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Princípios de Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Princípios de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de Sistemas de Informação
Profa. Liliam Sakamoto Aula 4

2 Quais são os principais sistemas de pagamento do comércio eletrônico?
OBJETIVOS Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios? O que é comércio eletrônico? Como esse tipo de comércio mudou o varejo ao consumidor e as transações entre empresas? Quais são os principais sistemas de pagamento do comércio eletrônico?

3 OBJETIVOS Como a tecnologia da Internet pode apoiar os negócios eletrônicos e o gerenciamento da cadeia de suprimento? Quais são os maiores desafios gerenciais e organizacionais apresentados pelo comércio eletrônico e pelos negócios eletrônicos?

4 A emergência da empresa digital Comércio eletrônico
DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO A emergência da empresa digital Comércio eletrônico Negócios eletrônicos Desafios e oportunidades

5 Descobrir um modelo de negócios de sucesso na Internet
DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO O comércio eletrônico e os negócios eletrônicos requerem uma mudança completa de estado de espírito Descobrir um modelo de negócios de sucesso na Internet

6 COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE
Tecnologia de Internet e a empresa digital Infra-estrutura de tecnologia da informação: Provê um conjunto de tecnologias universal e fácil de usar e padrões tecnológicos que podem ser adotados por todas as organizações Comunicação direta entre parceiros de negócios: Desintermediação remove camadas intermediárias e tornando os processos mais eficientes

7 COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE
Tecnologia de Internet e a empresa digital Serviço contínuo: Sites Web disponíveis aos consumidores 24 horas por dia Canais de distribuição expandidos: Lojas criadas para atrair clientes que caso contrário não escolheriam a empresa Custos de transação reduzidos: Custos menores para buscar compradores, vendedores etc.

8 Modelo de negócios: Define uma empresa
COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE Novos modelos de negócios e propostas de valor Modelo de negócios: Define uma empresa Descreve como uma empresa entrega um produto ou serviço Mostra como a empresa cria riqueza

9 Aumento da riqueza: Profundidade e detalhamento da informação
COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE A transformação da economia da informação Assimetria de informação: Um participante de uma transação tem mais informação que o outro Aumento da riqueza: Profundidade e detalhamento da informação Aumento do alcance: Número de pessoas contatadas

10 Novos níveis de riqueza e alcance que podem ser atingidos
COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE A transformação da economia da informação Riqueza Novos níveis de riqueza e alcance que podem ser atingidos HABILITADORES Explosão de conectividade Disseminação de padrões Figura 4-1 Alcance

11 Loja virtual: Vende bens e serviços on-line
COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE Modelos de negócios de Internet Loja virtual: Vende bens e serviços on-line Corretora de informações: Fornece informações sobre produtos, preços etc. Corretora de transações: Os compradores têm acesso a taxas e termos de várias fontes

12 E-marketplace: Concentra informações de vários fornecedores
COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE Modelos de negócios de Internet E-marketplace: Concentra informações de vários fornecedores Provedora de conteúdo: Gera receita fornecendo conteúdo a clientes por uma taxa e vendendo espaço para propaganda

13 Comunidade virtual: Sala de bate-papo, local de reunião on-line
COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE Modelos de negócios de Internet Provedora de serviços on-line: Fornece serviços e apoio para produtos de hardware e software Comunidade virtual: Sala de bate-papo, local de reunião on-line

14 COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE
Modelos de negócios de Internet Portal: Ponto de entrada inicial à Web, conteúdo especializado, serviços Sindicalizadores: Agregam informações de várias fontes e vendem-nas para outras empresas Leilão: Carteira de compensação eletrônica; oaprodutos e preços variam de acordo com a demanda

15 COMÉRCIO ELETRÔNICO, NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL EMERGENTE
Modelos de negócios de Internet Determinação dinâmica de preços: Interação em tempo real entre compradores e vendedores determinam o valor dos itens Banner de propaganda: Recurso gráfico usado para propaganda e conectado por um link ao site Web do anunciante

16 COMÉRCIO ELETRÔNICO Categorias de comércio eletrônico Empresa-consumidor (business-to-customer - B2C): Varejo de produtos e serviços diretamente a consumidores individuais Empresa-empresa (business-to-business - B2B): Venda de bens e serviços entre empresas Cliente-cliente (consumer-to-consumer - C2C): Pessoas usam a Web para vendas ou trocas particulares

17 COMÉRCIO ELETRÔNICO B2C Varejo centrado no cliente: Um relacionamento mais próximo, porém com melhor custo-benefício, com os clientes Sites Web: Proporcionam informações sobre produtos, serviços, preços, pedidos

