A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformação de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformação de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Transformação de Dados

2 Transformação de dados
O SPSS permite a criação de uma nova variável a partir de transformações sobre outras variáveis. ·         Podem criar-se novas variáveis, ou alterar-se os valores de variáveis já existentes. ·         Podem calcular-se valores sobre apenas uma parte dos casos, baseando-se em condições lógicas. ·         Podem usar-se mais de setenta funções pré-existentes: funções aritméticas, estatísticas, de distribuição, e de manipulação de caracteres.

3 Cálculo de uma variável
·         Na barra de menus escolher: Transform  Compute… ·         Introduzir o nome da variável destino, que pode já existir, ou ser uma variável nova. ·         Construir a expressão escolhendo as funções na lista de funções, e os operadores na lista de operadores. Opcionalmente pode digitar a expressão a partir do teclado.

4 Cálculo de uma variável
Variável destino Expressão que gera o valor da variável destino Lista de funções

5 Subconjunto de casos Premindo o botão If, pode introduzir-se uma expressão condicional que limita o número de casos calculados a um subconjunto determinado. O exemplo seguinte, selecciona apenas os casos cuja categoria de emprego seja 3, e cujo tempo de serviço seja igual ou superior a 12 meses.

6 Subconjunto de casos Condição

7 Operadores lógicos e aritméticos
Operadores aritméticos básicos Operadores relacionais: Menor Maior Menor ou igual Maior ou igual Igual Diferente Operadores lógicos: E lógico (produto lógico) Ou lógico (soma lógica) Negação lógica Exponenciação

8 Recodificação de valores
A recodificação de variáveis é muito útil na combinação de categorias. A recodificação pode ser de três tipos diferentes: Recodificação na mesma variável Recodificação numa variável diferente Recodificação automática

9 Recodificação na mesma variável
·         Na barra de menus escolher: Transform  Recode  Into Same Variables… ·         Seleccionar as variáveis que se pretendem recodificar. ·         Premir o botão Old and New Values, para especificar a recodificação.

10 Recodificação na mesma variável

11 Recodificação numa variável diferente
·         Na barra de menus escolher: Transform  Recode  Into Different Variables… ·         Seleccionar as variáveis que se pretendem recodificar. ·         Introduzir o nome da nova variável e premir o botão Change. ·         Premir o botão Old and New Values, para especificar a recodificação.

12 Recodificação numa variável diferente

13 Recodificação automática
O SPSS recodifica automaticamente variáveis do tipo String (texto) ou numéricas, em números inteiros consecutivos. ·         Na barra de menus escolher: Transform  Automatic Recode… ·         Escolher variável. ·         Digitar novo nome. ·         Premir New Name.

14 Recodificação automática


Carregar ppt "Transformação de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google