A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas – TGS: é uma teoria interdisciplinar que busca interligar as particularidades das ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas – TGS: é uma teoria interdisciplinar que busca interligar as particularidades das ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas – TGS: é uma teoria interdisciplinar que busca interligar as particularidades das ciências. Teoria de Sistemas – TS: é um ramo da Teoria Geral de Sistemas voltado para a análise de sistemas.

2 Sistemas: conjunto de elementos dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados, energia, matéria para fornecer informação, energia, matéria. Sistemas: é qualquer conjunto de componentes e processos por eles executado, que visam transformar determinadas entradas em saídas.

3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Conjunto de componentes inter- relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informação para dar suporte à tomada de decisão e ao controle da organização. (Laudon & Laudon, 2001 em Cortês, 2008).

4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Grupo de componentes inter- relacionados que trabalham juntos rumo uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. (OBrien, 2002 em Cortês, 2008).

5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados, numa ordem específica, que coletam (entrada), manipulam (processamento), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback (retroalimentação). (Albertão, 2005 em Cortês, 2008).

6 SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema especializado no processamento e na comunicação de dados (máquinas) ou de informações (organismos vivos). (Matos, 2005 em Cortês, 2008).

7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Conjunto de componentes organizados que realizam a coleta, transmissão, armazenamento e processamento de dados, fornecendo informações para o desenvolvimento de ações. (Zwass, 1997 em Cortês, 2008).

8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO É um sistema que coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um propósito específico, abrangendo entradas (dados) e saídas (relatórios, cálculos), com um mecanismo de resposta – feedback – que controle a operação. (Turban, Rainer Jr. e Potter, 2003 em Cortês, 2008).

9 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Sistema de Informação (SI): é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações.

10 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Um sistema de informação envolve a entrada ou coleta de dados, seu processamento e a geração de informações.

11 Dado: é qualquer elemento em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. - constituição na sua forma primária - descrições básicas - não organizados -Exemplo: -39ºC -Teresina-PI - 10 de setembro de h30min

12 Informação: dado trabalhado que permite ao executivo tomar uma decisão em relação a determinado fato ou situação. - dados organizados - sentido ou utilidade Exemplo: -Em Teresina-PI, no dia 10 de setembro de 2010, às 15h30min, a temperatura chegou a 39ºC.

13 Conhecimento: é o novo saber, resultante de análises e reflexões de informações. -informações organizadas e processadas -resultado (dedução) das informações - nessa época do ano dificilmente chove em Teresina; - nessa época do ano a temperatura máxima fica em torno de 42ºC e mínima de 35ºC.

14 Dados, informação e conhecimento DadosInformaçãoConhecimento Operações lógicas Interpretação

15 Tecnologia e informação Conhecimento de computadores Conhecimento de sistemas de informação –Tecnologia –Organizações e indivíduos –Análise e resolução de problemas

16 Utilidade da informação características –Precisa –Completa –Econômica –Flexível –Confiável Relevante Simples Pontual Verificável Acessível e segura

17 Características dos sistema de informação Processar transações com rapidez e precisão Armazenar e acessar com rapidez grande volume de dados Proporcionar comunicação rápida entre computadores Reduzir a sobrecarga de informações Expandir fronteiras Fornecer suporte para tomada de decisões Proporcionar competitividade

18 Abordagens de um sistema de informação Sistema de Informação Organizações Tecnologia Pessoas Sistema sócio-técnico

19 Tecnologia Hardware Software Tecnologia de armazenamento Tecnologia de comunicação

20 Organizações Organização em níveis Modelo os sistemas de informação Hierarquia e estrutura Divisão do trabalho: planejamento e execução Procedimentos formais e regras Cultura Conflitos de interesse

21 Pessoas Utilização e manipulação da informação Treinamento Interfaces com o usuário Ambiente sócio-técnico

22 BIBLIOGRAFIA CORTÊS, Pedro Luís. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, DE SORDI, José Osvaldo. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008.


Carregar ppt "Administração de Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas – TGS: é uma teoria interdisciplinar que busca interligar as particularidades das ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google