A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,"— Transcrição da apresentação:

1 M e d A d m i n

2 Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos, como médicos e enfermeiros. Todo indivíduo que necessite de tratamento médico associado à administração de algum tipo de medicamento.

3 Qual o problema a ser solucionado? Aumento considerável na incidência de erros cometidos por profissionais da saúde com relação à administração de medicamentos em hospitais, postos de saúde e centros de pronto atendimento.

4 Qual a solução? Atacar algumas das possíveis causas para a incidência desses tipos de erros por meio de um Aplicativo Móvel de Apoio à Administração de Medicamento, denominado: M e d A d m i n

5 Qual a solução? Principais CausasSolução Proposta Falta de compreensão da receita prescrita pelo médico. Prescrição eletrônica dos medicamento a serem administrados ao paciente. Similaridade entre as embalagens e o aspecto físico de medicamentos com finalidades distintas. Utilização de códigos de barras afixados nas embalagens dos medicamentos. Os códigos são lidos pela câmera do dispositivo móvel e informações importantes sobre os medicamentos são exibidas ao usuário. Falta de experiência e formação inadequada dos profissionais. Construção de um módulo para acompanhamento da administração dos medicamentos. Esse módulo será capaz de notificar o usuário a respeito do horário para aplicação do medicamento, da possível aplicação de um medicamento incorreto, entre outros casos.

6 Como é viabilizada financeiramente? Não se trata de uma ideia financeiramente inviável, pois: O custo para aquisição de dispositivos móveis tem caído bastante nos últimos anos. Um dispositivo móvel capaz de executar o aplicativo proposto neste projeto custaria em torno de R$ 300,00 à R$ 500,00.

7 Como é viabilizada financeiramente? Não se trata de uma ideia financeiramente inviável, pois: Não há custos com relação à licenças de softwares para implementação deste projeto, uma vez que há bons softwares livres e gratuitos para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

8 Quem é você? O que você faz? Paulo Afonso: docente do curso superior em Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás (Câmpus Jataí) e represento um grupo de estudo em desenvolvimento de aplicações móveis. O objetivo do grupo é estudar novas formas de desenvolvimento de aplicações móveis, bem como criar soluções quem contemplem as necessidades da sociedade local.

9 Porque quer implementar esta ideia? Porque quer implementar esta ideia? Por ser um tema relevante, desafiador e que aflige diversas pessoas em muitos locais ao redor do mundo.

10 Porque você deve ser escolhido? Por se tratar um grupo que, apesar de novo, vem trabalhando com o desenvolvimento de soluções móveis para diversas áreas, como ensino à distância, ferramentas educacionais, veterinária, entre outras.

11 Referências As principais causas para incidência de erros durante o processo de administração de medicamentos foram encontradas no seguinte trabalho: Fernanda Raphael Escobar Gimenes. A segurança de pacientes na terapêutica medicamentosa: análise da redação da prescrição médica nos erros de administração de medicamentos em unidades de clínica médica. Dissertação de Mestrado Escola de Enfermagem. USP- Ribeirão Preto/SP.


Carregar ppt "M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google