A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE P & D ANEEL - 0395-026/2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE P & D ANEEL - 0395-026/2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES

2 OBJETIVOS DO PROJETO 1 – Desenvolver Metodologia de Ativação da Turfa 1.1 – Determinar os parâmetros técnicos da turfa 1.2 – Pesquisar a capacidade de captura pela Turfa dos contaminantes dos óleos utilizados nos trafos. 1.3 – Definir o potencial da Turfa para utlizar como meio adsorvente alternativo em substituição aos materiais empregados atualmente. 2 – Montar Protótipo do Sistema de Regeneração on line Definir componentes e esquemas de operação. 2.2 – Especificar meios de contrôle e fornecedores. 2.3 – Definir os recursos de informatização e os meios de transmissão dos dados obtidos.

3 1 – Racionalizar a Manutenção 1.1 – Definindo atividades mais importantes e fundamentais aos operadores e ao Setor Elétrico. 1.2 – Assistência dos operadores será a distância ou eventual. 1.3 – O processo ocorre sem desligamento do trafo, evitando repressão na demanda de energia. 2 – Aumentar a Vida Útil dos Equipamentos RESULTADOS ESPERADOS: Mantendo o Trafo e o Óleo em condições técnicas de operação. 2.2 – Análise Físico-Química para acompanhamento do desempenho do sistema. 2.3 – Economia na substituição do óleo de refrigeração pelo tratamento continuado do mesmo - Regeneração.

4 O SISTEMA: Máquina de Tratamento de Óleo Isolante Celesc Diagrama Unifilar P P Temperatura F5 PM F1 Y EE 36 F0,5 X X X X X = Eletroválvula P = Medidor de Pressão c/contato Elétrico Y = Ponto futuro = Válvula = Flange W = Medidor de vazão com purgador e visor W EE 36 Bomba Engrenagem Percolador Transformador

5 DIAGRAMA ISOMÉTRICO DO SISTEMA

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18 CONCLUSOES 1 – O protótipo foi desenvolvido em equipe, através de reuniões técnicas para que podesse operar de forma desassistida, com a transmissão informatizada dos dados gerados pelo contrôle de qualidade. 2 – Participaram das reuniões, fornecedores, técnicos do Setor Elétrico, Técnicos e Engenheiros Elétricos, Mecânicos, Eletrônicos e Químicos, com contribuições específicas para o sucesso do projeto. 3 – O apoio da CELESC foi incontestável no delineamento das atividades para que a máquina tivesse capacidade de executar os contrôles definidos para o tratamento de óleo. 4 – Os resultados obtidos na pesquisa com a Turfa mostraram que ela é um material com potencial capaz de substituir alguns produtos com uso consagrado no Brasil, com a vantagem de apresentar baixo teor de resíduo final. 5 – A turfa, embora apresente menor poder de adsorção de compostos polares e metálicos em relação aos outros materiais usados nesta área, ela é um produto incinerável, podendo ser utilizado como combustível na geração de energia elétrica. 6 – Com relação a informatização do protótipo, foi instalado sistema de transferência de dados via CLP/GPRS.


Carregar ppt "PROJETO DE P & D ANEEL - 0395-026/2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google