A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3. Casamento de Impedâncias. Linha de Transmissão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3. Casamento de Impedâncias. Linha de Transmissão."— Transcrição da apresentação:

1 3. Casamento de Impedâncias

2 Linha de Transmissão

3 3.1. Objetivos Máxima transferência de potência Evitar ondas estacionárias (sobretensão e sobrecorrente) Reduzir distorções lineares (multipercurso, overshoot, undershoot, oscilação) Padronização

4 3.2. Seções de Transformação de Impedâncias Quadripolo sem perdas Dois graus de liberdade para ajustar a parte real e a parte imaginária Componentes reativos concentrados Componentes reativos distribuídos (linhas de transmissão) Híbridas (concentrados e distribuídos)

5 Rede L Série-Paralelo 1.Ajustar Xp para que a parte real seja igual a Zo. 2.Ajustar Xs para anular a parte imaginária resultante. 3.Duas soluções possíveis, mas somente se Re(1/Z L )<1/Zo.

6 Redes L Paralelo-Série Procedimento dual trocando p por s e impedância por admitância. Duas soluções possíveis, mas somente se Re(Z L )

7 Transformador de RF 2πf.M >> |Z L | L1.L2 = M 2 Zin = (L1/L2).Z L Zin = (N1/N2) 2.Z L

8 Transformador e Reatância em Série 1.Ajustar Xs para anular a parte imaginária. 2.Ajustar N1:N2 para igualar a parte real a Zo.

9 Transformador e Reatância em Paralelo Procedimento dual trocando s por p e impedância por admitância.

10 Reatância em Série e Linha de Transmissão 1.Ajustar d para igualar a parte real a Zo. 2.Ajustar Xs para anular a parte imaginária

11 Reatância em Paralelo e Linha de Transmissão Procedimento dual trocando s por p e impedância por admitância.

12 Linha de Transmissão Não há solução quando Ajustar Zt e d para igualar a parte real a Zo e anular a parte imaginária (simultaneamente). e

13 Trasnformadores de Quarto de Onda

14

15

16 Tocos de Linha de Transmissão Tocos (stubs) são trechos de linhas de transmissão terminadas em curto circuito ou em circuito aberto cujas impedâncias de entrada são puramente reativas.

17 Largura de Faixa Resultante Com uma seção de transformação de impedâncias, o casamento é obtido apenas em um ponto de frequência. Para uma tolerância especificada, a largura de faixa resultante aumenta quando se tem: –Transformadores de RF –Elementos em série com baixa reatância –Elementos em paralelo com alta reatância –Linhas de transmissão curtas

18 3.3. Carta de Smith Plano complexo do coeficiente de reflexão Curvas de resistência e reatância constantes (pontos de impedância) Curvas de condutância e susceptância constantes (pontos de admitância)

19 Plano Complexo do Coeficiente de Reflexão

20 Resistência Constante

21 Reatância Constante

22 Resistência e Reatância

23

24 Coeficiente de Reflexão da Linha de Transmissão Terminada

25

26 Toco em Curto-Circuito

27 Toco em Circuito Aberto

28 Impedância e Admitância


Carregar ppt "3. Casamento de Impedâncias. Linha de Transmissão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google