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Jose A MÍDIA ATRAVÉS DA TELEVISÃO Orientadora: Daniela Viegas

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Apresentação em tema: "Jose A MÍDIA ATRAVÉS DA TELEVISÃO Orientadora: Daniela Viegas"— Transcrição da apresentação:

1 Jose A MÍDIA ATRAVÉS DA TELEVISÃO Orientadora: Daniela Viegas
Marketing 2A

2 Jose GRUPO: JOSÉ PEREIRA MARCELO BOLIVAR MARCOS SILVA ONALLE DUARTE
ROSANY BRANDÃO SANDRO ROBERTO SARA CHAVES WEMERSON HUGO Jose Guerreiros Do Marketing

3 A televisão teve início no Brasil em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no Brasil, a TV Tupi. Hoje, a televisão representa um fator importante na cultura popular moderna. Em 2007, no dia 2 de dezembro, inicialmente na cidade de São Paulo a TV Digital. Marcos

4 Sandro A televisão geralmente é reconhecida como o mais poderoso meio de propaganda, porque permite visão, som, cor, movimento e alcança um amplo espectro de consumidores – mais de 87% dos domicílios brasileiros possuem televisores. O impacto da TV como veículo de comunicação é inquestionável, sendo o mais consumido, acima de 3 horas e meia diária. Mas a principal característica é por ser o meio de maior carisma entre as pessoas, fascínio este que, sem dúvida, transfere à propaganda nela veiculada.

5 Os comerciais podem ser veiculados em âmbito nacional ou em uma praça específica. Normalmente são produzidos em 15, 30, 45 e 60 segundos, sendo que alguns grandes anunciantes utilizam até mais tempo. Quase 60% do investimento publicitário no Brasil é através da televisão. Jose

6 Wemerson Continuidade - ela requer continuidade, repetição.
Diretrizes No planejamento da publicidade de TV, o anunciante deve obedecer às seguintes diretrizes: Continuidade - ela requer continuidade, repetição. Consistência – é recomendável ,manter uma diretriz consistente. O espírito das mensagens deve ser mantido, de modo a incutir nos ouvintes uma idéia clara e duradoura. Objetividade- torne os textos bem objetivos, evite generalidades vagas e frases batidas.

7 Marcelo Vantagens: Cobertura de massa; Amplo alcance;
Impacto da visão, som e movimento; Alto prestígio; Baixo custo por mil; Prende a atenção; Imagem favorável. Marcelo Desvantagens: Baixa seletividade; Vida curta da mensagem; Alto custo absoluto; Alto custo de produção; Efeito zapping; Saturação. Efeito Zapping - De início, há o zapping e também há o zipping. Zapping é a mania que tem o telespectador de mudar de canal a qualquer pretexto, na menor queda de ritmo ou de interesse do programa e, sobretudo, quando entram os comerciais. 

8 E como podemos saber quantas pessoas assistem a cada programa
E como podemos saber quantas pessoas assistem a cada programa? E que tipo de pessoas são? Quantos consumidores potenciais de um produto assistem a este ou àquele programa? É para isso que existem as pesquisas de audiência. E as emissoras de TV, bem como a maioria das agências de propaganda, compram essas pesquisas para mostrar aos seus clientes a eficiência dos programas. O anunciante deve exigir essa informação do profissional que o atende. Ele está investindo um bom dinheiro e precisa ter condições de avaliar se a opção oferecida é a melhor. Nem sempre anunciar no programa de menor preço ou com o maior desconto é a escolha ideal. Comprar só pelo preço pode ser um mau negócio.

