A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Dados Ciências Contábeis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Dados Ciências Contábeis."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Dados Ciências Contábeis

2 Objetivo Descrever, analisar e tratar os dados coletados, de forma a prepará-los para as análises a serem feitas nos próximos capítulos.

3 Estatística A importância da estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social. O mercado de trabalho atual demanda cada vez mais profissionais que sejam capazes de tomar decisões de forma rápida e eficiente. Os profissionais que se apóiam no estudo do que se observa diariamente e conhecem os conceitos básicos de estatística, compreendem melhor o fundamento de sua área de trabalho. As aplicações da Estatística se estendem a praticamente todas as áreas do conhecimento: Física, química, engenharia, administração, economia, Contábeis, etc.

4 Aplicação É uma importante ferramenta no processo de tomadas de decisões, facilitando a direção, organização e controle das empresas. Por meio de pesquisas de opinião e formação de bancos de dados a empresa pode conhecer melhor a comunidade na qual está inserida, quem é o seu cliente potencial, qual sua expectativa de consumo, quem são seus concorrentes. Pode, ainda, conhecer a realidade social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis.

5 Conceitos básicos de Estatística
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

6 Conceitos básicos de Estatística
Os ramos da estatística: Estatística descritiva: responsável pela coleta, organização e a descrição dos dados. Estatística indutiva ou inferencial: responsável pela análise e interpretação desses dados.

7 Conceitos básicos de Estatística
População: É um conjunto de indivíduos (ou objetos) que apresentam pelo menos uma característica em comum. Ex: Conjunto de todas as notas dos alunos de Estatística. Amostra: É uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a população. Ex: Pesquisa eleitoral para presidente da república.

8 Conceitos básicos de Estatística
Exemplo: Em um levantamento recente, perguntou-se a 1005 adultos do Estado de Minas Gerais se eles liam notícias na internet pelo menos uma vez por semana; 600 adultos responderam que sim. Identifique a população e a amostra. Descreva o conjunto de dados. Solução: A população consiste das respostas de todos os adultos no Estado de Minas Gerais, e a amostra consiste das respostas dos 1005 adultos  do Estado de Minas Gerais no levantamento. Observe que a amostra é um subconjunto das respostas de todos os adultos do Estado de Minas Gerais. O conjunto de dados consiste de 600 sim e 405 não.  

9 Conceitos básicos de Estatística
Variáveis Variável é um conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, ou seja, para cada elemento investigado, tem-se associado um resultado. Ex: número de filhos, estado civil, salário, etc.

10 Conceitos básicos de Estatística
Existem dois tipos de variáveis: variável qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos: sexo, cor dos olhos, estado civil, etc. variável quantitativa: quando seus valores são expressos em números: salário, idade, número de filhos, etc.

11 Conceitos básicos de Estatística
A variável quantitativa pode ser: contínua peso, altura, salário, idade Quantitativa discreta nº de filhos, nº de carros

12 Fases de um Trabalho Estatístico
Definição do problema Formulação correta do problema. Saber exatamente o que se pretende estudar. Planejamento Determinar o procedimento necessário para resolver o problema. Que dados deverão ser obtidos? Como se deve obtê-los? 2 tipos de levantamento • Censitário: abrange toda a população (Censo ou Recenseamento). • Amostragem: estuda-se uma parte da população (amostra).

13 Coleta dos dados Apuração dos dados
Obtenção, reunião e registro dos dados: Fontes Primárias: dados coletados diretamente pelo pesquisador. Fontes Secundárias: através de relatórios, arquivos, livros, etc. Apuração dos dados Tratamento prévio dos dados coletados, resumindo-os através de sua contagem e agrupamento.

14 Apresentação dos dados
Apresentação Tabular: apresentação numérica em tabelas. Apresentação gráfica: apresentação geométrica que permite uma visualização rápida do fenômeno estudado. Análise e interpretação Consiste em tirar conclusões que auxiliam o entendimento do problema em estudo e fazer generalizações (inferências) e previsões.

15 Amostragem Técnica para escolher amostras que garante o acaso na escolha; ou seja, qualquer elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido.

16 Técnicas de amostragem
Amostragem Aleatória Cada elemento da população tem a mesma chance de ser escolhido. Ex: Numa turma de 50 alunos, quero uma amostra representativa de 10 alunos. Amostragem Estratificada Classificar a população em, ao menos dois estratos (grupos) e extrair uma amostra de cada um. Ex: Numa turma de 50 alunos, dividir a turma em meninos e meninas e tirar uma amostra representativa de 10% dessa população.

17 Amostragem Sistemática
Escolher cada elemento de ordem k. Essa técnica de amostragem é utilizada em populações que possuem os elementos ordenados. Ex: Numa turma de 50 alunos, você ordena os alunos por ordem alfabética e estabelece um critério: a cada 3 alunos da lista você escolhe um aluno para compor a sua amostra representativa.

18 EXERCÍCIOS APLICATIVOS!!!


Carregar ppt "Análise de Dados Ciências Contábeis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google