Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Como as Pessoas Aprendem?
Pr. Adolfo S. Suárez
2
Se quisermos ser bem-sucedidos no ensino,
não basta dominar o assunto; precisamos saber como as pessoas aprendem.
3
Por que?
4
Quando sabemos como as pessoas aprendem,
podemos escolher os melhores métodos de ensino. E se escolhemos os melhores métodos de ensino, as pessoas aprendem de verdade.
5
1 O aprendiz Interativo
6
O aprendiz interativo utiliza sua experiência de vida como fundamento para adquirir novos conhecimentos. Ele pergunta: “Por que eu preciso saber isto? Por que isto é importante para mim?”
7
Aprendizes Interativos geralmente...
Aprendem ouvindo e compartilhando idéias, falando. Não gostam de leituras longas, memorizar e trabalhar sozinhos. São sociáveis, amigáveis, sensíveis. Trabalham melhor em um ambiente barulhento.
8
Para atingir o aprendiz interativo...
Mostre que o assunto estudado responde a coisas importantes da vida.
9
2 O aprendiz Analítico
10
O aprendiz analítico é muito racional e lógico em seu pensamento; ele quer saber o que o especialista pensa. Ele pergunta: “O que eu preciso saber – fatos, histórias, conceitos?”
11
Aprendizes Analíticos geralmente...
Gostam de informações apresentadas de forma lógica e racional. Valorizam fatos, teoria, idéias. Debatem para provar pela lógica que estão certos. Preferem ambiente silencioso para aprender. Aprendem com métodos “tradicionais”.
12
Para atingir o aprendiz analítico...
Capriche no conteúdo da aula; dê assunto sólido, bem explicado; explore bem o tema; traga informações bem pesquisadas.
13
3 O aprendiz Pragmático
14
O aprendiz pragmático experimenta para saber se o que aprendeu realmente funciona. Ele pergunta: “Como isto funciona? Como posso usar isto”
15
Aprendizes Pragmáticos geralmente...
Valorizam a ação, o “como”. Não gostam que lhes dêem respostas, preferem descobri-las. Não gostam de ficar sentados quietos para aprender. Aprendem melhor em ambiente barulhento. Ensinam e aprendem com demonstrações.
16
Para atingir o aprendiz pragmático...
Explique a funcionalidade e a utilidade do assunto estudado. Seja prático.
17
4 O aprendiz Dinâmico
18
O aprendiz dinâmico acha prazeroso aprender e fazer tudo com criatividade e singularidade. Ele pergunta: “No que isto pode se transformar? Como posso colocar em prática o que aprendi esta semana?”
19
Aprendizes Dinâmicos geralmente...
São líderes, curiosos e perspicazes. Senso de humor bem desenvolvido. Gostam de discussões. Tomam atitudes diferentes; “quebram as regras”. Gostam de se relacionar. Comunicam-se com habilidade. Conseguem ver uma situação desde vários ângulos.
20
Para atingir o aprendiz dinâmico...
Sugira como o assunto estudado pode ser expandido e abrir novos horizontes. Mostre o que pode ser feito com a Lição ou o tema estudado.
21
SÍNTESE 1 Interativo Analítico Pragmático Dinâmico Por que? O que?
Aprendiz Motivação/Pergunta Foco Interativo Analítico Pragmático Dinâmico Por que? O que? Como? No que? Razões Conteúdo Aplicação Utilidade
22
SÍNTESE 2 Interativo Analítico Pragmático Dinâmico
Aprendiz Característica Interativo Analítico Pragmático Dinâmico Gosta de participar Gosta de pensar, questionar Gosta de coisas práticas Gosta de ampliar sua visão
23
É um grande “pecado” ensinar igual aos diferentes.
Reflita É um grande “pecado” ensinar igual aos diferentes. Portanto, para alcançar os diferentes, devemos diversificar nossa maneira de ensinar.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.