A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
Filipe Madeira da Silva Orientador: Prof. Dr. Fábio Kon

2 SOA Arquitetura que tem tido destaque na integra-ção de negócios atualmente. SOA segundo a Accenture: “Uma arquitetura que define como funções de negócios dinstintas, implementadas por siste-mas autônomos, devem operar conjuntamen-te para executar um processo de negócio.”

3 Cada função de negócio (componente) é im-plementada como um serviço.
Esses serviços ficam disponíveis em uma re-de para que as aplicações possam utilizá-los. Em geral, esta rede é a internet e os serviços são chamados de web services.

4 Características da arquitetura
As partes (serviços) são bastante indepen-dentes entre si. Não há limitações em relação à plataforma ou à linguagem utilizada para implementar um serviço, apenas em relação a como eles comunicam-se. Um serviço encapsula uma lógica de negó-cio. Assim, temos um alto índice de reapro-veitamento.

5 Um exemplo

6 Benefícios Tempo e custo de desenvolvimento serão re-duzidos ao reutilizarmos um serviço em uma parte diferente do sistema. A aplicação final é mais facilmente extensí-vel. Uma aplicação diferente poderá se beneficiar dos serviços implementados anteriormente.

7 Padrões utilizados XML (Linguagem de Marcação Extensível)
SOAP (Protocolo de Acesso a Objetos Simples) WSDL (Linguagem de Descrição de Serviços Web) UDDI (Descrição, Descoberta e Integração Universais)

8 Estágio Projeto de integração de negócios para a Te-lefónica.
Solução baseada em serviços. Próxima fase do projeto irá se beneficiar dos serviços implementados na primeira fase. A implementação tem utilizado o WebSphere Business Integrator da IBM.


Carregar ppt "Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google