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Redação UEM 2012 Gêneros textuais. A Prova de Redação exige do candidato a produção de dois a quatro textos em determinados gêneros textuais. A Prova.

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1 Redação UEM 2012 Gêneros textuais

2 A Prova de Redação exige do candidato a produção de dois a quatro textos em determinados gêneros textuais. A Prova de Redação é o principal instrumento de avaliação da capacidade de pensar, compreender e de expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, além de avaliar o domínio e o conhecimento dos mecanismos da língua culta. A seguir, apresenta-se a lista dos gêneros textuais que poderão ser solicitados para a produção da redação neste Concurso Vestibular. Artigo de opinião. Carta de reclamação. Carta do leitor. Notícia. Relato. Reportagem. Resposta argumentativa. Resposta interpretativa. Resumo. Texto instrucional.

3 Os gêneros textuais serão avaliados a partir de critérios previamente estabelecidos, considerando conteúdo e forma:

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5 Carta de reclamação *É utilizada quando o remetente descreve um problema ocorrido a um destinatário que pode resolvê-lo. É considerado um texto persuasivo, pois o interlocutor tenta convencer o receptor da mensagem a encontrar uma solução para o problema apontado na carta; * Por este motivo, quem reclama deve se utilizar de um discurso argumentativo: descrevendo de maneira clara o (s) problema (s) pelo qual pode ter ocorrido, as consequências se não for resolvido. A exposição dos fatos deve comprovar que o remetente tem razão, o qual pode ainda, apontar as possíveis soluções para que haja entendimento entre as partes; * Máscara – veracidade à argumentação; * Assinatura – seguir indicação da proposta.

6 Prezados senhores, Estive em seu estabelecimento e descrever a compra ou o serviço contratado, o valor pago, a forma de pagamento, os dados do produto ou serviço, conforme recibo anexo. Ocorre que especificar a solicitação, com clareza: como troca do produto, reexecução do serviço, entrega do bem prometido, etc.. Diante do exposto, solicito especificar a solicitação, com clareza: como troca do produto, reexecução do serviço, entrega do bem prometido, etc., em conformidade com o artigo inserir o número do artigo do CDC e, se possível, acrescentar o texto legal para dar ênfase à causa do Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma, fica V. Sa. notificada de que, na falta de atendimento à presente reclamação ou solicitação, no prazo de escolher entre 5 e 10, de acordo com a gravidade do assunto dias, a contar do recebimento desta, farei reclamação junto a entidades de defesa do consumidor, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis. Aguardo sua resposta por escrito. Atenciosamente,

7 Reportagem *Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas; *Pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores; *Predomínio da função referencial da linguagem; *Linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua; *Quem? O quê? Onde? Como? Por quê?

8 Manchete (título da reportagem. Deve despertar o interesse do leitor) Lide (pequeno resumo que aparece depois do título com o objetivo de resumir o que será dito) Corpo (desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo)

9 Artigo de opinião * Objetivo: expressar o ponto de vista do autor que o assina sobre alguma questão atual e relevante. Há uma clara intenção persuasiva. * Autoria: Voz reconhecida como autorizada a comentar o assunto; procede de diversos campos de atuação. A opinião pode ser divergente da opinião do meio de comunicação. Ex. Diogo Mainardi *Estrutura: não uma estrutura rígida, mas deve ter uma estrutura básica já bastante conhecida: a) parágrafo inicial contextualizando b) parágrafos seguintes com a análise e os argumentos; c) parágrafo final. *Linguagem: Uso da modalidade escrita culta (pode-se usar a 1ª. Pessoa do singular). Impregnado de subjetivismo: tom emotivo, acusações, ironia, sinais de exclamação, perguntas retóricas. DICA H: Tema polêmico (divide opiniões). Escolha seu ponto de vista. O segredo do texto é REFUTAÇÃO. Expõe o argumento que não é seu (frágil). Na sequência, coloque sua opinião, quebrando a ideia fraca. EMBATE

