A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES – Aula 4 Aula 4 Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICOS INTERDISCIPLINARES – Aula 4 Aula 4 Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann."— Transcrição da apresentação:

1 TÓPICOS INTERDISCIPLINARES – Aula 4 Aula 4 Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann

2 AVANÇOS TECNOLÓGICOS; CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2 Historia_ciencia.jpg ufmg.br

3 Nossos objetivos nesse encontro Refletir e a discutir de forma argumentativa os temas relacionados ao componente de Formação Geral do ENADE, ligados aos temas Ciência, tecnologia e inovação, considerando a formação do aluno como um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive; evidenciando a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e são importantes para a realidade contemporânea.

4 Pensando bem a humanidade esteve quase sempre em busca de melhorar a vida, de ampliar o bem estar, de reduzir o tempo necessário para tocar o seu trem de vida, no trabalho, com o aumento do lazer. Isto, para irmos ao princípio, desde a domesticação do fogo, que permitiu passar dos cru ao cozido na alimentação; à fabricação de instrumentos rústicos de pedra, osso e madeira, etc.,

5 Ciência, tecnologia e inovação Há muito tempo atrás, digamos assim; quando o bicho homem resolveu descer da árvore, ele iniciou uma jornada em busca do conhecimento para obter possíveis respostas a questões relacionadas aos problemas do seu dia-a-dia. Por que o dia se sucede às noites? Por que o fogo queima ? Algumas destas respostas eram construídas de forma mística, à medida que utilizavam a mitologia para explicá-las.

6 Quando o homem passou a questionar estas respostas e a buscar explicações mais plausíveis, por meio da razão, excluindo suas emoções e suas crenças religiosas, passou-se a obter respostas mais realistas que, demonstradas, muitas vezes de forma ingênua, se aproximavam mais da realidade das pessoas e por isto, talvez, passaram a ser bem aceitas pela sociedade.

7 Podemos dizer que essa nova forma de pensar do homem foi que criou a possibilidade do surgimento da ideia de ciência e que sua tentativa de explicar os fenômenos, por meio da razão, foi o primeiro passo para se fazer ciência.

8 Mas o que é ciência afinal ? Ciência vem do latim scientia, "conhecimento" = qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência se refere ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas.

9 CIÊNCIA Em outras palavras, ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona, através da utilização da pesquisa e com um método científico. nopatio.com.br

10 O conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do senso comum.

11 O que é senso comum? O senso comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo já, o conhecimento científico, é formado através da razão e de forma metodologicamente rigorosa procurando excluir, do seu contexto, as emoções, as crenças religiosas e os desejos do homem.

12 No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Alguns confeiteiros sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele sola, sabem também que a alguns pratos, feitos em banho-maria, devem por gotas de vinagre ou de limão, para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam essas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Elas não só foram assimiladas, mas também transformadas, contribuindo assim para a compreensão da realidade.

13 É importante destacar que o senso comum é uma forma válida de conhecimento, mesmo não sendo científico, pois o homem precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia-a-dia. Os pais, por exemplo, educam seus filhos mesmo não sendo psicólogos ou pedagogos, e nem sempre os filhos dos psicólogos e pedagogos são mais bem educados.

14 O senso comum é ainda subjetivo ao permitir que a expressão de sentimentos, opiniões e de valores pessoais interfira quando observamos as coisas à nossa volta. Por exemplo: Se uma determinada pessoa não nos agrada, mesmo que ela tenha um grande valor profissional, torna-se difícil reconhecer este valor. Neste caso, a antipatia por esta determinada pessoa nos impede de reconhecer a sua capacidade (Fonte(s):filemdia.blogspot.com/2008/05/temas-abor… - 94k -) CUIDADO COM O SENSO COMUM

15 Ciência, tecnologia e inovação É errado achar que tecnologia e ciência são a mesma coisa. Ciência é a busca de conhecimentos mais ou menos abstratos. Tecnologia é a aplicação do conhecimento organizado no auxílio à solução de problemas em nossa sociedade.

16 TECNOLOGIA A tecnologia, enquanto domínio de uma técnica e o meio para um determinado fim ou uso, é o resultado de uma atividade essencialmente humana. toda tecnologia, todo avanço tecnológico tem por finalidade a realização de desejos humanos.

17 Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das pessoas estão relacionados à tecnologia da informação (celulares e computadores ultra rápidos e multimídias); à biotecnologia, sobretudo na área médica (instrumentos/máquinas de diagnósticos e tratamentos sofisticados); e às tecnologias industriais, com grandes mudanças nas relações de trabalho (nos setores de serviço, na indústria e na agricultura).

