A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos"— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Aula 4

2 RETOMANDO... Aula 3 - Parte 2 Fichamento, Resumo e Resenha
Com base no texto “teórico-técnico”, produza uma apresentação de 10 minutos para explicar o seu gênero – fichamento, resumo ou resenha. Tente manter em foco a seguinte pergunta: “E se eu tivesse que ensinar o que é fichamento/resumo/resenha para meus alunos, no ensino superior, como faria???”.

3 Fichamento O fichamento é utilizado para organizar a leitura de textos e livros necessários à realização de um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese, etc.). Sua principal vantagem é possibilitar a reconstituição mais rápida e direta das fontes e idéias apresentadas nas obras de referência. Fichas pautadas são usualmente empregadas em fichamentos.

4 Resumo O resumo é uma redução das idéias contidas num texto, mantendo a fidelidade ao texto original. Assim, o resumo não deve conter comentários ou avaliações de quem o produziu.

5 Resenha A resenha é um texto que apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto, trazendo, além das informações, comentários e avaliações de quem o produz. Para isso, precisa-se ter conhecimento sobre o assunto, possibilitando, assim, a emissão de julgamentos de valor. A resenha é utilizada para relatar qualquer acontecimento do cotidiano (um filme, uma peça), além de livros e textos diversos.

6 RETOMANDO... Aula 3 - Parte 3 Ensaio
O ensaio é uma breve exposição metódica dos estudos realizados e das conclusões originais obtidas após o exame de um assunto. Esta exposição não depende de provas empíricas de caráter científico. Espera-se que a opinião/tese de quem escreve seja declarada explicitamente.

7 Alguns passos para escrever ensaios
PRÉ-ESCRITA Pense cuidadosamente sobre o que você vai escrever. Pesquise fatos relacionados ao tópico sobre o qual escolheu escrever. Identifique qual a sua intenção ao escrever sobre este tópico. Organize os fatos e as idéias de modo a desenvolver seu argumento.

8 Alguns passos para escrever ensaios
ESCRITA Parágrafo introdutório: geralmente revela não só o assunto do texto, mas, também, qual a principal idéia que será defendida. Além disso, deve declarar qual a importância da discussão que se inicia para o leitor, a fim de cativá-lo. Corpo do texto: quantos parágrafos forem necessários para apoiar a idéia defendida. Lembre-se de redigir um parágrafo para cada argumento que dê suporte à sua tese. Abuse dos conectivos para garantir coesão e coerência textuais. Não se esqueça também de citar os fatos e referências que você pesquisou. Fechamento: Parágrafo final que resume seus argumentos e reforça seu ponto de vista. Pode, ainda, conter indicações de áreas e tópicos correlatos para que o leitor possa prosseguir com a discussão, se assim ele quiser. Se necessário, é possível incluir referências bibliográficas.

9 Alguns passos para escrever ensaios
PÓS-ESCRITA Edição (auto-correção): gramática, ortografia, estilo, organização) Edição (compartilhada): o olhar do primeiro leitor Publicação: produção da versão final, com base no processo de edição

10 Outros gêneros acadêmicos escritos
Abstract (Resumo técnico): É um resumo do que será  apresentado no trabalho de pesquisa sem que seja revelado o seu final. A utilidade do resumo técnico está em despertar o leitor para o conteúdo que vem a seguir. O tamanho desse resumo equivale a cerca de 250 palavras e geralmente é apresentado em duas ou até três línguas.

11 Outros gêneros acadêmicos escritos
Relatório: Documento impresso utilizado para reportar resultados parciais ou totais de um determinado experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento, esteja ele finalizado ou ainda em andamento. Normalmente utiliza-se formatação padronizada (capa, sumário, introdução,desenvolvimento, conclusão), o que no entanto pode ser flexibilizado de acordo com a exigências do solicitante. Três tipos: Crítico - descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida, a fim de informá-la ao leitor. Síntese - menos elaborado, referente a relatórios anteriores. Formação - mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

12 Outros gêneros acadêmicos escritos
Projeto: Um projeto é uma ação planejada voltada para o futuro e procura atender determinada(s) necessidade(s) de uma comunidade. Segue uma organização padronizada, podendo incluir informações complementares: Capa, introdução, justificativa, objetivo geral, objetivo(s) específicos(s), referencial teórico/histórico, metodologia, cronogama, referências bibliográficas.

13 A avaliação de textos acadêmicos escritos
O princípio da correção: o professor geralmente risca os erros cometidos e reescreve a palavra ou trecho corrigindo o problema. O princípio da edição: o professor coloca-se como leitor-editor do texto e apenas indica os problemas e/ou aponta formas de melhorá-lo. Aposta-se no tempo de maturação do próprio autor e na sua capacidade de auto-regular sua escrita.

14 A avaliação de textos acadêmicos escritos
Leitura do texto: “Correção de textos, reescrita e formação de professores: diálogos do/no processo de ensino e de aprendizagem” Quais as vantagens e desvantagens dos princípios de avaliação mencionados? Como você classificaria sua atuação como avaliador dos textos dos seus alunos?

15 A avaliação de textos acadêmicos escritos
Em grupos, discuta as questões abaixo tendo em vista os diferentes gêneros acadêmicos escritos que focalizamos no curso. O que avaliar? Como estabelecer critérios de avaliação? E como “quantificá-los”? Como estabelecer procedimentos para uma avaliação mais dialógica, baseada no princípio da edição?

16 Tarefas para a próxima semana:
1. Escolha um dos gêneros abaixo e tente produzi-lo com muita seriedade: Relatório sobre suas últimas férias Projeto para as próximas férias 2. Comece a pensar sobre um assunto para desenvolver o ensaio final para esta disciplina. O assunto deve necessariamente ser relacionado a algum aspecto abordado e discutido durante as aulas. Para o momento, basta trazer algumas informações em rascunho.


Carregar ppt "PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google