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UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.

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1 UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde Pública (Brasília/DF 4 e 5/2/09)

2 Dados do seminário Estrutura do evento –1 Conferência inicial –6 painéis temáticos –1 Sessão plenária 7 coordenadores de painéis 23 palestrantes Público (participantes) –125 convidados 112 participantes entre os dois dias –14 instituições representadas: OPAS –Brasil, Escritório Central (Washington), Panamá (Campus Virtual) e BIREME Setor Saúde: –Ministério da Saúde: SE, SVS, SGTES, SGEP, SCTIE –FIOCRUZ: ENSP, ICICT e Manaus, FUNASA, ANVISA, INCA, –SES/BA, SES/MA e SMS/Olinda Universidades: UFMG, UFBA e UNB Organismos internacionais: UNFPA e OTCA

3 Indicadores de Saúde – dados e estatísticas Evidências – constatação científica (Gestão da Informação) livros, artigos, documentos técnicos, arquivos etc. Ensino à distância Tecnologia da Informação Bases e sistemas informacionais Redes e Comunidades de Prática INFORMAÇÃO – DIMENSÃO EXPLÍCITA CONHECIMENTO – DIMENSÃO TÁCITA

4 Nivelamento conceitual – Ciência da Informação e Gestão do Conhecimento Intercâmbio de experiências Visibilidade às atividades das contrapartes da OPAS/OMS no Brasil Identificação de oportunidades de fomentar a cooperação técnica Estreitamento de ações da OPAS Brasil com o KMC/WDC, Campus Virtual em Saúde Pública e BIREME Recomendações sobre Informação, Conhecimento e Comunicação em Saúde Resultados alcançados

5 Recomendações Identificar, conhecer e apoiar iniciativas de gestão da informação e do conhecimento desenvolvidas pelas instituições parceiras da OPAS/OMS; Estimular a produção, sistematização, intercâmbio e uso da informação estratégica para subsidiar políticas públicas de saúde no âmbito do SUS; Divulgar e estimular a gestão da saúde com base em recomendações técnicas e científicas; Fortalecer parcerias entre instituições com ascendência na produção, análise e disseminação de informações e gestão de conhecimento; Fomentar o registro e a ampliação ao acesso à informação técnico- científica e institucional em saúde no cenário internacional, a exemplo do trabalho desenvolvido pela BIREME, com ênfase no Modelo BVS e GHL; Incentivar a expansão do modelo BVS no Brasil, com destaque ao Portal Nacional da BVS Brasil e à Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS); Fortalecer a percepção da população sobre a saúde como um bem público mediante ações de cooperação em prol da valorização e da disseminação da História e do Patrimônio Cultural.

6 Conhecer, incentivar e articular nos estados e municípios os processos de cooperação técnica mediados pelas tecnologias de informação e comunicação em saúde, à exemplo do Programa de Telessaúde de Minas Gerais; Estimular o uso dos modelos de aprendizagem em rede, a exemplo do Campus Virtual em Saúde Pública; Conhecer, incentivar e articular os processos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação em saúde nas instituições e organizações parceiras, à exemplo do Ministério da Saúde; Participar e difundir a UNASUS; Conhecer e incentivar a formação de redes colaborativas em saúde, à exemplo do Observatório de Recursos Humanos e da Ripsa; Conhecer, divulgar e promover a troca de experiências relacionadas à Sala de Situação em Saúde, empreendendo um evento específico para tratar sobre o tema; Estimular e divulgar a realização de análise de situação de saúde, à exemplo da publicação de Saúde Brasil 2007; Conhecer, incentivar e articular entre os países da América Latina e Caribe e países de língua portuguesa os processos de cooperação técnica mediados pelas tecnologias de informação e comunicação em saúde, à exemplo da Rede Interagencial de Informações para a Saúde; Promover, participar e incentivar a realização de espaços de troca de experiências em gestão da informação e do conhecimento, a exemplo do Fórum de Informação em Saúde (FIS).

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