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PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS. MAIS CULTURA GARANTIR ACESSO AOS BENS CULTURAIS e meios necessários para a expressão simbólica e artística;

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1 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS

2 MAIS CULTURA GARANTIR ACESSO AOS BENS CULTURAIS e meios necessários para a expressão simbólica e artística; PROMOVER A DIVERSIDADE CULTURAL E SOCIAL, a auto- estima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, a liberdade dos indivíduos, o protagonismo e a emancipação social; QUALIFICAR O AMBIENTE SOCIAL DAS CIDADES, ampliando a oferta de equipamentos e os espaços que permitem o acesso à produção e à expressão cultural; GERAR OPORTUNIDADES DE EMPREGO E RENDA para trabalhadores das micro, pequenas e médias empresas, assim como empreendimentos de economia solidária no mercado cultural brasileiro.

3 OBJETIVO GERAL Capacitar, informar e instruir gestores, empreendedores e agentes culturais, pessoas físicas e jurídicas, visando a subsidiar a gestão cultural e oferecer qualificação para o relacionamento desses agentes com instituições de fomento e financeiras.

4 E MAIS... - Sensibilizar e mobilizar gestores; - Capacitar agentes multiplicadores; - Modernizar os mecanismos de criação, formatação, apresentação e execução de propostas culturais; - Estimular o conhecimento e a busca por fontes diversificadas de financiamento.

5 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE

6 REGIÃO NORDESTE: RESULTADOS 1- Relação Demanda X Participação *Percentual em relação ao número de participantes

7 2- Perfil do público: 2.1- Por categoria *Estados onde houve maior diferença percentual entre gestores públicos e privados

8 2- Perfil do público - Continuação Por distribuição territorial *Em azul, estados onde houve menor diferença percentual entre participantes da capital e de outros municípios

9 3- Avaliação do Evento: *Maior avaliação negativa

10 REGIÃO NORTE: COMPORTAMENTO DE INVESTIMENTOS

11 CAPTAÇÃO DE RECURSOS (R$) Biênio 2006/2007 – Incentivos Fiscais

12 CAPTAÇÃO DE RECURSOS (R$) POR ESTADO - Biênio 2006/2007

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18 REGIÃO NORTE: Estrutura dos Órgãos Municipais de Cultura

19 PESSOAL OCUPADO NA ÁREA CULTURAL: Nível de instrução

20 PESSOAL OCUPADO NA ÁREA CULTURAL COM NÍVEL SUPERIOR: Áreas de formação

21 INTEGRAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA EM NÍVEL FEDERAL

22 PLANO MUNICIPAL OU INTERMUNICIPAL DE CULTURA

23 PLANO MUNICIPAL OU INTERMUNICIPAL DE CULTURA: Participação da Sociedade Civil

24 EMPRESAS QUE MAIS INVESTIRAM EM CULTURA NA REGIÃO NORTE INCENTIVADOR UF DO PROJETO VALOR DO INCENTIVO (R$) Banco do Brasil S.AAC ,00 CSN - Companhia Siderúrgica NacionalAC ,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásAC47.945,25 Brasil Telecom - Filial AcreAC30.000,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásAM ,00 Arosuco Aromas e Sucos S.AAM ,09 Sociedade Fogas LimitadaAM68.000,00 EMAM Emulsões e Transportes LtdaAM34.568,89 Agência de Fomento do Amazonas S.A AfeamAM31.525,13 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásAP20.000,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásPA ,51 Companhia Vale do Rio DocePA ,32 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômomico e Social - BNDESPA ,00 Banco da Amazônia S.A.PA ,00 Eletrobrás - Centrais Elétricas BrasileirasPA ,00 Empresa Amazonense de Trasmissão de Energia S.APA68.400,00

25 CONTINUAÇÃO INCENTIVADOR UF DO PROJETO VALOR DO INCENTIVO (R$) Teleron BrasiltelecomRO50.000,00 Furnas Centrais Elétricas S.ARO50.000,00 Centrais Elétricas Brasileiras S. A - ELETROBRÁSRO35.000,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásRO16.680,00 Supermercado Gonçalves Ltda.RO8.000,00 Ferramentas Gedore do Brasil S.ARR15.000,00 Freios Controil LtdaRR10.000,00 Confab Indústrial S.ATO ,00 Enerpeixe S.ATO ,00 Banco da Amazônia S.A.TO ,00 Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A.TO69.925,00

26 EMPRESAS QUE MAIS INVESTIRAM EM CULTURA NA REGIÃO NORTE INCENTIVADOR UF DO PROJETO VALOR DO INCENTIVO (R$) Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásAC ,75 Banco da Amazônia S.A.AC ,00 Bradesplan Reflorestamento e Agropecuária Ltda.AM ,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásAM ,51 Companhia de Bebidas das Américas - AMBEVAM ,00 Banco da Amazônia S.A.AM80.000,00 Banco Daycoval S.A.AM80.000,00 Eletrobrás - Centrais Elétricas BrasileirasAP ,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásAP10.000,00 Companhia Vale do Rio DocePA ,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásPA ,07 Banco da Amazônia S.A.PA ,44 Banco Industrial e Comercial S.A.PA ,00 Socopa Sociedade Corretora Paulista LtdaPA ,00 Eletrobrás - Centrais Elétricas BrasileirasPA ,00 Banco Paulista S.A.PA ,00

27 2007- CONTINUAÇÃO INCENTIVADOR UF DO PROJETO VALOR DO INCENTIVO (R$) Termo Norte - Energia LtdaRO ,00 Petróleo Brasileiro S. A - PetrobrásRO ,00 IBM - Brasil Indústrias Máquinas e Serviços LtdaRO30.000,00 Centrais Elétricas Brasileiras S. A - ELETROBRÁSRO15.000,00 Andreas Stihl Moto-Serras LtdaRR50.000,00 Ferramentas Gedore do Brasil S.ARR30.000,00 AES Tietê S.A.TO ,00 Adidas do BrasilTO ,20 Enerpeixe S.ATO ,00 EnergestTO ,00 Enertrade Comercializadora de Energia S.A - EDPTO71.000,00

28 CAPACITAÇÃO PARA GESTORES, EMPREENDEDORES E AGENTES CULTURAIS 3 dias: Seminários, apresentações e oficinas Período: de agosto a dezembro de 2008 Vagas: 50 vagas, no total, para gestores públicos e privados Locais: 7 capitais do NO, pelo menos

29 ESTRUTURA DO CURSO MÓDULO I – Políticas Públicas de Cultura no Brasil (MinC) MÓDULO II – Financiamento da Cultura (MinC, SESI, Banco da Amazônia e órgão estadual de cultura) MÓDULO III – Gestão empreendedora (MinC e SESI MÓDULO IV – Oficina de elaboração de projetos (MinC)

30 CRONOGRAMA CIDADEPERÍODO Boa VistaDias 18, 19 e 20 de agosto BelémDias 09, 10 e 11 de setembro MacapáDias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro Rio BrancoDias 8, 9 e 10 de outubro ManausDias 17, 18 e 19 de novembro Porto VelhoDias 1, 2 e 3 de dezembro PalmasDias 8, 9 e 10 de dezembro

31 PRINCIPAIS INTERFACES - Ministério da Cultura - MinC - Serviço Social da Indústria - SESI - Banco da Amazônia - Governos estaduais - Secretarias de Cultura - Representação Regional – Norte - Empreendedores locais - Agentes e gestores culturais

32 MINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DE INCENTIVO E FOMENTO À CULTURA Junho de 2008


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