A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção de Projetos através da M ETODOLOGIA DE D ELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE P ROBLEMAS O RGANIZACIONAIS MDPO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção de Projetos através da M ETODOLOGIA DE D ELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE P ROBLEMAS O RGANIZACIONAIS MDPO."— Transcrição da apresentação:

1

2 Concepção de Projetos através da M ETODOLOGIA DE D ELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE P ROBLEMAS O RGANIZACIONAIS MDPO

3 Fundamentos da Técnica MUDANÇA ORGANIZACIONA L Diagnóstico Planejamento da Ação Intervenção Avaliação MDPO ELEMENTO CATALISADOR ESFORÇO ORIENTADO EVITA DISPERSÃO

4 ELEMENTOS DA MDPO Questão-chave Problema principal Diagnóstico Pensar no cliente Efeitos desejados Expectativas O que será alcançado Variáveis Condições sob controle Proposições Ações Parâmetros Condições restritivas

5 ELEMENTOS DA MDPO QUESTÃO-CHAVE Como... ? VARIÁVEIS O que podemos manipular? EFEITOS DESEJADOS PARÂMETROS Com o que teremos que conviver? O que queremos alcançar? PROPOSIÇÕES AÇÕES

6 MDPO - EXEMPLO 1 VARIÁVEIS V1- Políticas e práticas de adm. de pessoal V2- Condições de trabalho V3- Relações pessoais V4- Estilo de supervisão V5- Desafio da tarefa em si EFEITOS DESEJADOS E1- Satisfação elevada dos funcionários E2- Produtividade elevada dos funcionários PARÂMETROS P1- Características pessoais dos funcionários (idade, experiência, sexo, etc.) P2- Condições externas a que estão submetidos (local de moradia, infra-estrutura urbano social) QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a integração entre os funcionários do depto. de engenharia e a empresa ?

7 MDPO - EXEMPLO 2 VARIÁVEIS V1- Exploração do conteúdo V2- Metodologia V3- Recursos audio-visuais V4- Recursos impressos V5- Composição do corpo docente V6- Identificação de necessidades/ expectativas EFEITOS DESEJADOS E1- Alto índice de aproveitamento e aprendizagem E2- Alto grau de motivação para aprender E3- Alta satisfação pessoal resultante E4- Incorporação elevada dos resultados no dia a dia QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a eficácia de um Curso de Treinamento ? PARÂMETROS P1- Número de participantes P2- Período do Curso P3- Duração do Curso P4- Metas pré-estabelecidas P5- Heterogeneidade do grupo

8 MDPO - EXEMPLO 3 VARIÁVEIS V1- Treinamento dos vendedores V2- Nível do pessoal de vendas V3- Política de preços V4- Mercadorias em estoque V5- Controle de qualidade EFEITOS DESEJADOS E1- Aumento do volume de vendas E2- Aumento do número de clientes E3- Baixo número de reclamações dos clientes PARÂMETROS P1- Quadro de pessoal P2- Percentagem de comissão P3- Salários dos vendedores P4- Ponto de vendas QUESTÃO-CHAVE Como melhorar o esforço de vendas?

9 MDPO - EXEMPLO 4 VARIÁVEIS 1- Marketing Interno 2- Marketing Externo EFEITOS DESEJADOS E1- Melhoria no relacionamento com a comunidade E2- Aumento da oferta de estágio/ emprego E3- Aumento da demanda de cursos extraordinários E4- Aumento da arrecadação própria E5- Aumento do número de projetos de pesquisa aplicada E6- Aumento do Balcão de Teses E7- Aumento da oferta de Serviços PARÂMETROS P1- Carga horária do discente P2- Carga horária do docente P3- Espaço físico e equipamentos P4- Limitação orçamentária P5- Mercado de trabalho P6- Política governamental QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP interna e externamente?

10 MDPO - EXEMPLO 4 - continuação QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP junto às comunidades interna e externa? V1- Inserção mensal no Destaque V2- Exposição aos Departamentos Acadêmicos V3- Contatos individuais com docentes V4- Material de divulgação interna V5- Inserção no Boletim Informativo V6- Exposição em salas de aula V7- Material de divulgação externa V8- Visita programada às empresas V9- Participação em Congressos, com trabalhos V10- Participação em Exposições e Feiras V11- Participação em organismos externos MARKETING INTERNOMARKETING EXTERNO VARIÁVEIS

11 MDPO - EXEMPLO 4 - continuação QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP junto às comunidades interna e externa? PROPOSIÇÕES (AÇÕES) A31- Estabelecer periodicidade de visitas aos departamentos A32- Fazer pré-qualificação junto às chefias A33- Montar cadastro para cursos e P&D através de formulário específico MARKETING INTERNO VARIÁVEL V1- Inserção mensal no Destaque V2- Exposição aos Departamentos Acadêmicos V3- Contatos individuais com docentes V4- Material de divulgação interna V5- Inserção no Boletim Informativo V6- Exposição em salas de aula

12 RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS MATRIZ DE COMPARAÇÃO VARIÁVEL X EFEITO DESEJÁVEL Avaliação prévia da importância

13 UTILIZAÇÃO MDPO E 5W2H UTILIZAÇÃO CONJUNTA Visualização de Atividades (Ações), responsabilidades, etc. ?

14 MDPO E 5W2H - EXEMPLO 4 V3- Contatos individuais com docentes


Carregar ppt "Concepção de Projetos através da M ETODOLOGIA DE D ELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE P ROBLEMAS O RGANIZACIONAIS MDPO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google