A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Função Logarítmica A Base e (número de Neper) Atribui-se a John Napier (1550-1617) a descoberta do número e, embora ele mesmo não tenha percebido a importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Função Logarítmica A Base e (número de Neper) Atribui-se a John Napier (1550-1617) a descoberta do número e, embora ele mesmo não tenha percebido a importância."— Transcrição da apresentação:

1 Função Logarítmica A Base e (número de Neper) Atribui-se a John Napier ( ) a descoberta do número e, embora ele mesmo não tenha percebido a importância desse número irracional e transcendente. O símbolo e foi usado por Euler em A designação deste número e por Euler conserva-se como homenagem a este matemático. Pelas suas propriedades particulares, o número e tem sido usado como base de logaritmos, embora a base 10 seja a mais usada em aplicações práticas. A base de logaritmos inventada por Neper utilizava o número e, pelo que este continua a chamar-se "número de Neper" e os logaritmos de base e logaritmos "neperianos" ou "naturais".

2 CONCEITO e = 2, O e é o único número positivo superior a 1 cuja região indicada corresponde a uma unidade de área.

3 Aplicações O número e é importante em quase todas as áreas do conhecimento, modela fenômenos de importância vital nos mais variados campos da ciência: físico-química, biologia, economia, agronomia, geografia, medicina, sociologia, engenharia.

4

5

6

7

8 f(x) = Ln(x) p(x) = Ln(x + 3) s(x) = Ln(x - 3) q(x) = Ln(x - 1) g(x) = Ln(x + 1)

9

10

11

12

13

14

15

16

17 Programa utilizado: GeoGebra Prof.ª Gerusa Rocha Vanin


Carregar ppt "Função Logarítmica A Base e (número de Neper) Atribui-se a John Napier (1550-1617) a descoberta do número e, embora ele mesmo não tenha percebido a importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google