A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Como os alunos vinham a trabalhar com os robôs da Lego Mindstorms, resolvemos premiá-los pela motivação e empenho que mostraram nas diversas tarefas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Como os alunos vinham a trabalhar com os robôs da Lego Mindstorms, resolvemos premiá-los pela motivação e empenho que mostraram nas diversas tarefas."— Transcrição da apresentação:

1  Como os alunos vinham a trabalhar com os robôs da Lego Mindstorms, resolvemos premiá-los pela motivação e empenho que mostraram nas diversas tarefas. Assim, depois de ponderadas diversas situações resolvemos levar cinco alunos para representar a escola na RoboParty 2009. Esta era uma experiência completamente nova, para nós professores, para os alunos e para a escola. Contudo, apesar do desconhecido achámos que teria todo o interesse participar neste evento para contactar com o mundo, ainda em crescimento, da robótica educativa.  Célia Ribeiro  Carla Machado Agrup. Escolas Gonçalo Sampaio Póvoa de Lanhoso – Braga Portugal  Manuel Filipe Costa Deptº Física – Universidade do Minho – Braga Portugal  Clara Coutinho IEP– Universidade do Minho – Braga Portugal  Célia Ribeiro  Carla Machado Agrup. Escolas Gonçalo Sampaio Póvoa de Lanhoso – Braga Portugal  Manuel Filipe Costa Deptº Física – Universidade do Minho – Braga Portugal  Clara Coutinho IEP– Universidade do Minho – Braga Portugal  Dar a oportunidade aos alunos de contactar com a robótica educativa noutro contexto que não na sala de aula. Do mesmo modo, pretendia-se motivar os alunos para o uso desta ferramenta educativa na sala de aula e noutras iniciativas. E, ainda, mostrar as potencialidades desta ferramenta aos alunos como uma nova tecnologia Educativa.  Com esta participação, para além dos prémios que obtivemos nas diversas participações, conseguimos mostrar aos alunos que quando nos empenhamos numa determinada tarefa conseguimos sempre extrair um resultado positivo. Demos a oportunidade a estes jovens de contactar com pessoas especialistas na área e com outros alunos que participam activamente neste tipo de projectos.  Sentimos que foi um grande desafio para os alunos, algo que apesar de complexo lhes deu motivação para terminar as devidas tarefas com precisão e minuciosidade. Depois de participar neste evento os alunos ficaram muito motivados e interessados em participar activamente noutros eventos semelhantes. Do mesmo modo aqueles alunos que não participaram tão activamente quanto se era esperado mostraram-se mais interessados pela área e apoiaram orgulhosamente os colegas nas mostras que se seguiram. Olhando para trás, podemos ver que estes alunos tiveram uma oportunidade única ao participarem neste evento educativo. Puderam contactar com um robô que exigia conhecimentos quer para soldar os componentes quer para programar.  Pensámos que todos saímos mais ricos depois de termos participado e trabalhado afincadamente nestas actividades.  Após um longo período contínuo de trabalho, um conjunto de alunos foi seleccionado para participar na RoboParty2009, um evento de robótica em Guimarães, onde mais de 100 equipas participaram e competiram durante 3 dias construindo os seus próprios robôs (com um kit pré-concebido pela organização).  No primeiro dia do evento, tivemos acesso ao kit e a uma formação breve de como soldar os diferentes componentes do kit. Fomos para a mesa e passámos o dia inteiro e parte da noite a soldar os kits robóticos. Esta era uma actividade penosa pois exigia movimentos muito precisos. Os alunos conseguiram realizar essa etapa com grande eficiência.  Posteriormente, começaram a programar em Basic, uma linguagem nova para quase todos, com excepção de uma das professoras. Todos nos esforçámos para aprender esta linguagem de programação para que pudéssemos programar os passos dos nossos robôs. Depois de termos concluídas as partes de construção e alguns pequenos passos de programação decidimos vestir os robôs como dois dançarinos típicos da região do Minho. Um robô foi o "Manel", o outro a "Maria", com estes dois personagens entrámos na competição de dança. Mais de cem equipas participaram nesta modalidade, assim fomos apanhados de surpresa quando anunciaram o primeiro prémio para a dança e chamaram pelo nome da nossa equipa.  Posteriormente a este evento os alunos participaram com os robôs noutros encontros de robótica nomeadamente no Festival Nacional de Robótica onde obtiveram o quarto lugar na competição de dança e foram, ainda, convidados pela DREN para apresentarem o seu trabalho em mostras pedagógicas (Amares e Santa Maria da Feira).


Carregar ppt " Como os alunos vinham a trabalhar com os robôs da Lego Mindstorms, resolvemos premiá-los pela motivação e empenho que mostraram nas diversas tarefas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google