A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA
História da Arte Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010

2 O que é Cultura? A essa construção simbólica, que vai guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura. Conceito amplo ou antropológico: Cultura é o modo como indivíduos ou comunidades respondem às suas próprias necessidades e desejos simbólicos. Capacidade humana de pensar a realidade e de construir significados para a natureza.

3 O que é Cultura? Engloba a língua que falamos, as idéias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, toda as esferas da atividade humana. Deste ponto de vista, Podemos dizer que tudo o que faz parte do mundo humano é cultura.

4 Cultura ou culturas? Devemos falar de uma só cultura ou de muitas culturas?

5 Arte é cultura Portanto: Arte é produto cultural.
A Arte tem caráter simbólico. Existe independentemente das relações utilitárias e funcionais. É reflexo da sociedade. Ex: Um vaso grego reflete uma civilização que prezava a simetria, a beleza ideal, o culto aos deuses, a perfeição do fazer artístico e artesanal. Portanto: Arte é produto cultural.

6 Porque a Arte é cultura? Projectio (Ladder) -(1984) de Regina Silveira: A Arte Contemporânea: Nas anamorfoses da artista os objetos do cotidiano são apresentados como sombras deformadas dos objetos que existem no mundo real, nos traz o sentimento de um mundo desordenado, torto, inseguro. Uma obra de arte nos traz um NOVO conhecimento de mundo ou seja, um conhecimento que não é lógico e racional, mas intuitivo, concreto e imediato, na medida em que nos faz compreender um sentimento de mundo. Apresenta um modo NOVO de ver a realidade utilizando da novidade/inovação : Mídias, Temas, Estilos, Linguagens e códigos.

7 Porque a Arte é cultura? Ou seja...
A arte nos faz sentir, por meio de uma obra concreta, uma possibilidade do mundo entrevista pelo artista. Ela nos traz a compreensão de certos aspectos do mundo. "Operários" (1933), de Tarsila do Amaral "Roda de Bicicleta" (1913), de Marcel Duchamp

8 Mas nem tudo é cultura... Ou seja:
Não exige nossa sensibilidade, nossos sentimentos ou nossa inteligência na sua interpretação Cena do programa "Show do milhão", entretenimento na  TV Um produto para o entretenimento e diversão é repetitivo A reafirmação de valores já pré-estabelecidos pela cultura dominante Confirma o que já sabemos, É um passar o tempo de uma forma agradável...

9 Mas nem tudo é cultura... Ou seja,
A cultura do entretenimento, assim como a publicidade Apaziguam e não criam polêmicas, Não nos obrigam a mudar de atitude ou modo de ser e pensar. São construídos respeitando e reafirmando os códigos da cultura dentro da qual são criados. Por isso mesmo, têm o poder de entreter e divertir. Oferecer o mundo como espetáculo constante, a ser consumido e descartado a cada novo momento, Propicia a falta de reflexão, É a imitação de padrões às vezes inadequados às necessidades sociais do grupo ou pessoais, É a confusão entre realidade e ficção. Ou seja, Muitas vezes perpetuam os pré-conceitos e as desigualdades.

10 Cultura contemporânea ou Pós-moderna
A quebra das fronteiras Culturas híbridas Novas tecnologias da informação. Caracteriza-se pela fragmentação: múltiplas afiliações, preferências, papéis sociais, etnias, gêneros e assim por diante. Sustenta-se por meio das Novas tecnologias da informação, do entretenimento, da publicidade, da moda. Ou seja: Oferecem com rapidez aquilo que se poderia desejar sem demandar grandes esforços.

11 Cultura contemporânea ou Pós-moderna
A cultura contemporânea é plural: oferece inúmeras possibilidades de identificações diferentes, Então é mais democrática? Ou será que só cria a ilusão de inclusão, de permissão de múltiplas escolhas? Escolher livremente implica em conhecer as alternativas e o que elas significam em termos de direitos, deveres e conseqüências. Ou seja, Músicas, filmes, roupas, cabelos, são também escolhas políticas.

12 Aprendizado cultural: A cultura se aprende...
Modo informal: família, igreja, clubes, pessoas e amigos da escola, e outros. Aprendemos por imitação, tentativa e erro, castigo e premiação. Por meio das palavras, dos comportamentos e atitudes dos outros. Cultura de origem: É a cultura construída por grupos humanos anterior a cada um de nós É sempre encarada como o modo normal e único de fazer as coisas, de se comportar É aprendida

13 Aprendizado cultural: A cultura se aprende...
Sistema formal: Escola, universidades, etc. Aprendemos por meio de regras.

14 Arte também se aprende! Convivendo com obras de arte;
Por meio do fazer artístico; Pelo estudo Convivência com a arte Foto: Karina Bacci, MAM/SP Estudo da arte Foto: Jonathan Nóbrega Fazer artístico Foto: Du Ribeiro

15 Arte na Cultura e a Cultura na Arte: Movimento, Dinamismo e transformação.
A cultura, portanto, é o que torna a vida humana possível no mundo. Ela é um produto já elaborado pelas gerações que nos precederam e um processo contínuo de adaptação dessa herança recebida a novos modos de vida, novos problemas, novas necessidades. Nesse processo, a arte, por não ter utilidade prática imediata, é um campo privilegiado de experimentações, de crítica, até mesmo de denúncia de práticas sociais ultrapassadas. Por meio das obras de arte, é possível vislumbrar outros valores importantes para a vida humana.


Carregar ppt "ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google