A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota

3 Foco – Educação Infantil Faixa etária: 0 a 5 anos Busca-se o desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: 1.Falar; 2.Escutar; 3.Ler; 4.Escrever;

4 LINGUAGEM DEFINIÇÃO: Sistema de signos para expressar e comunicar idéias e sentimentos, isto é conteúdos de consciência; (BECHARA:2003,2) Composta por signos que nascem das convenções feitas pelo homem ;

5 Linguagem É um produto cultural, pois tem de ser aprendida pelo homem; Expressa diferentes sentidos de acordo com diferentes experiências e situações;

6 LINGUAGEM Genie Genie era a quarta criança de sua família. A primeira morreu aos dois meses, de pneumonia:o pai, para não vê-la chorar a havia trancado na garagem.A segunda morreu apenas com dois dias, sufocada por seu muco. A terceira cresceu sadia, mas, de acordo com as ordens do marido, a mãe reprimiu-lhe todo o choro e todo movimento, de modo que ela logo mostrou um atraso psicomotor.

7 Genie era normal quando nasceu, em 1957, e cresceu bem, nos primeiros meses de vida,mas, depois de um ano, sofreu uma perda brusca de peso. Com um ano e dois meses teve pneumonia, tendo sido examinada por um pediatra que constatou atraso psicomotor.

8 Foi então que o pai condenou Genie ao isolamento mais completo possível, destinando a ela apenas um quartinho. Ali ela iria permanecer durante anos, presa a uma cadeira, podendo movimentar apenas os pés e as mãos. Às vezes, de noite, era posta numa caminha e, finalmente,podia deitar-se.

9 Mas ficava numa espécie de camisa- de-força: a cama não era senão um berço com laterais e um teto de rede metálica.Ninguém podia entrar no quarto de Genie, a não ser para lhe dar um pouco de comida: papinhas, cereais e, no máximo, um ovo cozido. Devia reinar o silêncio mais absoluto em casa, não havia rádio nem televisão.

10 Genie ouvia apenas o barulho do banheiro, que ficava ao lado de seu quarto, e os grunhidos que o pai fazia atrás da porta para amedrontá-la, imitando um cachorro.

11 Eram paupérrimos também os estímulos visuais. Quando descoberta, aos treze anos,Genie demonstrou ser uma criança curiosa, viva.Mas não sabia ficar de pé, caminhava mal, oscilando de um lado para outro.Nunca tendo comido alimentos sólidos, não sabia mastigar. Não sabia controlar as fezes e a urina. Genie gostaria de comunicar-se, mas não sabia como fazê-lo. Não sabia emitir nenhum som com a boca.

12 Usava seu corpo para emiti-los: arranhava os objetos, batia os pés.Depois começou a compreender a linguagem, mas não a linguagem aprendida com os pais, os professores;quando aprender as palavras corresponde a tecer, pouco a pouco, as suas relações com os outros, na família e na escola. Conquistou uma linguagem automática, não sendo capaz de expressar seu mundo interior ou de refletir sobre sua vida e as pessoas que a rodeiam. (MECCACCI:1987)

13 Não basta, portanto, ter um organismo normal para ser plenamente humano: é preciso tornar-se humano por meio da aprendizagem e das relações com outras pessoas, com o mundo da cultura FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício do Professor Aprender mais para ensinar melhor, 2003. vol 1,p.14.

14 TIPOS DE LINGUAGEM Linguagem verbal: tem por unidade a palavra; Linguagem não verbal: tem diversos tipos de unidades como o gesto, o movimento, a imagem,etc.

15


Carregar ppt "Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google