A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI."— Transcrição da apresentação:

1 Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI

2 Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
- Princípios , referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Institucionalização do Programa Mais Alimentos e da integração pesquisa – extensão. Criar uma unicidade de discurso. Participação equitativa dos setores envolvidos, incluindo a representação dos agricultores familiares. Base de ação construída a partir de uma programação conjunta centrada na realidade e necessidades percebidas pelos parceiros. Valorização da integração e das experiências vividas. Manter uma relação dialógica com componentes com ações consideradas importantes para a agricultura familiar.

3 Atendimento das demandas da agricultura familiar
- Princípios , referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Visão de cadeia e de arranjos produtivos Programação de mais longo prazo que permita uma ação melhor elaborada. Nivelamento técnico e conceitual que permita um referencial comum para o desenvolvimento da ação . Referenciais: abordagem territorial, agricultura com base ecológica e políticas da PNATER. Atendimento das demandas da agricultura familiar Estabelecer referencial comum para as demandas –identificação, seleção - a serem trabalhadas de forma prioritária pelo Programa (Pesquisa – Extensão – Representação da agricultura Familiar). Qualificar a oferta de soluções para os desafios da agricultura familiar. Grande desafio que se apresenta (grande oportunidade) é de calibrar/qualificar a demanda com a visão dos próprios agricultores.

4 Métodos mais apropriados
Aprimorar metodologia, em especial no que se refere a ter participação do agricultor no processo como agente da ação, que tem um referencial de vida, de conhecimentos,... Incluir nos grupos gestores a representação formal dos agricultores familiares. Programar eventos de capacitação/formação dos extensionistas, mas sem deixar de considerar que tem um conjunto de métodos que não deixaram de ser válidos e úteis. Compartilhar no projeto as competências organizacionais – tanto do conteúdo quanto da metodologia. Não ser responsabilidade de uma parte. Realizar seminários regionais de mapeamento e troca de experiência em metodologias inovadoras. Uma comunicação extremamente horizontal (utilizando ferramentas de TI) entre os parceiros e que permita, na construção dos projetos, desenvolver práticas que de fato contribuam para tornar o agricultor mais independente, mais sujeito de fato da ação, e não apenas receptor de conhecimentos.

5 Gestão de Recursos Criar instrumentos jurídicos adequados para que os recursos possam fluir para os parceiros; Manter a fórmula simplificada de elaboração dos projetos, incluindo avaliação de impacto; Diminuir o engessamento com alocação dos recursos em grandes grupos. Sugere-se 02 grandes grupos: custeio e investimentos. O ordenador da despesa faça parte do grupo gestor. É preciso criar a possibilidade de incluir investimentos para viabilizar projetos negociados. O MDA e a Embrapa precisam construir o arcabouço jurídico que atenda as questões levantadas.

6 Outros Evitar tratamento desigual entre parceiros quando na mesma ação. Ex. diárias diferentes na execução de uma mesma ação. Conectar os pilares do programa mais alimentos (conhecimento, crédito e mercado). Incluir no projetos planos de produção e distribuição de sementes, mudas e raças. Que os planos integrados de ação tenham no mínimo 03 anos de duração. Socializar com antecedência o volume de recursos que serão disponibilizados; Criar sub grupos de TI em cada estado para impulsionar o projeto.


Carregar ppt "Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google