A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO
1- Excitabilidade : É a propriedade que tem o miocárdio de reagir (potencial de ação e contração) quando estimulado. 2 - condutibilidade As células miocárdicas possuem característica funcional de condutibilidade, isto é, são capazes de transmitir um estímulo gerado em uma parte do coração para o resto do miocárdio.

2 PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO
3. Contractilidade: É a propriedade que tem o miocárdio de contrair - se, funcionando o coração como um Sincício. Ele responde segundo a lei do tudo - ou - nada, ou responde com uma contração total ou não responde 4- Zona de Automatismo: tem a capacidade celular de gerar ` estímulos. A zona de automatismo possui freqüência mais alta, passa a comandar a ativação cardíaca submetendo a excitação de todas as fibras ao seu próprio ritmo. Torna-se assim, o marca-passo cardíaco propriamente dito.

3 Algumas características são importantes em relação a manutenção
do potencial de repouso: 1- presença de ânions impermeantes no interior da célula e de cloro livremente permeantes, nos dois lados da membrana; 2- alta permeabilidade da membrana ao potássio; 3- baixa permeabilidade da membrana ao Na+ e ao Ca++; 4- ação da bomba Na+/K+Atpase-dependente que elimina sódio da célula em troca de potássio

4 AUTOMATISMO O CORAÇÃO É UM ÓRGÃO AUTO-EXCITÁVEL POIS NÃO
PRECISA DE QUALQUER ESTÍMULO EXTERNO (NERVOSO OU OUTRO) PARA SE CONTRAIR. HÁ UMA HIERARQUIA NO AUTOMATISMO CARDÍACO: A FIBRA COM CAPACIDADE DE SE DESPOLARIZAR MAIS RAPIDAMENTE IRÁ ASSUMIR A FUNÇÃO DE MARCAPASSO CARDÍACO, IMPONDO RITMICIDADE AO BATIMENTO CARDÍACO. ESTE PAPEL É ASSUMIDO PELO NODO SINUSAL. .

5 AUTOMATISMO AS CÉLULAS CONTRÁTEIS, TANTO DOS ÁTRIOS
QUANTO DOS VENTRÍCULOS, BEM COMO AS FIBRAS DE PURKINJE, POSSUEM POTENCIAL DE AÇÃO RÁPIDO. JÁ AS CÉLULAS DO NODO SINUSAL E A-V POSSUEM POTENCIAL DE AÇÃO LENTO.

6 AUTOMATISMO A AUTO-EXCITAÇÃO DAS FIBRAS ESPECIALIZADAS É
INFLUENCIADA POR MODIFICAÇÃO NA CONCENTRAÇÃO DE ÍONS, DA TEMPERATURA E PELO SISTEMA NERVOSO AUTONÔMICO: SIMPÁTICO ( ADRENALINA) E PARASSIMPÁTICO (ACETILCOLINA).

7 AUTOMATISMO CARDÍACO 1. PÔDE-SE OBSERVAR NA PRÁTICA QUE O MARCAPASSO DO CORAÇÃO DA RÃ ENCONTRA-SE NO SEIO VENOSO, POIS ESTA É A PRIMEIRA CÂMARA QUE CONTRAI DESPOLARIZANDO AS SEGUINTES; 2. SEPARANDO-SE O CORAÇÃO DA RÃ COMUM CORDÃO ( AMARRADO ) EM SUAS TRÊS PARTES (SEIO, ÁTRIOS, VENTRÍCULOS). OBSERVOU-SE QUE CADA CÂMARA PASSOU A PULSAR EM SEU RITMO PRÓPRIO POIS CADA UMA DESSAS PARTES ESTAVA COM AUTOMATISMO PRÓPRIO.

8 EXCITABILIDADE É A CAPACIDADE QUE O MÚSCULO CARDÍACO TEM
DE RESPONDER A DETERMINADOS ESTÍMULOS, GERANDO POTENCIAIS DE AÇÃO E FAZENDO COM QUE AS MIOFIBRILAS DO MÚSCULO SE CONTRAIAM DE ACORDO COM O ESTÍMULO. O MÚSCULO CARDÍACO POSSUI CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS NO QUE DIZ RESPEITO AO ACOPLAMENTO-EXCITAÇÃO-CONTRAÇÃO.

9 A FORÇA DE CONTRAÇÃO DO MÚSCULO CARDÍACO
DEPENDE MUITO DA CONCENTRAÇÃO DE ÍONS CÁLCIO VINDOS DO TÚBULOS “T” UMA VEZ QUE O RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO NO MÚSCULO CARDÍACO É POUCO DESENVOLVIDO. ASSIM, A DISPONIBILIDADE DE ÍONS CÁLCIO PARA QUE OCORRA A CONTRAÇÃO DEPENDE EM ALTO GRAU DA QUANTIDADE DE ÍONS CÁLCIO NO LÍQUIDO EXTRACELULAR. O CORAÇÃO PODE SER EXCITADO POR ESTÍMULOS ELÉTRICOS, MECÂNICOS, QUÍMICO OU TÉRMICOS.

10 EFEITO DA TEMPERATURA OCORRE O AUMENTO NA FREQÜÊNCIA CARDÍACA, EM VIRTUDE DO AUMENTO DA PERMEABILIDADE IÔNICA DA MEMBRANA CELULAR, RESULTANDO EM ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-EXCITAÇÃO. A ELEVAÇÃO PROLONGADA DA TEMPERATURA EXAURE OS SISTEMAS METABÓLICOS DO CORAÇÃO, CAUSANDO FRAQUEZA MUSCULAR CARDÍACA.

11 ESTÍMULOS ELÉTRICOS O estímulo elétrico aumenta a freqüência
cardíaca, pois provoca contração do coração. O coração tem sua capacidade máxima de bombeamento de grandes quantidades de sangue nas freqüências cardíacas compreendidas entre 100 a 150 bat/min ( em seres humanos ).

12 Se a freqüência cardíaca se elevar acima de um nível crítico, a própria força de contração do
coração diminui, além disso, o período da diástole entre as contrações pode ficar tão diminuído que o sangue não tempo para fluir adequadamente dos átrios para os ventrículos.

13 A estimulação do nervo vago diminui a freqüência
CONTRATILIDADE: ESTÍMULOS VAGAIS A estimulação do nervo vago diminui a freqüência cardíaca. A estimulação vagal intensa pode interromper os batimentos cardíacos por alguns segundos, mas em geral o coração volta a se contrair com freqüência de 20 a 40 bat/min ( em seres humanos ). Além disso, a estimulação vagal intensa pode diminuir a força de contração ventricular.

14 CONTRATILIDADE: ESTÍMULOS QUÍMICOS
Várias substâncias químicas podem alterar a freqüência cardíaca e a capacidade de contração do miocárdio de trabalho. A adrenalina aumenta a freqüência cardíaca e também a força de contração, uma vez que ela atua sobre os íons sódio e cálcio. A acetilcolina diminui a freqüência cardíaca, mas não atua sobre a força de contração, uma vez que ela atua sobre os canais de potássio, tornando a repolarização mais lenta. Ela reduz a freqüência do ritmo do nó sinusal e diminui a excitabilidade das fibras juncionais atrioventriculares, o que lentifica a transmissão do impulso para os ventrículos.

15 CONTRATILIDADE: ESTÍMULOS QUÍMICOS
A utilização de atropina + estimulação vagal bloqueia a ação da acetilcolina, logo não ocorre alteração na freqüência cardíaca, quando esses dois estímulos são realizados concomitantemente.


Carregar ppt "PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google