ou seja em fatos concretos. Pode-se citar como exemplo de métodos baseados no que se fez, às análises estatísticas como as derivadas de regressões lineares, as analises de tendências, dentre outras.


Carregar ppt "ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google