A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006

2 PESQUISA Atividade pela qual se busca a superação de problemas concretos da sociedade na qual o pesquisador está inserido. Atividade pela qual se busca a superação de problemas concretos da sociedade na qual o pesquisador está inserido. Através da Pesquisa, supera-se conhecimentos de senso comum e constrói-se novos conhecimentos. Através da Pesquisa, supera-se conhecimentos de senso comum e constrói-se novos conhecimentos.

3 O DESENVOLVIMENTO DE UM A PESQUISA PRESSUPÕE: Existência de instituição e pessoal capacitado para as atividades a serem desenvolvidas Existência de instituição e pessoal capacitado para as atividades a serem desenvolvidas Disponibilidade de recursos financeiros e econômicos Disponibilidade de recursos financeiros e econômicos Disponibilidade de materiais de apoio, equipamentos e ampla bibliografia Disponibilidade de materiais de apoio, equipamentos e ampla bibliografia Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa PROBLEMA A SER RESOLVIDO PROBLEMA A SER RESOLVIDO

4 UMA PESQUISA SÓ É VIÁVEL QUANDO Sua realização permita atenuar os impactos negativos do problema diagnosticado. Sua realização permita atenuar os impactos negativos do problema diagnosticado. Sua realização conduza a novas possibilidades de resolução do problema diagnosticado. Sua realização conduza a novas possibilidades de resolução do problema diagnosticado. Sua realização conduza a uma efetiva superação do problema diagnosticado Sua realização conduza a uma efetiva superação do problema diagnosticado

5 AS PESQUISAS SE DIVIDEM EM: PESQUISAS ACADÊMICAS, desenvolvidas por universidades, faculdades, institutos de pesquisa, fundações, etc. No geral, seus resultados possuem caráter público e podem ser utilizados por todos os interessados. Quando envolve a geração de novos produtos e tecnologias, o acesso a estes se faz mediante o pagamento de direitos autorais e compra dos produtos/serviços. PESQUISAS ACADÊMICAS, desenvolvidas por universidades, faculdades, institutos de pesquisa, fundações, etc. No geral, seus resultados possuem caráter público e podem ser utilizados por todos os interessados. Quando envolve a geração de novos produtos e tecnologias, o acesso a estes se faz mediante o pagamento de direitos autorais e compra dos produtos/serviços. PESQUISAS DE MERCADO, diretamente ligadas ao planejamento estratégico e de vendas das empresas diversas. Estas pesquisas possuem diferentes focos e podem inclusive influenciar na formação de opiniões. PESQUISAS DE MERCADO, diretamente ligadas ao planejamento estratégico e de vendas das empresas diversas. Estas pesquisas possuem diferentes focos e podem inclusive influenciar na formação de opiniões.

6 OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE DIFERENCIAM AMBAS AS PESQUISAS SÃO: Rigor Teórico, Metodológico e Ético. Rigor Teórico, Metodológico e Ético. Objetivos almejados. Objetivos almejados. Fonte dos financiamentos. Fonte dos financiamentos. Seriedade das instituições envolvidas. Seriedade das instituições envolvidas.

7 EXEMPLOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS: Busca pela cura da AIDS Busca pela cura da AIDS Busca pela cura do câncer Busca pela cura do câncer Técnicas de transplantes de órgãos Técnicas de transplantes de órgãos Eficiência na Gestão dos Recursos Públicos Eficiência na Gestão dos Recursos Públicos Políticas Públicas eficazes para a distribuição eqüitativa de renda Políticas Públicas eficazes para a distribuição eqüitativa de renda Melhorias no desempenho de Estudantes do Curso de Educação Física Melhorias no desempenho de Estudantes do Curso de Educação Física Desenvolvimento de motores a combustão que poluam menos. Desenvolvimento de motores a combustão que poluam menos.

8 EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO As pesquisas no geral tem como principal foco, superar as dificuldades envolvidas na interface homem-máquina. As pesquisas no geral tem como principal foco, superar as dificuldades envolvidas na interface homem-máquina. Tratar de questões diretamente relacionadas a aplicação das novas tecnologias aos processos produtivos. Tratar de questões diretamente relacionadas a aplicação das novas tecnologias aos processos produtivos. Buscar metodologias que compatibilizem a tecnologia às demandas dos usuários. Buscar metodologias que compatibilizem a tecnologia às demandas dos usuários.

9 Relacionado à Pesquisa, no âmbito desta disciplina, vamos: Conhecer as etapas de uma pesquisa Conhecer as etapas de uma pesquisa Conhecer o processo de elaboração de projetos de pesquisa Conhecer o processo de elaboração de projetos de pesquisa Conhecer processos envolvidos no desenvolvimento de uma pesquisa Conhecer processos envolvidos no desenvolvimento de uma pesquisa Redigir pré-projetos de Pesquisa Redigir pré-projetos de Pesquisa

10 PARA ISSO: A dedicação séria e responsável de todos nós é um elemento fundamental.

11 Roberval Francisco de Lima Universidade Federal de São Carlos-UFSCar Academia de Ensino Superior- AES Fone: (16)


Carregar ppt "METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google