9 Exemplos de proposta de Patrocínio
Marcelo Exemplos de proposta de Patrocínio

10 AUDIÊNCIA E SHARE - Domiciliar PERFIL DOS TELESPECTADORES
PROPOSTA DE PATROCÍNIO Domingo às 19h45 Apresentador: Silvio Santos Programa Silvio Santos As noites de domingo são muito mais alegres com o Programa Silvio Santos. São várias horas de diversão garantida, games, convidados famosos, brincadeiras com o auditório, além de boas gargalhadas com o melhor apresentador da TV. Irreverente, criativo e animado, Silvio Santos interage com o público de uma forma bem descontraída. Além de câmeras escondidas, a atração traz quadros divertidos e inovadores, brincadeiras com famosos e games com pessoas que se inscreveram no site do SBT. Todas as semanas, o telespectador tem uma série de surpresas! O Programa Silvio Santos é sucesso de audiência. Anuncie! Audiência e Perfil dos Telespectadores AUDIÊNCIA E SHARE - Domiciliar PERFIL DOS TELESPECTADORES SEXO CLASSE SOCIAL FAIXA ETÁRIA Audiência Share 45% 55% Fonte: Ibope Media / Media Workstation / Índice de Audiência e Perfil / Universo PNT / Dados Domiciliares e Individuais / Tabela de Programação / De 14/02 a 13/03/11. Ibope Media / Media Workstation / Índice de Audiência / Universo GSP / Dados Domiciliares / Tabela de Programação / De 01 a 30/03/11. DIRETORIA COMERCIAL MARKETING

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12 Rosany ANUNCIOS PARA TELEVISÃO
Na televisão os anúncios podem classificados como atrevido, insinuantes e provocativos. Porque, se não forem, eles não prenderão a atenção do telespectador e não cumprirão seu papel. Serão anúncios inúteis e essa é a última coisa que um anúncio pode ser. É preciso prender o telespectador no seu comercial, pois você tem em média 30 segundos para contar toda história. É pra vender um produto em 30 segundos, entre dezenas de anúncios, entre uma novela e outra. Então, para ser lembrado em meio às emoções que as programações das emissoras oferecem, um anúncio tem que ser agressivo, rápido, persuasivo e objetivo. Tem que prender as pessoas pela emoção, único jeito de conseguir isso em tão pouco tempo.

13 Rosany Para ser lembrado, um anúncio deve mexer com os nossos sonhos bons e com nossa fantasia. Pesquisas realizadas constataram que os anúncios com apelos emocionais são mais lembrados, porque, além de mexer com nossos sonhos e fantasias, eles como que nos colocam dentro deles, os personagens se parecem conosco, com a nossa turma, sentem-se como a gente, são, enfim, reais. Os anúncios que realizam essa proeza tornam-se marcantes. E como é que uma mensagem de apenas 30 segundos consegue ser lembrada por muito e muito tempo? Antes do comercial ir ao ar, ele foi testado infinitas vezes.

14 Marcos Textos avulsos combinados e textos de chamada
Exibição de diapositivos (slides) Table-tops e desenhos animados Marcos Textos avulsos combinados e textos de chamada; Exibição de diapositivos (slides); Table-tops e desenhos animados; Filmes; Comerciais ao vivo; Programas; Vídeo tapes; Merchandising; Comerciais ao vivo

15 Programas Merchandising Marcos Filmes Vídeo tapes

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17 Sandro A função é prender o espectador
A mídia veiculada na TV exige planejamento, pesquisa e estratégia. A função é prender o espectador clara, objetiva, consistente e continua Sandro

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19 Custo por mil: Existem várias formas de escolher os melhores programas para veicular um comercial de TV. Uma das mais utilizadas pelos especialistas em mídia é a análise do custo por mil. O primeiro passo para essa análise é verificar o tipo de pessoa que realmente assiste a cada programa. Depois, descobrir quantas são as que interessam, isto é,. aquelas que podem comprar determinado produto. O próximo passo é verificar quanto custa para anunciar em cada programa; calcular quanto custa para atingir, com o programa escolhido, cada pessoa que interessa. E escolher, comparando todos eles.

20 Confira o exemplo dos programas A e B. :
O primeiro atinge 10 mil pessoas e cobra R$ por comercial; o segundo cobra R$ por um comercial e atinge 40 mil pessoas. É claro que o programa B, apesar de ter um preço maior, não é o mais caro, pois é a melhor escolha do ponto de vista da rentabilidade. O programa A teria que custar a metade do preço para ter a mesma rentabilidade e, ainda assim, estaria atingindo bem menos pessoas de cada vez.

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