A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Prof. Bruno Costa Algoritmos – Aula II Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa

2 Pseudocódigo Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendida por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudo-código e, portanto, não pode ser executado num sistema real

3 Portugol Portugol é uma pseudo-linguagem de programação, criada para demonstrar o uso de algoritmos e programação estruturada.

4 Pseudocódigo Representado por PALAVRAS RESERVADAS, seguidas numa certa seqüência lógica.

5 Palavras-chaves Uma palavra chave é uma palavra ou identificador que tem um significado especial para a linguagem de programação. O significado das palavras chave varia largamente de uma linguagem de programação para outra.

6 Pseudocódigo Início – Indica o início de um bloco;
Fim – Indica o final de um bloco; Programa – Define o nome do programa; Var – Lista de variáveis usadas; Leia – Lê um determinado dado do teclado; Escreva – Imprime um valor na tela.

7 Pseudocódigo Programa TESTE Var a, b,c: inteiro; Início
Leia (a, b, c); Escreva (a,b,c); Fim

8 Indentação Indentação é um termo aplicado ao código fonte de um programa para indicar que os elementos hierarquicamente dispostos têm o mesmo avanço relativamente à posição (x,0); Na maioria das linguagens a indentação tem um papel meramente estético, tornando a leitura do código fonte mais fácil.

9 Exercício (1) Faça um pseudocódigo de um programa que receba pelo teclado dois números inteiros, calcule e mostre o dobro do primeiro e o triplo do segundo.

10 Exercício (2) Faça um pseudocódigo que receba pelo teclado um número inteiro e calcule e mostre o quadrado deste número.

11 Exercício (3) Faça um pseudocódigo que receba pelo teclado as notas de duas provas, dois trabalhos e uma lista de exercícios. Calcule e mostre a média, sabendo que as provas têm peso 6, os trabalhos, peso 3 e as listas, peso 1.

12 Exercício (4) Escreva um pseudocódigo para ler o valor de uma temperatura em Farenheit e convertê-la para graus Celsius. A fórmula é: C = 5/9 (F – 32) Mostre o resultado no vídeo.

13 Exercício (5) Elabore um pseudo-código e um programa para ler dois valores inteiros, efetuar e mostrar o resultado das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de um número pelo outro. Não é necessário verificar se o divisor é zero.

14 Exercício (6) Faça um pseudocódigo que receba o valor do raio de uma esfera o seu volume, basendo-se nas fórmulas dadas. Mostre o valor da área e o valor do volume da esfera. Utilize para π o valor de 3,14. AREA = 4 π R2 VOLUME = 4/3 πR3

15 Exercício (7) Uma loja de animais precisa de um programa para calcular os custos da criação de coelhos. O custo é dado por: CUSTO = (N_coelhos * 0.70) / Deve-se ler o número de coelhos, calcular e apresentar o resultado.


Carregar ppt "Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google