A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão

2 Problemas da América Latina
Dependência tecnológica, financeira, econômica – continuação/herança dos traços coloniais; Consumo muito inferior ao das nações desenvolvidas; Fraca industrialização, com exceção do Brasil, México e Argentina; Baixo IDH; Produção voltada para abastecer os mercados externos; Desigualdades sociais crônicas; Carência de moradia, emprego, saneamento, hospitais, transportes, segurança ...; tráfico de drogas; Elevadas dívidas externas.

3 México País subdesenvolvido e industrializado;
Mais de 110 milhões de habitantes; Capital: Cidade do México; Violência: Associada ao narcotráfico; Forte integração com os EUA Indústrias maquiladoras: importam materiais sem o pagamento de impostos, produzindo artefatos exclusivamente para exportação Localizam-se ao Norte do México e possuem mão de obra barata. Criação do Muro na fronteira com os EUA Motivo: Entrada ilegal de imigrantes latinos em território estadunidense.

4 Relação antiga com os EUA Braceros: realiza a migração para o país vizinho durante a época da colheita, por exemplo, e regressam com o término do trabalho. Braceros são os Mexicanos que fazem isso indo para os EUA no setor agrícola.

5 Cuba Único país socialista na América; com isso se tornou um grande rival dos EUA; Embargo econômico imposto pelos EUA Embargo é a proibição de comércio com Cuba sem uma autorização do governo estadunidense.  Escasso em produtos naturais, em especial o petróleo.

6 Plano Colômbia Criado pelo governo dos EUA, com os seguintes objetivos: Combater a produção e o tráfico de drogas; Combater os grupos contra o governo, em especial, as FARC. Construção de uma base militar dos EUA na América do Sul.

7 Bolivia País andino com parte do território na Amazônia.
No início do século XX, perdeu o Acre para o Brasil. Sua economia gira em torno da produção de coca e da exportação de gás natural. O gasoduto Bolívia-Brasil constitui parte da malha energética ligando uma área produtora de gás natural na Bolívia a importantes centros consumidores de energia no Brasil. Assim como em toda a América Andina, possui grande número de indígenas.

8 Fonte: http://ecen.com/eee10/Image78.gif

9 Chile Baixa taxa de analfabetismo (4%) e alta expectativa de vida (76 anos). Exportação de matérias-primas minerais (cobre) e gêneros alimentícios de primeira qualidade (vinhos e frutas). Década de 70 e 80, vigorou a ditadura militar , presidida pelo governo do General Pinochet. Em 1990, fim do regime militar e ocorreram eleições democráticas, o novo governo vem procurando melhorar economia, reduzindo a dívida externa e diminuindo as diferenças sociais.


Carregar ppt "Revisão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google