A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 4."— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 4

2 RETOMANDO... Aula 3 - Parte 2 Fichamento, Resumo e Resenha Com base no texto teórico-técnico, produza uma apresentação de 10 minutos para explicar o seu gênero – fichamento, resumo ou resenha. Tente manter em foco a seguinte pergunta: E se eu tivesse que ensinar o que é fichamento/resumo/resenha para meus alunos, no ensino superior, como faria???. Com base no texto teórico-técnico, produza uma apresentação de 10 minutos para explicar o seu gênero – fichamento, resumo ou resenha. Tente manter em foco a seguinte pergunta: E se eu tivesse que ensinar o que é fichamento/resumo/resenha para meus alunos, no ensino superior, como faria???.

3 Fichamento O fichamento é utilizado para organizar a leitura de textos e livros necessários à realização de um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese, etc.). Sua principal vantagem é possibilitar a reconstituição mais rápida e direta das fontes e idéias apresentadas nas obras de referência. Fichas pautadas são usualmente empregadas em fichamentos. O fichamento é utilizado para organizar a leitura de textos e livros necessários à realização de um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese, etc.). Sua principal vantagem é possibilitar a reconstituição mais rápida e direta das fontes e idéias apresentadas nas obras de referência. Fichas pautadas são usualmente empregadas em fichamentos.

4 Resumo O resumo é uma redução das idéias contidas num texto, mantendo a fidelidade ao texto original. Assim, o resumo não deve conter comentários ou avaliações de quem o produziu. O resumo é uma redução das idéias contidas num texto, mantendo a fidelidade ao texto original. Assim, o resumo não deve conter comentários ou avaliações de quem o produziu.

5 Resenha A resenha é um texto que apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto, trazendo, além das informações, comentários e avaliações de quem o produz. Para isso, precisa-se ter conhecimento sobre o assunto, possibilitando, assim, a emissão de julgamentos de valor. A resenha é utilizada para relatar qualquer acontecimento do cotidiano (um filme, uma peça), além de livros e textos diversos. A resenha é um texto que apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto, trazendo, além das informações, comentários e avaliações de quem o produz. Para isso, precisa-se ter conhecimento sobre o assunto, possibilitando, assim, a emissão de julgamentos de valor. A resenha é utilizada para relatar qualquer acontecimento do cotidiano (um filme, uma peça), além de livros e textos diversos.

6 RETOMANDO... Aula 3 - Parte 3 Ensaio O ensaio é uma breve exposição metódica dos estudos realizados e das conclusões originais obtidas após o exame de um assunto. Esta exposição não depende de provas empíricas de caráter científico. O ensaio é uma breve exposição metódica dos estudos realizados e das conclusões originais obtidas após o exame de um assunto. Esta exposição não depende de provas empíricas de caráter científico. Espera-se que a opinião/tese de quem escreve seja declarada explicitamente. Espera-se que a opinião/tese de quem escreve seja declarada explicitamente.

7 Alguns passos para escrever ensaios PRÉ-ESCRITA Pense cuidadosamente sobre o que você vai escrever. Pense cuidadosamente sobre o que você vai escrever. Pesquise fatos relacionados ao tópico sobre o qual escolheu escrever. Pesquise fatos relacionados ao tópico sobre o qual escolheu escrever. Identifique qual a sua intenção ao escrever sobre este tópico. Identifique qual a sua intenção ao escrever sobre este tópico. Organize os fatos e as idéias de modo a desenvolver seu argumento. Organize os fatos e as idéias de modo a desenvolver seu argumento.

8 Alguns passos para escrever ensaios ESCRITA Parágrafo introdutório: geralmente revela não só o assunto do texto, mas, também, qual a principal idéia que será defendida. Além disso, deve declarar qual a importância da discussão que se inicia para o leitor, a fim de cativá-lo. Parágrafo introdutório: geralmente revela não só o assunto do texto, mas, também, qual a principal idéia que será defendida. Além disso, deve declarar qual a importância da discussão que se inicia para o leitor, a fim de cativá-lo. Corpo do texto: quantos parágrafos forem necessários para apoiar a idéia defendida. Lembre-se de redigir um parágrafo para cada argumento que dê suporte à sua tese. Abuse dos conectivos para garantir coesão e coerência textuais. Não se esqueça também de citar os fatos e referências que você pesquisou. Corpo do texto: quantos parágrafos forem necessários para apoiar a idéia defendida. Lembre-se de redigir um parágrafo para cada argumento que dê suporte à sua tese. Abuse dos conectivos para garantir coesão e coerência textuais. Não se esqueça também de citar os fatos e referências que você pesquisou. Fechamento: Parágrafo final que resume seus argumentos e reforça seu ponto de vista. Pode, ainda, conter indicações de áreas e tópicos correlatos para que o leitor possa prosseguir com a discussão, se assim ele quiser. Se necessário, é possível incluir referências bibliográficas. Fechamento: Parágrafo final que resume seus argumentos e reforça seu ponto de vista. Pode, ainda, conter indicações de áreas e tópicos correlatos para que o leitor possa prosseguir com a discussão, se assim ele quiser. Se necessário, é possível incluir referências bibliográficas.

