A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alternativas de Comercialização de Boi Gordo: o uso dos Contratos Futuros e de Opções Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alternativas de Comercialização de Boi Gordo: o uso dos Contratos Futuros e de Opções Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Alternativas de Comercialização de Boi Gordo: o uso dos Contratos Futuros e de Opções Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007

2 O mercado spot de boi gordo em 2006 Fonte: Esalq/BM&F

3 A comercialização no mercado spot em 2006 Dados coletados junto a Pesquisa Top 50 de Confinamentos (Beef Point)

4 Estratégia comercial e risco de preço Desejo perseguido do pecuarista: vender na máxima (motivação: especulação com estoques). A máxima só é percebida quando se olha para trás. A estratégia comercial predominante deveria ser vender quando o preço de mercado superar o custo de produção. E vender aos poucos, para obter um preço médio satisfatório. O momento da venda deve ser, se possível, combinado com a decisão de compra de animais para reposição (análise de preços e fluxo de caixa). Mecanismos disponíveis para venda antecipada: boi a termo, futuro e opções.

5 Boi a Termo Contrato estabelecido entre vendedor e comprador, com cláusulas como as seguintes, entre outras: Data da entrega: Local da entrega: Prazo de pagamento: Descontos: Base: (Localidade – São Paulo) Fixação do preço: pelo pecuarista, caso não ocorra a fixação do preço, o contrato utilizará como referência o Indicador Esalq/BM&F do dia da entrega dos bois. Definição de um período para fixação do preço:

6 Contrato de Boi a Termo O frigorífico garante a sua programação de produção (contrato de exportação). A indústria paga o preço de mercado, similar ao concorrente. O frigorífico tem a possibilidade de estabelecer uma relação de fidelização com os fornecedores. O produtor fixa o preço através do frigorífico.

7 Mercado Futuro Contratos padronizados, com cláusulas definidas, como objeto de negociação, qualidade do produto, local e condições de entrega e forma de pagamento. No caso do contrato futuro de boi gordo, a liquidação no vencimento é financeira pela média dos últimos cinco dias úteis do Indicador a vista Esalq/BM&F. Garantia quanto ao preço negociado. Fixação antecipada do preço. A operação é baseada na estrutura de garantias da BM&F. Necessidade de fluxo de caixa para pagamento de ajustes diários e depósito de margem de garantia. Alternativa: Resolução do Banco Central permite obter recursos para financiamento dos ajustes diário e margem de garantia à taxa de crédito rural.

8 Mercado Futuro A negociação dos contratos futuros é feita através das corretoras associadas à BM&F. Tamanho do contrato: (20 bois). Possibilidade de negociar (ou 2 bois) através do mini-contrato. Meses de negociação: todos. Cotação:

9 BM&F Membro de Compensação Corretora Cliente Membro de Compensação Corretora Inadimplência Clearing de Derivativos Estruturas de Salvaguardas Cliente

10 Patrimônio BM&F Fundo de Liquidação Fundo Especial dos MCs Garantias próprias dos MCs Membro de Compensação Garantias próprias das Corretoras Corretora Garantias dos Clientes Cliente Clearing de Derivativos Estruturas de Salvaguardas

11 Mercado de Opções Mercado de direitos (opções de compra e venda). Conceito similar ao de seguro, com pagamento de prêmio para garantir um determinado preço. Contratos padronizados, com cláusulas definidas e data final de exercício (pode haver antecipação, a critério do titular). Definição antecipada do preço através da escolha de uma das séries das opções. A operação é baseada na estrutura de garantias da BM&F. Não há necessidade de fluxo de caixa para pagamento de ajustes diários e depósito de margem de garantia. O prêmio é pago no dia útil seguinte ao da operação. Possibilita a montagem de estratégia combinada com os mercados futuros para garantir um preço mínimo e, também, aproveitar de uma eventual alta de preços.

12 O que alguns pecuaristas fizeram em 2006

13

14 Fonte: Esalq/BM&F e BM&F O que alguns pecuaristas fizeram em 2006

15 Média diária negociada em 2006: bois. Volume total em 2006: 7,8 milhões de cabeças (90% das exportações de carne bovina) iniciou com recordes. Em janeiro de 2007 foram negociados contratos de boi gordo (670 mil bois), crescimento de 110% comparado a janeiro de Até o dia 14 de fevereiro haviam sido negociados contratos de boi gordo (330 mil bois), superando o volume de fevereiro de 2006 ( contratos). Mercado de boi gordo - Volumes

16 Volumes de boi gordo negociados na BM&F (em cabeças) * Fonte: BM&F

17 Volume Financeiro de Boi Gordo na BM&F * Fonte: BM&F em bilhões de dólares


Carregar ppt "Alternativas de Comercialização de Boi Gordo: o uso dos Contratos Futuros e de Opções Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google