18 AVANÇOS TECNOLÓGICOS Os avanços tecnológicos têm sido muitos nestes últimos tempos. O Wi-Fi revolucionou as comunicações sem fios. A marca foi licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fio embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação.

19 AVANÇOS TECNOLÓGICOS CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

20 Media (mídia) é um vocábulo latino que em português é utilizado para significar meios de comunicação de massa.

21 Nos anos 60, Marshall McLuhan afirmou : ' 'o meio é a mensagem –A televisão –O jornal –O rádio Ou seja, cada um dos meios acaba criando sua própria linguagem e captando seus leitores, espectadores, consumidores.

22 Midiosfera - conjunto cumulativo dos meios de comunicação

23 " A propaganda é um fator econômico valioso porque ela é o meio mais barato de se vender bens, especialmente se os bens não valem nada." --Sinclair Lewis ( ) aprendizagemcompa2.pbworks.com

24 GLOBALIZAÇÃO, DILUIÇÃO e CONTRADIÇÃO A capacidade de acesso à informação e aos equipamentos de computação mais simples de edição estão fazendo com que, por um lado as pessoas tenham acesso à tecnologia, por exemplo para editar um vídeo doméstico e colocar na rede via youtube, mas, por outro lado jamais pisem numa boa livraria. E ao mesmo tempo, possam encomendar livros numa rede mundial de distribuição de bons livros européia pela internet.

25 Capacitação e desqualificação do trabalho Os complexos produtos da moderna tecnologia se apresentam de forma cada vez mais simples não só para o comprador final de bens de consumo (tudo funciona com o aperto de um botão), mas, em muitos casos, também para o trabalhador da linha de montagem. Há duas interpretações opostas dessa tendência.

26 Uma é a teoria do deskill, ou da desqualificação do trabalho: pela qual, na medida em que a intensidade de conhecimento aumenta, o trabalhador se desqualifica, e o conhecimento fica "corporificado" nos equipamentos e apropriado por um grupo restrito especializado. A evidência disso seria o crescimento da utilização de trabalhadores baratos nas linhas de montagem de países menos desenvolvidos para a produção de produtos eletrônicos e bens de consumo de alta tecnologia. estadao.com.br

27 Para os outros, a automação diminui a necessidade do trabalho disciplinado e não qualificado, deixando as regiões de baixa tecnologia só como consumidores - mas sem a renda para pagar pelos produtos. A moderna ciência e a tecnologia são compatíveis tanto com uma população qualificada por bom um sistema educacional, como com consumidores de produtos empacotados, que só aprendem a apertar botões, e não têm as qualificações necessárias para os trabalhos complexos. Mas os resultados não são idênticos, já que os primeiros tenderão a concentrar a riqueza e os benefícios das modernas tecnologias, alijando aqueles que não conseguirem fazer a transição para os novos tempos (Porter, 1990).

28

29 Para Simon Schwartzman, em seu texto A Redescoberta da Cultura, Os Paradoxos da Ciência e da Tecnologia, a ciência e a tecnologia contemporâneas passam por mudanças rápidas e paradoxais, difíceis de explicar em termos simples.

30 Segundo o autor, estão se tornando mais globais, mas também mais concentradas; exigem mão-de-obra mais educada, mas substituem os homens pelas máquinas; tornam-se mais aplicadas, mas também mais básicas; estão mais ligadas do que nunca à iniciativa privada, mas continuam dependentes de políticas públicas e apoio governamental. portaltailandia.com.br

31 Considerando a questão do desenvolvimento científico e tecnológico para que seja menos excludente, é necessário ter em conta os reais problemas da população, os riscos técnico-produtivos e a mudança social. Por isso, é necessário ter uma boa visão das relações entre ciência, tecnologia, e sociedade e, muito especialmente, nas políticas públicas mais adequadas para administrar as oportunidades e perigos que envolvem uma mudança tecnológica.

32 Ou seja, a questão não é tanto se a ciência e a tecnologia são boas ou não, mas sim se podem melhorar e como dentro de um contexto sócio- ambiental harmônico?

33 Estes são temas recorrentes não somente no ENADE, mas em nosso dia-a- dia, por isso é importante a sua participação e a resolução das questões das provas anteriores. Teste seus conhecimentos. Até o próximo encontro!!!


Carregar ppt "TÓPICOS INTERDISCIPLINARES – Aula 4 Aula 4 Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google