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MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Vantagem Competitiva e Sistemas de Valor.

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Apresentação em tema: "MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Vantagem Competitiva e Sistemas de Valor."— Transcrição da apresentação:

1 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Vantagem Competitiva e Sistemas de Valor

2 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Os Impactos da Globalização da Economia nas Empresas e nos Profissionais

3 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP A Empresa Moderna é aquela que: -Realiza seus clientes na sua plenitude - Satisfaz seus Funcionários - Traz retorno aos Investidores - Integra-se à Comunidade -Respeita o Meio Ambiente e pratica valores éticos

4 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Acionistas Podem Diversificar, a Empresa Deve Estar Sempre Focada

5 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP A Diferença entre Acionista e Dono

6 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Análise de Cenários Permitindo Ações Pró Ativas Análise de Cenários Permitindo Ações Pró Ativas

7 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Cultura de Números Sistemas de informações gerenciais eficientes, facilitando decisões

8 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Parcerias e Alianças... promovendo competitividade !!!

9 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP As Tendências Crescentes de Fusões e Incorporações de Empresas Ganhos de escala para enfrentar a concorrência Instituições financeiras: 1997 Bancos Grandes  79% do mercado 1999 Bancos Grandes  81,5% do mercado 25 Maiores Bancos em 1994  11 mudaram de dono até 2000 Sendo 6 incorporados por grupos estrangeiros

10 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Logística - o Fator Competitivo O que é logística? É a atividade de gerenciamento do fluxo de bens de um ponto de origem a um ponto de consumo, compreendendo: Transporte Armazenagem Previsão de Vendas Sistema de Informação Estoque Processamento de pedidos É a atividade de gerenciamento do fluxo de bens de um ponto de origem a um ponto de consumo, compreendendo: Transporte Armazenagem Previsão de Vendas Sistema de Informação Estoque Processamento de pedidos

11 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Empresa Moderna utiliza Profissionais com Alto Grau de Trabalhabilidade

12 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Empresa Vencedora tem Espírito de Equipe Os interesses da Empresa devem estar sempre acima dos individuais

13 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP O Perfil do Profissional e Empresa do Século XXI

14 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Visão Estratégica e Sistêmica

15 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Capacidade de Reciclar Conhecimentos

16 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Capacidade de antecipar-se às Tendências

17 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Versatilidade Conhecimentos Técnicos e Gerenciais

18 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Comunicação

19 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP A arte de saber ouvir

20 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Como dizer Não Sim Não x

21 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Liderança O perfil do Líder

22 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Humildade

23 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Equilíbrio entre Trabalho e Qualidade de Vida X

24 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Estratégia Empresarial  Desenvolvimento de diferencial competitivo em relação à concorrência;  Agregação de valor ao negócio;  Definição de competência central.

25 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Desenvolvimento de diferencial competitivo em relação à concorrência  Maximizar capacidades  Desenvolver novas capacidades  Antecipar-se às tendências (pró-atividade)

26 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Agregação de Valor ao negócio  Agregação de valor ao produto nem sempre agrega valor ao negócio

27 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Definição de Competência Central  Mutável ao longo do tempo

28 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP A empresa para ter futuro, precisa ter presente. Estratégia  “Hoje para Hoje” Definição clara e precisa da atividade da empresa; Modelar a empresa para atender às necessidades atuais dos clientes; Cumprimento das atividades funcionais conforme foram definidas; Oportunidades do negócio atuais; Gestão das atividades atuais com excelência  “Hoje para Amanhã” Como a atividade da empresa precisa ser redefinida para o futuro; Remodelar para competir com mais eficácia no futuro; Movimentos ousados e diferentes do modo atual de gerir a empresa; Reorganização para enfrentar desafios; Gestão da mudança

29 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Definição da Estratégia  Análise de cenário macroeconômico e mercadológico;  Análise da concorrência;  Vantagens e desvantagens competitivas da empresa

30 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Uma boa estratégia não basta É indispensável excelência na gestão

31 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Empresas Visionárias  Propósito  Valores essenciais  Estratégias  Operações Inalterados Adaptam-se incessantemente ao mercado em mutação