10 NA COVA CULTURAL (Diogo Mainardi) "Tenho medo de Caetano Veloso. Ele cisma comigo. Vai acabar me dedicando uma música. Quando isso acontecer, todo mundo vai me apontar na rua e dizer: 'Olha lá o novo Menino do Rio, olha lá o novo Leãozinho, olha lá a nova Tigresa'" É aborrecido escrever todas as semanas sobre Lula. Mas escrever sobre cultura é ainda pior. Cultura é a minha área. Foi o que eu fiz até outro dia. É onde normalmente está minha coluna. Nas páginas de cultura. Ou, na hipótese mais benevolente, nas páginas de entretenimento. Escrever sobre entretenimento é ligeiramente menos indecoroso do que sobre cultura. Cultura é o tema mais rasteiro que há. Entretenimento vem em segundo lugar. Passei os últimos quatro anos simulando interesse pela bestialidade lulista, engolindo minha repulsa por ele. Foi só por isso: para me afastar temporariamente da cultura. Agora que Lula acabou, serei sepultado de novo na cova cultural. [...]

11 Carta do leitor *Leitor expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito do tratamento dado ao assunto. Nesse gênero textual, o autor pode também esclarecer ou acrescentar informações ao que foi publicado; apesar de ter um destinatário específico – o diretor da revista, ou o jornalista que escreveu determinado artigo –, a carta do leitor pode ser publicada e lida por todos os leitores do meio de comunicação para o qual ela foi enviada; *Na carta do leitor, a linguagem pode ser mais pessoal (empregando pronomes e verbos em 1ª pessoa) ou mais impessoal (empregando pronomes e verbos na 3ª pessoa). A menor ou maior impessoalidade depende da intenção do autor: protestar, brincar ou impressionar; * As características do gênero carta do leitor: texto com intencionalidade persuasiva; com formato semelhante ao da carta pessoal, apresentando data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida, assinatura, cidade de origem.

12 NOTÍCIA Características: 1. Forma de narração ordenada; 2. Abordagem objetiva e clara dos fatos ou situações recentes de interesse público; 3. Não contém elementos nem apreciações de quem as escreveu; 4. ELEMENTOS FUNDAMENTAIS: QUEM? O QUÊ? ONDE? QUANDO? COMO? POR QUÊ? 5. Parágrafos curtos, frases curtas e simples, linguagem clara: MÁXIMO DE INFORMAÇÕES COM O MÍNIMO DE PALAVRAS.

13 UFMG (2007) Observe a imagem. Imagine-se no papel de um repórter que comparece ao local onde ocorreu a cena retratada. Redija um texto para o jornal em que você trabalha, noticiando o fato. Dê um título a sua notícia.

14 Carro sem direção só para em piscina Ontem, uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava às 16h na Avenida do Contorno, próximo à Praça Milton Campos, no bairro Serra, em Belo Horizonte. O muro de uma residência estava completamente destruído. Mas o que atraiu os olhares curiosos foi o carro que estava dentro da piscina, na área de lazer da casa. O corcel, placa GWY 1234, dirigido pelo auxiliar de serviços gerais Marcelo Pereira Cardoso, 64 anos, seguia pela avenida quando, segundo o motorista do veículo, foi fechado por outro condutor e perdeu a direção. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados para lavrar a ocorrência e resgatar o carro, o que só foi possível após a chegada de um guincho. Não houve feridos.

15 Relato *Por se tratar de um discurso condizente a experiências pessoais, geralmente, é narrado em 1ª pessoa, no qual os verbos se encontram no presente ou no pretérito (principalmente); * VALORIZAR AS AÇÕES! * A linguagem pode variar, podendo adquirir um caráter tanto formal quanto informal. Tudo dependerá do grau de intimidade existente entre narrador e seus respectivos interlocutores; *Tendo como foco o estudo do relato como gênero, atentamos para o fato de que este pertence à modalidade escrita da linguagem e, por assim dizer, o caracterizamos como sendo um gênero no qual alguém conta fatos relacionados à sua vida, cuja função é registrar as experiências pessoais no intento de que estas possam servir como fonte de consulta ou aprendizado para outras pessoas.

