A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estágio Supervisionado Nome: Maloni Sobral Empresa: Banco BBM ( BBM Administração de Recursos DTVM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estágio Supervisionado Nome: Maloni Sobral Empresa: Banco BBM ( BBM Administração de Recursos DTVM."— Transcrição da apresentação:

1 Estágio Supervisionado Nome: Maloni Sobral Empresa: Banco BBM ( BBM Administração de Recursos DTVM

2 Apresentação da Empresa A BBM investimentos é responsável pela gestão de recursos de terceiros e atua especificamente nos mercados de Fundos de Investimentos. A instituição possui a solidez e a tradição do BBM, o grupo financeiro privado mais antigo do Brasil, fundado em Patrimônio: Aproximadamente 4 bi. Objetivo: Maximizar o desempenho através de posições e estratégias envolvendo risco de mercado.

3 Apresentação da Empresa Fundo de Investimento: É um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.

4 Apresentação da Empresa Definições: Administrador: Significa a entidade responsável pela prestação de serviços de administração dos fundos de investimento. Gestora: Significa a entidade responsável pela gestão dos fundos de investimento e carteira administrada. Operador: Pessoa autorizada pelo gestor a dar ordens em nome dos fundos para um ou mais ativos.

5 Apresentação da Empresa Definições: Ordem Agrupada: Ordens dadas pelos operadores que posteriormente são rateadas entre dois ou mais fundos, de acordo com a estratégia definida pelo operador e com o Algoritmo de Exposição ( Instrução CVM Nº:409) Agoritmo de Risco: Escalar de risco estabelecido entre os fundos para cada estratégia que determina o percentual de uma determinada ordem agrupada a ser alocada para cada fundo.

6 Apresentação da Empresa Definições: Preço Médio: Significa o volume financeiro operado dividido pela quantidade total operada de um determinado ativo. Patrimônio Líquido Atualizado (PL): Para cada fundo, significa o valor do patrimônio líquido do fundo ajustado por eventuais ajustes de cota lançados no passivo do fundo. Percentual de Rateio: Para um determinado fundo, significa um percentual de uma ordem agrupada que será alocada para o fundo.

7 Apresentação da Empresa Tipos de Fundos de Investimentos: Definidos pela ANBID – Associação Nacional do Bancos de Investimentos Curto Prazo: Investem em títulos de renda fixa, e sua rentabilidade está atrelada à taxa de juros utilizada nas operações entre os bancos (CDI). São considerados os mais conservadores pelo fato dos títulos de suas carteiras possuírem um prazo mais curto. Paéis com prazo máximo a decorrer de 375 dias e prazo médio da carteira de, no máximo 60 dias.

8 Apresentação da Empresa Tipos de Fundos de Investimentos: DI: Sua performance segue a variação diária das taxas de juros (Selic/CDI) e tendem a render mais cada vez que ocorre uma alta das taxas de juros domésticas. Os fundos DI aplicam a maior parte do seu patrimônio em títulos do governo federal e são considerados de baixo risco. Renda Fixa: Estes fundos aplicam uma parcela de seu patrimônio em títulos prefixados. Estes títulos rendem uma taxa fixa previamente acordada. Quando os juros estão caindo, estes fundos tendem a render mais do que os fundos DI.

9 Apresentação da Empresa Tipos de Fundos de Investimentos: Multimercados: Estes fundos combinam investimentos em ativos de renda fixa, câmbio e ações, além de utilizarem ativamente os derivativos. Procuram as melhores oportunidades destes mercados para obter rentabilidades maiores. Devido à flexibilidade, dependem do talento do gestor na escolha do melhor momento de alocar os recursos do fundo em cada um destes mercados. São fundos que já possuem uma certa abertura ao risco, buscando obter rentabilidades acima do mercado.

10 Apresentação da Empresa Tipos de Fundos de Investimentos: Ações: São fundos que investem majoritariamente seus recursos em ações negociadas em bolsa de valores. Dessa forma, estão sujeitos às oscilações de preços das ações que compõem sua carteira. Devido a essas variações e ao risco, são mais indicados para quem tem objetivos de investimentos em longo prazo, até por que o risco neste caso é bem maior do que nos fundos de renda fixa.

