A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO."— Transcrição da apresentação:

1 Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO

2 Fundamentos da Técnica MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Diagnóstico Planejamento da Ação Intervenção Avaliação MUDANÇA ORGANIZACIONAL MDPO ELEMENTO CATALISADOR ESFORÇO ORIENTADO EVITA DISPERSÃO

3 Condições sob controle Condições restritivas
ELEMENTOS DA MDPO Problema principal Diagnóstico Pensar no cliente Questão-chave Efeitos desejados Expectativas O que será alcançado Variáveis Condições sob controle Proposições Ações Parâmetros Condições restritivas

4 ELEMENTOS DA MDPO QUESTÃO-CHAVE Como ... ? EFEITOS DESEJADOS VARIÁVEIS
O que podemos manipular? O que queremos alcançar? PARÂMETROS PROPOSIÇÕES Com o que teremos que conviver? AÇÕES

5 MDPO - EXEMPLO 1 QUESTÃO-CHAVE EFEITOS DESEJADOS VARIÁVEIS PARÂMETROS
Como melhorar a integração entre os funcionários do depto. de engenharia e a empresa ? EFEITOS DESEJADOS E1- Satisfação elevada dos funcionários E2- Produtividade elevada dos funcionários VARIÁVEIS V1- Políticas e práticas de adm. de pessoal V2- Condições de trabalho V3- Relações pessoais V4- Estilo de supervisão V5- Desafio da tarefa em si PARÂMETROS P1- Características pessoais dos funcionários (idade, experiência, sexo, etc.) P2- Condições externas a que estão submetidos (local de moradia, infra-estrutura urbano social)

6 Como melhorar a eficácia de um Curso de Treinamento ?
MDPO - EXEMPLO 2 QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a eficácia de um Curso de Treinamento ? EFEITOS DESEJADOS E1- Alto índice de aproveitamento e aprendizagem E2- Alto grau de motivação para aprender E3- Alta satisfação pessoal resultante E4- Incorporação elevada dos resultados no dia a dia VARIÁVEIS V1- Exploração do conteúdo V2- Metodologia V3- Recursos audio-visuais V4- Recursos impressos V5- Composição do corpo docente V6- Identificação de necessidades/ expectativas PARÂMETROS P1- Número de participantes P2- Período do Curso P3- Duração do Curso P4- Metas pré-estabelecidas P5- Heterogeneidade do grupo

7 Como melhorar o esforço de vendas?
MDPO - EXEMPLO 3 QUESTÃO-CHAVE Como melhorar o esforço de vendas? EFEITOS DESEJADOS E1- Aumento do volume de vendas E2- Aumento do número de clientes E3- Baixo número de reclamações dos clientes VARIÁVEIS V1- Treinamento dos vendedores V2- Nível do pessoal de vendas V3- Política de preços V4- Mercadorias em estoque V5- Controle de qualidade PARÂMETROS P1- Quadro de pessoal P2- Percentagem de comissão P3- Salários dos vendedores P4- Ponto de vendas

8 MDPO - EXEMPLO 4 QUESTÃO-CHAVE EFEITOS DESEJADOS VARIÁVEIS PARÂMETROS
Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP interna e externamente? EFEITOS DESEJADOS E1- Melhoria no relacionamento com a comunidade E2- Aumento da oferta de estágio/ emprego E3- Aumento da demanda de cursos extraordinários E4- Aumento da arrecadação própria E5- Aumento do número de projetos de pesquisa aplicada E6- Aumento do Balcão de Teses E7- Aumento da oferta de Serviços VARIÁVEIS 1- Marketing Interno 2- Marketing Externo PARÂMETROS P1- Carga horária do discente P2- Carga horária do docente P3- Espaço físico e equipamentos P4- Limitação orçamentária P5- Mercado de trabalho P6- Política governamental

9 MDPO - EXEMPLO 4 - continuação
QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP junto às comunidades interna e externa? MARKETING INTERNO MARKETING EXTERNO VARIÁVEIS V1- Inserção mensal no “Destaque” V2- Exposição aos Departamentos Acadêmicos V3- Contatos individuais com docentes V4- Material de divulgação interna V5- Inserção no Boletim Informativo V6- Exposição em salas de aula V7- Material de divulgação externa V8- Visita programada às empresas V9- Participação em Congressos, com trabalhos V10- Participação em Exposições e Feiras V11- Participação em organismos externos

10 MDPO - EXEMPLO 4 - continuação
Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP junto às comunidades interna e externa? QUESTÃO-CHAVE MARKETING INTERNO VARIÁVEL V1- Inserção mensal no “Destaque” V2- Exposição aos Departamentos Acadêmicos V3- Contatos individuais com docentes V4- Material de divulgação interna V5- Inserção no Boletim Informativo V6- Exposição em salas de aula PROPOSIÇÕES (AÇÕES) A31- Estabelecer periodicidade de visitas aos departamentos A32- Fazer pré-qualificação junto às chefias A33- Montar cadastro para cursos e P&D através de formulário específico

11 Avaliação prévia da importância
RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS VARIÁVEL X EFEITO DESEJÁVEL Avaliação prévia da importância MATRIZ DE COMPARAÇÃO

12 Visualização de Atividades (Ações), responsabilidades, etc.
UTILIZAÇÃO MDPO E 5W2H UTILIZAÇÃO CONJUNTA Visualização de Atividades (Ações), responsabilidades, etc. ?

13 MDPO E 5W2H - EXEMPLO 4 V3- Contatos individuais com docentes


Carregar ppt "Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google