A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com, no mínimo, três dimensões: - Técnica: regras científicas para a construção do projeto; - Ideológica: relaciona-se às escolhas do pesquisador, sempre tendo em vista o momento histórico; - Científica: ultrapassa o senso comum através do método científico.

2 FUNÇÕES definir e planejar; orientar o modo de agir na execução; estabelecer metas, recursos, datas; facilitar a visualização do projeto para quem está orientando; servir de base para solicitação de bolsa de estudos financiadas junto às agencias de apoio à pesquisa e à pós-graduação.

3 ETAPAS ESCOLHA DO TEMA – ASSUNTO: é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Necessita ser delimitado para permitir aprofundamento. É necessário verificar se existe material suficiente e disponível para a pesquisa. Ex.: A atuação do profissional em enfermagem

4 ETAPAS DELIMITAÇÃO DO TEMA : é indicar a abrangência do estudo, estabelecendo os limites extencionais e conceituais do tema. Ex.: A relevancia da atuação do profissional em enfermagem nos procedimentos clínicos e de recuperação no Hospital Laura Vasconcelos.

5 ETAPAS PROBLEMATIZAÇÃO : consiste em dizaer de maneira explícita, clara e compreensível a dificuldade com a qual se defronta e que se pretende resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. A formulação do problema define roteiros para o início do levantamento bibliográfico, documental ou experimental, e da coleta de dados. Ex.: Como o profissional de enfermagem poderá atuar de forma a valorizar o trabalho colaborativo intrísico à sua profissão, em detrimento do olhar técnico que o envolve?

6 COMO FORMULAR UM PROBLEMA? deve ser escrito em forma de pergunta; deve ser claro e preciso (não: Como funciona a mente? e sim: Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de memorização?) deve ser impírico (fatos empíricos e não percepções pessoais. Não se refere à valores); deve ser suscetível de solução (não perguntar o impossível de ser respondido agora); deve ser delimitado a uma dimensão viável (a delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para a investigação).

7 ETAPAS JUSTIFICATIVA : é a exposição dos motivos pelos quais se optou por investigar o tema escolhido, a relevância do tema. É o convencimento de que o trabalho de pesquisa precisa ser feito. Deve-se historiar de forma breve a situação e explicar os motivos que o levaram a abordar o tema escolhido, destacando também a sua utilidade e indicando as possibilidades de mudanças através dos resultados finais da investigação. CUIDADO: evitar o uso de expresões que remetam à 1ª pessoa do discurso. o tema é relevante? quais os pontos positivos da abordagem proposta? que vantagens e benefícios a pesquisa irá proporcionar?

8 ETAPAS REFERÊNCIAL TEÓRICO OU REVISÃO DE LITERATURA : é a base de sustentação teórica. Neste item o pesquisador deve apresentar ao leitor as teorias principais que se relacionam com o tema da pesquisa. Cabe à revisão da literatura, a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho. Sua redação não de limita à citações. Deve-se fazer uma abertura e um fecho para os tópicos tratados, criar elos entre as citações, preencher as lacunas com considerações próprias.

9 ETAPAS OBJETIVOS : Indicam o que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer da pesquisa, ou seja, as metas que se deseja alcançar. Podem ser gerais e específicos. No primeiro caso, indicam uma ação muito ampla e, no segundo, procuram descrever ações pormenorizadas ou aspectos detalhados. Objetivo geral: indicação do resultado pretendido. Por exemplo: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traçar, analisar, explicar, etc. Objetivos específicos: indicação das metas das etapas que levarão à realização dos objetivos gerais. Por exemplo: classificar, aplicar, distinguir, enumerar, exemplificar, selecionar, etc.

10 ETAPAS HIPÓTESES : uma vez formulado o problema, propõe-se uma resposta provável e/ou provisória. É uma expectativa de resultado a ser encontrada ao longo da pesquisa, categorias ainda não completamente comprovadas. No decorrer da pesquisa, a hipótese poderá ser confirmada ou rejeitada. Existem estudos que não necessitam de hipóteses (estudos exploratórios) Os estudos de diagnósticos que envolvem levantamento de dados, não necessitam de hipóteses, pois seu objetivo é obter conhecimento e não testar variáveis. As hipóteses formuladas de forma filosófica partem da experiência e não da experimentação.

11 ETAPAS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS : Os procedimentos metodológicos respondem: Como? Com quê? Onde? De acordo com a fase da pesquisa, poderão ser empregados diferentes tipos de pesquisa. Anunciará também os métodos (dedutivo e/ou indutivo), as abordagens (quantitativa e/ou qualitativa), os instrumentos (questionário, entrevista, formulário e observação) e a população, no caso da utilização de instrumentos, (universo ou amostra).

12 ETAPAS CRONOGRAMA : Tempo necessário para a realização de cada uma das partes propostas da monografia. Deve ser efetuado com muito realismo. REFERÊNCIAS : relação de todas as fontes já pesquisadas e das selecionadas para futuras pesquisas, listadas por ordem alfabética.

13 LEMBRE-SE O projeto é flexível, pode ser modificado em seus vários pontos no decorrer da pesquisa.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google