16 Foi uma das ocasiões mais felizes da minha vida: tinha 29 anos e acabava de me formar, apesar de ter dois empregos, ser esposa e mãe. Meus pais e meu filho de cinco anos estavam na plateia quando subi ao palco da Universidade Ashland para receber o diploma. Estava empolgadíssima e orgulhosa por iniciar uma nova carreira de professora e contribuir com o bem-estar da minha família. Mas, quando voltei para casa, havia um bilhete do meu marido, escrito nas costas de um envelope. Dizia, basicamente, que ele fora buscar as roupas e que não voltaria. Vínhamos enfrentando problemas, mas o tom definitivo do bilhete foi um choque. Ele limpara a conta bancária. Estávamos endividadíssimos. Eu deixara os empregos anteriores para procurar trabalho como professora. Além disso, estava grávida de oito meses. A maioria das moças tem uma imagem idealizada do casamento. Mas ninguém senta ao nosso lado para dizer que a realidade não é assim, que às vezes a vida é simplesmente horrível. Para mim, tudo desmoronou naquela noite. Estava envergonhada, assustada e zangada, achando que fracassara. Mas tinha o meu filho e estava prestes a trazer ao mundo uma nova vida, e, apesar da minha tristeza, tinha de seguir em frente. Na manhã seguinte, acordei (em termos literais e figurativos), pus os pés no chão, preparei o café da manhã e, basicamente, fiz tudo o que sempre fazia. Usei a rotina para me manter ocupada. Depois de passar seis anos nas forças armadas, acho que posso dizer que me senti de volta à instrução, como todos os bons soldados em situações difíceis. Um pequeno passo depois do outro, foi assim que me recuperei. E nos sete anos que se passaram desde então, continuei avançando. Consegui emprego como professora do maternal, fiz mestrado em Educação e vi meus filhos chegarem aos 12 e aos 7 anos. É claro que preferia que nunca tivessem de passar por aquilo, mas quando olho para trás fico contente pelo que aconteceu naquela época. A dificuldade me ajudou a me encontrar, a encontrar a minha voz muito mais cedo. Ela me ajudou a ficar independente, confiante e forte, coisas que espero ter ensinado aos meus filhos.

17 Resposta argumentativa *Este gênero de texto é mais parecido com uma dissertação. Sua opinião é requerida, porém, sem utilização da 1ª pessoa. Com base nos textos de apoio, fundamente sua resposta com base em seu conhecimento, procurando argumentos que fundamentem sua resposta. Neste caso, não se prenda aos textos de apoio. *Vejamos algumas dicas: - Procure deixar subentendido o enunciado da questão ao leitor, fazendo-o compreender a pergunta original sem tê-la lido; - Deixe evidente sua posição quanto ao tema (a favor/contra); - Dois ou três parágrafos; - Texto impessoal; - Sua opinião é importante.

18 Resposta interpretativa *Neste tipo de texto o autor deverá, antes de mais nada, entender a essência da proposta. É comum a banca fornecer um ou mais textos de apoio. É sobre estes textos que o autor deverá basear sua resposta. Aqui, a interpretação do conteúdo é o fundamento, portanto, quando interpretamos procuramos reproduzir esse conteúdo associando-o ao contexto dado pelo enunciado. *O autor não deverá manifestar sua opinião, mas uma interpretação dos textos de apoio. *Vejamos algumas dicas: - escreva em 3ª pessoa; - dois ou três parágrafos (para 15 linhas); - sua resposta deve estar baseada nos textos de apoio; - não dê sua opinião; - não fuja do conteúdo apresentado nos textos de apoio; - utilize uma citação para fundamentar a resposta (com base nos textos de apoio).

19 Resumo *Faça uma leitura global do texto; *Sublinhe as ideias principais do texto; *Escreva as ideias principais de cada parágrafo (parafraseie cada uma das frases que exprimem essas ideias); *Comece a escrever o resumo a partir das ideias que você parafraseou. a. Utilize uma linguagem pessoal (sua linguagem); b. Evite pormenores inúteis; c. Repita ideias. DICA H: - resumo não é cópia das principais ideias; - resumo não é o entendimento do texto; - manter o título original; - citar o autor três vezes (o texto não é seu!).