9 Alguns passos para escrever ensaios PÓS-ESCRITA Edição (auto-correção): gramática, ortografia, estilo, organização) Edição (auto-correção): gramática, ortografia, estilo, organização) Edição (compartilhada): o olhar do primeiro leitor Edição (compartilhada): o olhar do primeiro leitor Publicação: produção da versão final, com base no processo de edição Publicação: produção da versão final, com base no processo de edição

10 Outros gêneros acadêmicos escritos Abstract (Resumo técnico): É um resumo do que será apresentado no trabalho de pesquisa sem que seja revelado o seu final. A utilidade do resumo técnico está em despertar o leitor para o conteúdo que vem a seguir. O tamanho desse resumo equivale a cerca de 250 palavras e geralmente é apresentado em duas ou até três línguas.

11 Outros gêneros acadêmicos escritos Relatório: Documento impresso utilizado para reportar resultados parciais ou totais de um determinado experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja ele finalizado ou ainda em andamento. Normalmente utiliza-se formatação padronizada (capa, sumário, introdução,desenvolvimento, conclusão), o que no entanto pode ser flexibilizado de acordo com a exigências do solicitante. Três tipos: Crítico - descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida, a fim de informá-la ao leitor. Síntese - menos elaborado, referente a relatórios anteriores. Formação - mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

12 Outros gêneros acadêmicos escritos Projeto: Um projeto é uma ação planejada voltada para o futuro e procura atender determinada(s) necessidade(s) de uma comunidade. Segue uma organização padronizada, podendo incluir informações complementares: Capa, introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo(s) específicos(s), referencial teórico/histórico, metodologia, cronogama, referências bibliográficas.

13 A avaliação de textos acadêmicos escritos : o professor geralmente risca os erros cometidos e reescreve a palavra ou trecho corrigindo o problema. O princípio da correção: o professor geralmente risca os erros cometidos e reescreve a palavra ou trecho corrigindo o problema. O princípio da edição: o professor coloca-se como leitor-editor do texto e apenas indica os problemas e/ou aponta formas de melhorá-lo. Aposta-se no tempo de maturação do próprio autor e na sua capacidade de auto-regular sua escrita.

14 A avaliação de textos acadêmicos escritos Leitura do texto: Correção de textos, reescrita e formação de professores: diálogos do/no processo de ensino e de aprendizagem Leitura do texto: Correção de textos, reescrita e formação de professores: diálogos do/no processo de ensino e de aprendizagem Quais as vantagens e desvantagens dos princípios de avaliação mencionados? Quais as vantagens e desvantagens dos princípios de avaliação mencionados? Como você classificaria sua atuação como avaliador dos textos dos seus alunos? Como você classificaria sua atuação como avaliador dos textos dos seus alunos?

15 A avaliação de textos acadêmicos escritos Em grupos, discuta as questões abaixo tendo em vista os diferentes gêneros acadêmicos escritos que focalizamos no curso. O que avaliar? O que avaliar? Como estabelecer critérios de avaliação? E como quantificá-los? Como estabelecer critérios de avaliação? E como quantificá-los? Como estabelecer procedimentos para uma avaliação mais dialógica, baseada no princípio da edição? Como estabelecer procedimentos para uma avaliação mais dialógica, baseada no princípio da edição?

16 Tarefas para a próxima semana: 1. Escolha um dos gêneros abaixo e tente produzi-lo com muita seriedade: Relatório sobre suas últimas férias Relatório sobre suas últimas férias Projeto para as próximas férias Projeto para as próximas férias 2. Comece a pensar sobre um assunto para desenvolver o ensaio final para esta disciplina. O assunto deve necessariamente ser relacionado a algum aspecto abordado e discutido durante as aulas. Para o momento, basta trazer algumas informações em rascunho.


Carregar ppt "PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos Aula 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google