A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda. GRUPO DE ESTUDO E DISCUSSÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS REGIONAL (GED NTE-REGIONAL)

2 Metodologia para quem quer aprender Pedro Demo
Em sociedades que prezam mais o conhecimento como fundamento imprescindível da autonomia, estudar não se vincula a procedimentos instrucionais, mas têndencialmente à dedicação desconstrutiva/reconstrutiva sistemática.

3 Entre nós, aprender coincide com ter aula, confunde – se aula com aprendizagem, isto está demonstrado na LDB quando se estatuíram os 200 dias letivos. Dados do Inep (Saeb), demonstram que aumentar aula não significa melhor aproveitamento. Os dados insinuam que as aulas não produzem aprendizagem

4 É difícil convencer disso o professor, já que se identifica com suas aulas e acredita que o aluno necessita delas como oxigênio para sua vida. Aprender é uma dinâmica de dentro para fora, tendo o aprendiz na condição de sujeito e não de ouvinte. Aula só faz sentido se o aluno aprender bem e isto não ocorre.

5 Estudar não é hábito entre os professores, foram formados em instituições instrucionistas, muito distanciadas da pesquisa e elaboração própria conviveram com professores que apenas davam aula e não estudavam, foram avaliados sempre pela prova reprodutiva e agora possuem um diploma, que, supostamente, os dispensaria de estudar.

6 O estudo bem feito sempre resulta em autoria, o que retira do interesse procedimentos de cópia, transmissão, aquisição. Estudar bem não combina com receber conteúdos simplificados, abreviados, resumidos, via aula. Não se estuda apenas o que dá prazer, porque o que é importante nem sempre é prazeroso. Estudioso é quem tem motivação própria para estudar.


Carregar ppt "Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google