A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CIRCULATÓRIO

2 SISTEMA CIRCULATÓRIO Sangue – constituintes e respectivas funções;
Funções do Sistema Circulatório; Estrutura do coração; Circulação sanguínea; Disfunções do Sistema Circulatório.

3 SISTEMA CIRCULATÓRIO É constituído pelo coração e por vasos sanguíneos - artérias, veias e capilares. As artérias são responsáveis pela saída do sangue para as restantes partes do corpo, são mais espessas que as veias. As veias, são responsáveis pela chegada do sangue ao coração, ao contrário da idéia muitas vezes generalizada não transportam apenas sangue venoso, mas também arterial (ex. Veias pulmonares). Os capilares são os vasos de menor calibre. A sua parede possui uma única camada de células e ramificam-se por todo o corpo. Por fim, o coração, é um poderoso músculo (miocárdio) que bombeia o sangue para todo o organismo.

4 Funções Sistema Circulatório
Transporte de gases resultantes da respiração e necessários para a respiração celular; Transporte de nutrientes e substâncias resultantes do metabolismo; Transporte de elementos do sistema imunitário.

5 Estrutura do coração O coração, é constituído por 4 cavidades:
2 aurícula e dois ventrículos. As aurícula recebem o sangue, enquanto que é dos ventrículos que o sangue abandona o coração. O músculo cardíaco designa-se por miocárdio e é responsável pelos seus movimentos rítmicos. Entre o ventrículo esquerdo e direito encontra-se um septo. As aurículas comunicam com os ventrículos por válvulas.

6 SISTEMA CIRCULATÓRIO Válvulas cardíacas Válvula Localização
Impede o refluxo Tricúspide Septo átrio-ventricular D Do ventrículo D para o átrio D Bicúspide ou mitral Septo átrio-ventricular E Do ventrículo E para o átrio E Pulmonar Base da artéria pulmonar Da artéria pulmonar para o ventrículo D Aorta Base da artéria aorta Da aorta para o ventrículo E As válvulas cardíacas são estruturas musculares entre as câmaras cardíacas, ou entre uma câmara cardíaca e um vaso, com a função de impedir o refluxo de sangue, o que diminuiria não apenas a pressão com que o coração impulsiona o sangue, como também a distribuição de oxigênio às células.

7 Estrutura do coração O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que do ventrículo direito, já que precisa gerar uma maior pressão para impulsionar o sangue por todo o corpo através da artéria aorta. No início da artéria aorta e artéria pulmonar existem válvulas. Estas têm como função permitir que o sangue circule num, e apenas num, determinado sentido. No lado direito do coração circula apenas sangue venoso, enquanto que do lado esquerdo circula sangue arterial, não existindo mistura destes dois tipos de sangue no coração.

8 SISTEMA CIRCULATÓRIO O coração e seus principais vasos e câmaras sanguíneas I II III IV VIII VII VI V I – Artéria pulmonar II – Artéria aorta III – Veia cava IV – Veia pulmonar V – Átrio direito VI – Ventrículo direito VII – Átrio esquerdo VIII – Ventrículo esquerdo

9 SISTEMA CIRCULATÓRIO A circulação sanguínea pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, para oxigená-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Por isso se diz que nossa circulação é dupla.

10 SISTEMA CIRCULATÓRIO O trajeto: VD  pulmões  AE
é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação. VE  todos os órgãos  AD é denominado circulação sistêmica ou grande circulação.

11 CIRCULAÇÃO PULMONAR Tem como função oxigenar o sangue, ocorre nos pulmões. Esta circulação começa com a saída do sangue do ventrículo direito pela artéria pulmonar, passagem do sangue pelos pulmões (com trocas gasosas – hematose pulmonar) e o regresso do sangue ao coração, à aurícula esquerda, através das veias pulmonares.

12 SISTEMA CIRCULATÓRIO Esquema da pequena circulação (pulmonar)
Retira gás carbônico do sangue e a ele adiciona o oxigênio

13 CIRCULAÇÃO SISTÊMICA Tem como função a distribuição de oxigênio e nutrientes por todas as células do organismo. O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta para todo o corpo e regressa ao coração, mais concretamente à aurícula direita (agora rico em CO2 e pobre em O2 – venoso ) pela veia cava inferior, da parte inferior do corpo e pela veia cava superior, da parte superior do corpo (cabeça).