11 Apresentação das Funções: Validação das carteiras dos fundos: Ativos, cotas e despesas. Cota: Menor fração de algum tipo de fundo, cujo valor evolui dependendo da performance da carteira. Controle da Liquidez: É a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro.

12 Apresentação das Funções:

13 Controle de Fluxo de Caixa: Verificar o caixa dos fundos e passar o OVER (compra de título público de 1 dia). Controlar as movimentações que ocorrem nos fundos, despesas, etc. Controle do Prazo Médio: Para fins tributários, os fundos são classificados em fundos de curto prazo (prazo médio igual ou inferior a 365 dias) e fundos de longo prazo (prazo médio superior a 365 dias).

14 Apresentação das Funções: Controle do Prazo Médio: Média, ponderada pelos respectivos valores financeiros, dos prazos médios dos títulos da carteira. Cálculo de Corretagens e Emolumentos Empréstimos de Ações ( Aluguel): Permitem que as ações sejam tomadas e doadas em empréstimo como forma de maximizar a liquidação das transações. Ações liquidam em D+3 É necessário controlar as inadimplências

15 Apresentação das Funções: Controle de Garantias: Para o empréstimo de títulos, o risco da operação reside na ponta tomadora, por uma possível inadimplência de liquidação financeira ou não devolução dos títulos. A BM&FBOVESPA, somente autoriza as operações com as garantias pela ponta tomadora previamente depositadas na BM&FBOVESPA. Os ativos aceitos como garantia são definidos e revisados periodicamente. O total exigido de garantias para uma operação de empréstimos é de 100% do valor dos ativos mais um intervalo de margem específico para cada ativo.

16 Apresentação das Funções: Controle de Aluguel: É dividido em três etapas: Renovação, liquidação e tomadores novos. É necessário verificar se a taxa do aluguel está compatível com a taxa do mercado. Controle da posição de Títulos: Controlar a compra e venda de títulos afim de verificar o caixa, e o enquadramento em relação ao prazo médio.

17 Apresentação das Funções: Mercado Futuro (BM&F) : É o compromisso de comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para a liquidação em data futura. Os compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado referentes ao preço futuro daquele bem, por meio do ajuste diário (mecanismo que apura perdas e ganhos). A liquidação pode ser financeira ou física

18 Apresentação das Funções: Os ativos operados no mercado futuro são denominados de derivativos, que são instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro. Finalidades dos derivativos: Hedge (proteção): Proteger o participante do mercado físico de um bem ou ativo contra variações adversas de taxas, moedas ou preços. Equivale a ter uma posição em mercado de derivativos oposta à posição assumida no mercado a vista, para minimizar o risco de perda financeira decorrente de alteração adversa de preços.

19 Apresentação das Funções: Alavancagem: Diz-se que os derivativos têm grande poder de alavancagem, já que a negociação com esses instrumentos exige menos capital do que a compra do ativo a vista. Assim, ao adicionar posições de derivativos a seus investimentos, você pode aumentar a rentabilidade total destes a um custo mais barato. Especulação: Tomar uma posição no mercado futuro, sem uma posição correspondente no mercado a vista. Nesse caso, o objetivo é operar a tendência de preços do mercado.

20 Apresentação das Funções: Arbitragem: Tirar proveito da diferença de preços de um mesmo produto/ativo negociado em mercados diferentes. O objetivo é aproveitar as discrepâncias no processo de formação de preços dos diversos ativos e mercadorias e entre vencimentos. Ativos operados: Futuro de Dólar, Índice, taxa de juros, ouro, derivativos agrícolas,etc.

21 Resumo: Controlar as quantidades dos ativos Analisar o Enquadramento e o caixa dos fundos. Verificar a posição de ações para identificar a necessidade de tomar aluguel. Verificar se a posição dos fundos encontra-se dentro do algoritimo. Realizar a divisão dos ativos operados em mercado futuro e bovespa respeitando o algoritmo.

22 FIM


Carregar ppt "Estágio Supervisionado Nome: Maloni Sobral Empresa: Banco BBM ( BBM Administração de Recursos DTVM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google