A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como as Pessoas Aprendem?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como as Pessoas Aprendem?"— Transcrição da apresentação:

1 Como as Pessoas Aprendem?
Pr. Adolfo S. Suárez

2 Se quisermos ser bem-sucedidos no ensino,
não basta dominar o assunto; precisamos saber como as pessoas aprendem.

3 Por que?

4 Quando sabemos como as pessoas aprendem,
podemos escolher os melhores métodos de ensino. E se escolhemos os melhores métodos de ensino, as pessoas aprendem de verdade.

5 1 O aprendiz Interativo

6 O aprendiz interativo utiliza sua experiência de vida como fundamento para adquirir novos conhecimentos. Ele pergunta: “Por que eu preciso saber isto? Por que isto é importante para mim?”

7 Aprendizes Interativos geralmente...
Aprendem ouvindo e compartilhando idéias, falando. Não gostam de leituras longas, memorizar e trabalhar sozinhos. São sociáveis, amigáveis, sensíveis. Trabalham melhor em um ambiente barulhento.

8 Para atingir o aprendiz interativo...
Mostre que o assunto estudado responde a coisas importantes da vida.

9 2 O aprendiz Analítico

10 O aprendiz analítico é muito racional e lógico em seu pensamento; ele quer saber o que o especialista pensa. Ele pergunta: “O que eu preciso saber – fatos, histórias, conceitos?”

11 Aprendizes Analíticos geralmente...
Gostam de informações apresentadas de forma lógica e racional. Valorizam fatos, teoria, idéias. Debatem para provar pela lógica que estão certos. Preferem ambiente silencioso para aprender. Aprendem com métodos “tradicionais”.

12 Para atingir o aprendiz analítico...
Capriche no conteúdo da aula; dê assunto sólido, bem explicado; explore bem o tema; traga informações bem pesquisadas.

13 3 O aprendiz Pragmático

14 O aprendiz pragmático experimenta para saber se o que aprendeu realmente funciona. Ele pergunta: “Como isto funciona? Como posso usar isto”

15 Aprendizes Pragmáticos geralmente...
Valorizam a ação, o “como”. Não gostam que lhes dêem respostas, preferem descobri-las. Não gostam de ficar sentados quietos para aprender. Aprendem melhor em ambiente barulhento. Ensinam e aprendem com demonstrações.

16 Para atingir o aprendiz pragmático...
Explique a funcionalidade e a utilidade do assunto estudado. Seja prático.

17 4 O aprendiz Dinâmico

18 O aprendiz dinâmico acha prazeroso aprender e fazer tudo com criatividade e singularidade. Ele pergunta: “No que isto pode se transformar? Como posso colocar em prática o que aprendi esta semana?”

19 Aprendizes Dinâmicos geralmente...
São líderes, curiosos e perspicazes. Senso de humor bem desenvolvido. Gostam de discussões. Tomam atitudes diferentes; “quebram as regras”. Gostam de se relacionar. Comunicam-se com habilidade. Conseguem ver uma situação desde vários ângulos.

20 Para atingir o aprendiz dinâmico...
Sugira como o assunto estudado pode ser expandido e abrir novos horizontes. Mostre o que pode ser feito com a Lição ou o tema estudado.

21 SÍNTESE 1 Interativo Analítico Pragmático Dinâmico  Por que?  O que?
Aprendiz Motivação/Pergunta Foco Interativo Analítico Pragmático Dinâmico  Por que?  O que?  Como?  No que?  Razões  Conteúdo  Aplicação  Utilidade

22 SÍNTESE 2 Interativo Analítico Pragmático Dinâmico
Aprendiz Característica Interativo Analítico Pragmático Dinâmico  Gosta de participar  Gosta de pensar, questionar  Gosta de coisas práticas  Gosta de ampliar sua visão

23 É um grande “pecado” ensinar igual aos diferentes.
Reflita É um grande “pecado” ensinar igual aos diferentes. Portanto, para alcançar os diferentes, devemos diversificar nossa maneira de ensinar.


Carregar ppt "Como as Pessoas Aprendem?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google