14 tecidos e deles retira o
SISTEMA CIRCULATÓRIO Esquema da grande circulação (sistêmica) Fornece oxigênio aos tecidos e deles retira o gás carbônico.

15 SISTEMA CIRCULATÓRIO Associação da pequena e grande circulação
I – Artéria pulmonar II – Veias pulmonares III – Artéria aorta IV – Veias cavas

16 DISFUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Ao contrário do que se pensava, os problemas cardíacos podem atingir pessoas de qualquer idade, inclusive adolescentes. Stress, vida sedentária, tabagismo, álcool em excesso, muitos males irreparáveis ao coração. Mas, mesmo com as insistentes campanhas publicitárias, conselhos de médicos e de especialistas, pouca gente dá a atenção devida a este perigo, que aflige milhões de pessoas, e o que é pior, pouca gente sabe que os problemas cardíacos também podem atingir pessoas jovens - inclusive os adolescentes. Além disso, uma pessoa que também tenha uma vida normal, que faça exercícios com frequência, não fuma, nem bebe e que viva com tranquilidade, sem preocupações também pode ter problemas com o coração.

17 Hipertensão Arterial DISFUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
É, geralmente, uma elevação anormal da pressão dentro das artérias. Aumenta o risco de perturbações como o AVC, a ruptura de um aneurisma, uma insuficiência cardíaca, um enfarte do miocárdio. Refere-se a um quadro de pressão arterial elevada, independentemente da causa, valores superiores a 120/80 mmHg. Chama-se-lhe «o assassino silencioso» porque, geralmente não causa sintomas durante muitos anos (até que lesiona um órgão vital).

18 Aterosclerose DISFUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Já vimos que as artérias são tubos, ou vasos sanguíneos, que levam o sangue do coração para todas as partes do organismo. O seu interior deve ser liso e permitir a livre passagem do sangue circulante. No entanto, com o passar dos anos e com a contribuição de vários factores perniciosos (chamados factores de risco), podem-se formar placas duras e gordurosas no interior das artérias. Estas, à medida que vão aumentando de tamanho e irregularidade, tornam mais difícil a passagem do sangue e as artérias perdem elasticidade. Denominam-se placas ateroscleróticas e este processo é denominado aterosclerose.

19 Angina de peito DISFUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
É uma dor torácica transitória ou uma sensação de pressão que se produz quando o músculo cardíaco não recebe oxigênio suficiente. Resulta de uma doença das artérias coronárias (levam o sangue ao músculo cardíaco), estas não recebem sangue suficiente devido a uma anomalia que reduz o fluxo sanguíneo, consequentemente, as células do miocárdio não recebem o oxigênio e morrem, desencadeando um episódio de dor.

20 Infarto do miocárdio DISFUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
É uma lesão no músculo cardíaco causada pela obstrução da artéria coronária, responsável pela irrigação do coração. Quando a artéria entope, parte do músculo cardíaco (miocárdio) deixa de receber sangue e nutrientes. Cerca de 20 minutos depois, essa privação mata os tecidos da região atingida. Quanto maior a artéria bloqueada, maior a área afetada.

21 SISTEMA CIRCULATÓRIO Estrutura de uma artéria
São vasos sanguíneos elásticos e musculares que distribuem o sangue para o corpo. Ramificam-se em vasos cada vez menores, chama- dos arteríolas. Devido à estrutura muscular que possuem, participam da manutenção da pressão arterial, pois podem aumentar ou diminuir o fluxo de sangue em seu interior.

22 SISTEMA CIRCULATÓRIO Estrutura das veias e suas válvulas
São vasos sangüíneos de paredes mais finas e de pouca elasticidade. São formadas pela reunião de estruturas menores, as vênulas, oriundas da aglomeração dos capilares. O sangue circula pelas veias com certa dificuldade, uma vez que elas não apresentam camada muscular significativa. É comum sua circulação ser facilitada pela musculatura esquelética, que ao contrair empurra o sangue. As válvulas impedem o refluxo sanguíneo. Quando estas falham podem ocasionar as chamadas Varizes.

23 SISTEMA CIRCULATÓRIO Estrutura das veias e capilares

24 Circulação linfática Os finíssimos capilares,devido à
pressão arterial, Perdem líquido para os tecidos. Assim as células são banhadas por fluído altamente nutritivo e oxigenado, do qual retiram aquilo de que necessitam, ao mesmo tempo que eliminam suas toxinas. Esse líquido é reabsorvido pelos vasos linfáticos e devolvido às veias, recompondo o sangue.


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google