A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba."— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba

2 ANTROPOLOGIA FOCO DE INTERESSE O HOMEM E SUA CULTURA (PRODUÇÕES, COMPORTAMENTOS, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS).

3 ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA: MEADOS DO SÉCULO XIX. ESCOLA EVOLUCIONISTA: UMA SÓ HISTÓRIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. COMPREENSÃO DE HOMENS EXÓTICOS DE REGIÕES AFASTADAS. DISTANCIAMENTO SUJEITO/ OBJETO= antropólogos de gabinete.

4 OBJETO DE ESTUDO (SÉC. XIX): HOMENS CONSIDERADOS CULTURALMENTE INFERIORES

5 PENSAMENTO DA ÉPOCA PRECONCEITUOSO DIFERENÇAS=DESIGULDADES JUSTIFICAVA A COLONIZAÇÃO DOS POVOS

6 SÉCULO XX: o que mudou.... OBJETO DE ESTUDO: QUALQUER GRUPO CONTEMPORÂNEO. COLETA DE DADOS IN LOCO. ETNOGRAFIA: DESCRIÇÃO MINUCIOSA DOS HÁBITOS, COSTUMES, RITUAIS DE QUALQUER POVO. ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DAS AÇÕES HUMANAS (LÓGICA).

7 SÉCULO XX DUPLO MOVIMENTO TRANSFORMAR O EXÓTICO EM FAMILIAR E O FAMILIAR EM EXÓTICO (DaMatta, 1978).

8 SÉCULO XX: MUDANÇAS NO CONCEITO DE CULTURA. Não fazemos: JUÍZOS DE VALOR MELHOR PIOR MAIS EVOLUÍDO MENOS EVOLUÍDO SEM CULTURA

9 DEFINIÇÕES DE CULTURA Durham (1977): A cultura constitui um processo pelo qual os homens orientam e dão significados às suas ações através de uma manipulação simbólica que é atributo fundamental de toda a prática humana.

10 DEFINIÇÕES DE CULTURA Laplantine (1988): é o conjunto dos comportamentos, saberes e saber- fazer característicos de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo essas atividades adquiridas através de um processo de aprendizagem, e transmitidas ao conjunto de seus membros.

11 DEFINIÇÕES DE CULTURA Geertz (1989): Acreditando que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise (...).

12 NOS DIAS ATUAIS... PAPEL DO ANTROPOLÓGO MAPEAMENTO E RECONSTRUÇÃO DA LÓGICA QUE ORIENTA OS COMPORTAMENTOS HUMANOS = NADA É NATURAL.

13 PARA PENSAR... GEERTZ (1989): PARECE NÃO EXISTIR O QUE CHAMAMOS DE NATUREZA HUMANA INDEPENDENTE DA CULTURA.

14 CULTURA SIMBÓLICA PROCESSO DINÂMICO PÚBLICA

15 IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EVITAR QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO : GRUPOS DE ALUNOS. ROMPER COM A DISSOCIAÇÃO NATUREZA X CULTURA. FATO SOCIAL TOTAL: (UNIDADE DO HUMANO). PROBLEMATIZAR A BIOLOGIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CORPO.

16 IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA O CORPO É CONSTRUÍDO CULTURALMENTE: MARCAS. O BIOLÓGICO É COMUM A TODOS OS CORPOS, PORÉM A CULTURA NOS DIFERE= HUMANOS AS DIFERENTES CULTURAS SÃO COMO LENTES COM AS QUAIS ENXERGAMOS O MUNDO QUE NOS RODEIA.


Carregar ppt "PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google