18 COMÉRCIO ELETRÔNICO B2C Desintermediação: Retirada de organizações ou e camadas de processos de negócios responsáveis por certas etapas intermediárias em uma cadeia de valor Reintermediação: A transição de uma função intermediária em uma cadeia de valor para uma nova fonte

19 Varejista Fabricante Distribuidor Cliente COMÉRCIO ELETRÔNICO
Benefícios da desintermediação para o consumidor Custo/Blusa $48.50 $40.34 $20.45 Fabricante Distribuidor Cliente Varejista Figura 4-2

20 Personalização Web: Benefícios de um vendedor individual
COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing interativo e personalização Personalização Web: Benefícios de um vendedor individual Custos muito mais baixos

21 COMÉRCIO ELETRÔNICO Personalização de site Web Figura 4-3

22 Mobile commerce (m-commerce):
COMÉRCIO ELETRÔNICO M-Commerce e o marketing da nova geraçao Mobile commerce (m-commerce): Dispositivos sem fio usados para realizar transações de comércio eletrônico B2C e B2B pela Internet Amplia a personalização por entregar novos serviços de valor agregado a clientes em qualquer hora e lugar

23 COMÉRCIO ELETRÔNICO Personalização do cliente Figura 4-4

24 Automação de transações de compra e venda de empresa para empresa
COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio eletrônico B2B Automação de transações de compra e venda de empresa para empresa Redes setoriais privadas: coordenação entre empresas para obtenção de um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimento e atividades colaborativas E-hubs (concentradores): Mercados on-line, conexões ponto-a-ponto, informações integradas Ritu, plz check the content

25 COMÉRCIO ELETRÔNICO Uma rede setorial privada Figura 4-5

26 COMÉRCIO ELETRÔNICO Um e-marketplace Figura 4-6

27 Bolsas: e-marketplace para terceiros
COMÉRCIO ELETRÔNICO Bolsas: e-marketplace para terceiros Orientados primariamente por transações Coloca compradores e fornecedores em contato para compras à vista

28 COMÉRCIO ELETRÔNICO Sistemas de pagamento no comércio eletrônico

29 COMÉRCIO ELETRÔNICO Fluxos de informação do comércio eletrônico Figura 4-7

30 Aplicações funcionais Gerenciamento da cadeia de suprimento
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Como as intranets apóiam o comércio eletrônico Benefícios Aplicações funcionais Gerenciamento da cadeia de suprimento

31 Conectividade: acessível pela maioria das plataformas computacionais
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Benefícios das intranets Conectividade: acessível pela maioria das plataformas computacionais Pode ser vinculada aos sistemas corporativos e bancos de dados de transações essenciais Pode criar aplicações interativas É escalável para plataformas computacionais maiores ou menores

32 Interface com a Web universal e fácil de usar
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Benefícios das intranets Interface com a Web universal e fácil de usar Baixos custos de implantação Ambiente de informação mais rico e receptivo Redução de custos de distribuição de informações

33 Finanças e contabilidade Recursos humanos Vendas e marketing
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Aplicações funcionais de intranets Finanças e contabilidade Recursos humanos Vendas e marketing Fabricação e produção

34 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL
Aplicações funcionais das intranets Figura 4-8

35 Sistemas gerais de livros-razão Custeio de projetos Relatórios anuais
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Finanças e contabilidade Sistemas gerais de livros-razão Custeio de projetos Relatórios anuais Orçamentação

36 Empresa Funcionários Publicação on-line de políticas corporativas
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Recursos humanos Empresa Publicação on-line de políticas corporativas Planos de cargo e transferências internas Catálogo telefônico interno e treinamento Funcionários Planos de saúde Poupança Testes de avaliação de competência

37 Análise da concorrência Atualização de preços Campanhas promocionais
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Vendas e marketing Análise da concorrência Atualização de preços Campanhas promocionais Apresentações de vendas Contratos de vendas

38 Critérios de qualidade Calendários de manutenção
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL Fabricação e produção Critérios de qualidade Calendários de manutenção Especificações de projeto Saídas de máquina Acompanhamento de pedidos

39 NEGÓCIOS ELETRÔNICOS E A EMPRESA DIGITAL
A futura cadeia de suprimento orientada pela Internet Figura 4-9

40 Modelos de negócios emergentes
DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A ADMINISTRAÇÃO Modelos de negócios emergentes Requisitos de mudança nos processos de negócios Conflitos de canal Questões legais Segurança e privacidade


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