A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartografia. Elementos de um mapa Título Legenda Escala Cartográfica Projeção Cartográfica Coordenadas Geográficas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartografia. Elementos de um mapa Título Legenda Escala Cartográfica Projeção Cartográfica Coordenadas Geográficas."— Transcrição da apresentação:

1 Cartografia

2 Elementos de um mapa Título Legenda Escala Cartográfica Projeção Cartográfica Coordenadas Geográficas

3 Projeções Cartográficas Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.

4

5

6

7 a) Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.

8 b) Equivalentes – quando as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.

9 c) Afiláticas – quando as áreas e os ângulos apresentam-se deformados.

10 Outros Exemplos de Projeções Cartográficas Projeção cônica Projeção Azimutal Eqüidistante Polar Projeção de Mollweide Projeção de Goode, que modifica a de Mollweide

11 As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica. - Escala numérica: É representada em forma de fração 1/ ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real. Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a cm no espaço real. - Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica. Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real. Escalas Cartográficas

12 1/ /

13 Legendas Cartográficas

14 Fusos Horários As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. Anteriormente, usava-se o tempo solar aparente, de forma que a hora do dia se diferenciava ligeiramente de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15º.

15

16 Fusos Horários Brasileiros


Carregar ppt "Cartografia. Elementos de um mapa Título Legenda Escala Cartográfica Projeção Cartográfica Coordenadas Geográficas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google