32 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Exemplo: Disney World  Propósito: Fazer pessoas felizes  Valores essenciais: Respeito, fidalguia e simpatia para com os clientes  Estratégia: focada no entretenimento promovendo momentos felizes aos clientes

33 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Caso Wal-Mart 1.Por quais razões, em 1991, o Wal-Mart sentiu a necessidade de expandir suas fronteiras dos EUA para outras partes do mundo ? 2.Qual a decisão estratégica que ela tomou para priorizar em que região entrar primeiro e por quê ? 3.Quais eram os seus valores e seus diferenciais competitivos ? 4.Como a empresa administrou a situação paralela do “hoje para hoje” e “hoje para amanhã” ? 5.Conhecendo o mercado brasileiro, se você fosse o CEO do Wal- Mart, quais ações estratégicas tomaria de “hoje para hoje” e “hoje para amanhã” para vencer a concorrência e tornar-se líder de mercado ? 6.Sendo você o CEO do Wal-Mart no Brasil, tomaria a decisão da implantação de uma loja na cidade de Uberlândia ? Por quê ?

34 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Caso Nike – O peso das Estrelas 1.Na sua opinião o que leva uma empresa como a Nike ter ciclos de sucessos e insucessos ? 2.Phill Knight, fundador da empresa, Chairman e CEO até hoje pelos vínculos emocionais que possui com a empresa e as pessoas, será capaz de reestruturar a empresa para que ela possa retomar o seu caminho de desenvolvimento e sucesso ? 3.A diversificação da Nike com calçados esportivos, relógios, roupas esportivas, bolsas e acessórios é uma ação que agrega valor ao negócio ? 4.Dentro dos conceitos crescentes sobre a importância do Marketing Social, a localização das fábricas no sudeste da Ásia, com condições de trabalho discutíveis, desgasta a imagem e promove queda de vendas ? 5.A estratégia de contratar esportistas famosos para divulgação da marca incrementa as vendas ? Por quê ?

35 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Caso Coteminas 1.A estratégia escolhida pela Coteminas para conquistar os mercados do Cone Sul incluiu a implantação de fábricas e a aquisição de marcas fortes. Esse seria um caminho interessante para incrementar suas exportações para os mercados europeu e americano ? Que outras estratégias poderiam ser adotadas para tanto ? 2.A principal matéria-prima utilizada pela Coteminas é a fibra de algodão. Nas suas fabricas localizadas no Nordeste do país, este insumo é oriundo do Estado do Mato Grosso ou do exterior. Em ambos os casos existem subsídios na originação da matéria-prima: o Programa de Escoamento de Produtos (PEP) do Governo Federal, utilizado para diminuir os custos com frete do algodão mato- grossense, e o financiamento internacional do algodão importado através da concessão de cartas de crédito de 360 dias. A expansão da Coteminas nos mercados europeu e norte-americano poderá causar questionamento por parte das indústrias locais quanto a estes subsídios. Que ações de coordenação na cadeia poderiam ser iniciadas para minimizar futuras ações protecionistas ?

36 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP Caso Coteminas 3.Apesar de ainda incipiente, o mercado de produtos naturais (artigos têxteis coloridos naturalmente, utilização de fibras cultivadas sem defensivos agrícolas, etc) apresenta um potencial de crescimento não desprezível nos países europeus. No entanto, para a empresa explorar esse segmento de mercado é necessário garantir a origem da matéria-prima utilizada nesses produtos. Seria esta uma estratégia de crescimento interessante para a Coteminas? Em caso positivo, como a empresa poderia garantir ao consumidor final de produtos naturais que seu produto atende às expectativas ? 4.Em relação a canais de distribuição internacionais, que ações poderia a Coteminas tomar para que possa distribuir mais eficientemente seus produtos ? Vale investir em comunicação (propaganda) para consumidor final ? Com que objetivos ?

37 MBA Executivo – Gestão Empresarial e Marketing – Fundace/USP M.Prado Consultoria Empresarial & Associados Rua Jamil Tannus, 1027 Bairro Lídice – Uberlândia-MG Tels: (34) 3214-5555, 3217-3311 www.mprado.com.br e-mail: mprado@mprado.com.br


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