20 UEL (2012) Leia o texto a seguir, sobre o fundador da Apple, Steve Jobs, morto recentemente de câncer no pâncreas. Centralizador maníaco, totalitário e explosivo, exigia que os produtos da Apple tivessem leveza, simplicidade, funcionalidade e fossem, a começar pela embalagem, a fonte de uma experiência quase zen para seus usuários. Desapegado do dinheiro, andava em trajes despojados – calça jeans, tênis e camiseta preta –, mas triturou os executivos de terno e gravata da sua concorrente mais constante, a Microsoft, de Bill Gates. No começo do ano 2000, com o valor de uma ação da Microsoft podiam-se comprar duas ações da Apple. Onze anos depois, a Microsoft valia apenas 7% da Apple, que vem se alternando com a Exxon no posto de empresa mais valiosa do mundo. Jobs tem a estatura de Henry Ford e Thomas Edison quando se analisa seu impacto na criação da civilização tecnológica contemporânea. Será lembrado e até reverenciado daqui a 100 anos. Na vida pessoal cometeu alguns indesculpáveis erros humanos – entre eles o reconhecimento tardio da filha que teve com uma namorada quando tinha 23 anos. Sonhou em deixar uma marca no universo – e conseguiu. Morreu como um ídolo pop, o que é extraordinário para o dono de uma empresa que vendia produtos caros, ainda que quase mágicos e esteticamente próximos da perfeição. Foi parecido com a morte de John Lennon disse Steve Wozniak, parceiro dos primeiros tempos na Apple. O legado de Jobs é imenso e incontornável. Foi-se um Leonardo da Vinci da era digital, mas suas ideias e sua sabedoria ficam. Elas podem ser resumidas, em um exercício de simplicidade que era caro a Jobs, por uma de suas frases no magnífico discurso feito em 2005 para uma turma de formandos da Universidade de Stanford. Disse ele: Tenha coragem de seguir o seu coração e a sua intuição. Eles, de algum modo, já sabem o que você realmente quer ser. Jobs, de algum modo, sabia o que as pessoas queriam ter antes mesmo que elas se dessem conta do desejo de consumo. (Adaptado de: ALTMAN, Fábio. Quero deixar uma marca no universo. Veja, n.41, p.94-95, 12 out )

21 Em seu texto, publicado na revista Veja, Fábio Altman discursa a respeito de Steve Jobs, figura popularmente conhecida como fundador da empresa Apple. Altman destaca características de Jobs, pontos positivos e falhas. Expõe a simplicidade pessoal do gênio da informática e sua preocupação em sempre atingir o perfeccionismo do produto. Tal meta é mostrada desde o pensamento no que fabricar, adiantar os desejos dos clientes, até a constituição de embalagens. As virtudes de Steve Jobs são mostradas também quando se refere ao fato de que mesmo vendendo produtos caros, conseguiu sucesso mundial. Não são esquecidos os erros, como o reconhecimento tardio de uma filha, o totalitarismo e personalidade explosiva. Jobs é desenhado como alguém, a exemplo de John Lennon e da Vinci, que saiu da vida para entrar na história. Valorizou grandiosamente uma marca, bateu concorrentes fortes como a Microsoft, foi fonte de inspiração para jovens. Tudo mesclado a simplicidade e empenho de deixar uma marca no universo.

22 Texto instrucional ou prescritivo *O texto instrucional ou prescritivo tem a função de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto; *O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária. *As instruções são iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, junte, acrescente, etc.) ou por construções com verbos no modo infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.) * Os verbos aparecem acompanhados por advérbios ou locuções adverbiais que expressam o modo como devem ser realizadas determinadas ações (lentamente, rapidamente, devagar, vagarosamente, etc.)

23 Bolo fácil de nozes. 6 ovos (gemas e claras separadas) · 1 1/2 xícara (chá) de açúcar · 1 xícara (chá) de manteiga · 1 1/2 xícara (chá) de nozes picadas · 1 pacote de biscoito tipo maisena triturado Recheio: · 2 latas de leite condensado · 1 colher (sopa) de chocolate em pó · 1 gema Modo de preparo: Aqueça o forno a 180°C. Bata as claras em neve com a metade do açúcar. Reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar restante. Junte as claras reservadas, as nozes e o biscoito e misture delicadamente até ficar homogêneo. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno por 30 minutos aproximadamente. Deixe esfriar e corte ao meio. Reserve. Recheio: Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a gema e cozinhe até engrossar, sem parar de mexer. Espalhe o recheio sobre uma das partes do bolo e sobreponha a outra metade do bolo. Use o restante do creme como cobertura.


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