A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMATOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMATOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 CLIMATOLOGIA

2 CLIMATOLOGIA - CONCEITO
É a ciência que estuda cientificamente o tempo. Tempo – estado momentâneo da atmosfera com relação à temperatura, unidade, nebulosidade, precipitação e outros fenômenos Meteorológicos. Clima – é a síntese das características da atmosfera durante um período de aproximadamente 30 – 35 anos,.

3 CLIMOGRAMA - CONCEITO É um gráfico que permite a análise do clima da região representada, observando-se a variação da temperatura e da pluviosidade durante um ano, mês a mês.

4 CLIMA Conceito: conjunto das variações de tempo em um determinado lugar. Elementos do clima: temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Fatores que interferem no clima: latitude, altitude,correntes marítimas , maritimidade e continentalidade.

5

6 LATITUDE Quanto maior a latitude, menor a temperatura, devido a inclinação do eixo do Planeta promover a irradiação do sol de forma diferenciada na circunferência da Terra.

7

8 ALTITUDE Quanto maior a altitude, menor a temperatura.

9

10 MARITIMIDADE / CONTINENTALIDADE
Maritimidade: as regiões que apresentam litoral, têm seu clima amenizado pela presença do mar (verões menos quentes e invernos menos frios). Continentalidade: as regiões que não apresentam litoral, têm climas mais rigorosos (verões mais quentes e invernos mais frios)

11

12 CORRENTES MARÍTIMAS Influenciam nas condições atmosféricas das áreas litorâneas próximas às quais circulam. São verdadeiros rios de água salgada circulando na superfície dos oceanos. Sua profundidade é variável, assim como a sua largura. As correntes frias originam-se em áreas próximas aos pólos e, as correntes quentes, em áreas próximas ao Equador.

13 Corrente quente Corrente fria

14 TIPOS CLIMÁTICOS Clima Tropical: altas temperaturas; chuvas no verão e invernos secos. Clima Equatorial: altas temperaturas; chuvas abundantes o ano todo. Clima Subtropical: baixas temperaturas; chuvas regulares durante o ano todo. Clima Tropical Semi-árido: altas temperaturas; chuvas irregulares durante o ano todo, havendo períodos de secas. Clima Polar: baixíssimas temperaturas, muitas vezes abaixo a temperatura chega abaixo de zero; verões chuvosos e invernos secos, com precipitação de neve e geadas. Clima Desértico: altas temperaturas; chuvas escassas ou inexistentes durante alguns meses.

15 ANÁLISE DE CLIMOGRAMAS
Observa-se a quantidade mensal da pluviosidade e da temperatura.

16 Clima frio polar: temperaturas baixas / chuvas constantes.

17 Clima frio polar

18 Clima subtropical: temperaturas mais baixas no inverno / chuvas constantes.

19 Clima Desértico: temperaturas altas durante o ano / chuvas escassas ou inexistentes em alguns meses.

20 Clima Tropical de Altitude: temperaturas médias o ano todo / chuvas no verão e invernos secos.


Carregar ppt "CLIMATOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google