A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Profa. Dra. Edna Raquel Hogemann Aula 5

2 DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA; EXCLUSÃO E MINORIAS
2

3 Nossos objetivos nesse encontro
Demonstrar que a educação pode ser um fator de coesão, se procurar ter em conta a diversidade dos indivíduos e dos grupos humanos, evitando torna-se um fator de exclusão social. O respeito pela diversidade e pela especificidade dos indivíduos constitui, de fato, um princípio fundamental, que deve levar à eliminação de qualquer forma de ensino padronizado.

4 APRECIANDO OS CONCEITOS

5 Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões. A Democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão.

6 Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. Até este século, grande parte dos países do mundo usavam sistemas políticos que colocavam o poder de decisão nas mãos dos governantes. historiaeatualidade.blogspot.com

7 Já no século XX, a democracia passou a ser predominante no mundo.
anovademocracia.com.br

8 Frase Exemplo: No Brasil atual existe democracia
Frase Exemplo:  No Brasil atual existe democracia. Explicação da frase: No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira de 1988.

9

10

11 Viva a democracia!!! www1.folha.uol.com.br

12 O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

13 A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

14 zelmar.blogspot.com

15 A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.

16

17 Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, a bioética etc. efmdiz.blogspot.com

18

19 A cidadania é exercida pelos cidadãos

20 Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.

21

22 A QUESTÃO DA EXCLUSÃO E DA MINORIAS

23 A exclusão social diz respeito à impossibilidade de acesso do indivíduo às mesmas condições de vida e de desenvolvimento pleno de suas potencialidades possibilitadas aos demais e pode ter como raiz uma série de causas, dentre a quais o fator econômico, social, racial, de gênero, ou outro qualquer, sobressair como um fator determinante causador de exclusão.

24 Democracia hoje é vontade da maioria com respeito às minorias
Minorias: não podem ser oprimidas pela maioria, todos têm direitos. sindjus.org.br

25 DIFERENÇA O direito à diferença se revela nas diferenças individuais: crença, gênero, idade. Respeitar e dar espaço para estas diferenças se manifestarem é uma atitude democrática e desejável. O grau de desenvolvimento de uma democracia pode ser medido por este respeito.

26 DESIGUALDADE SOCIAL É criada a partir das relações sociais.
Ex.: ricos têm direito à educação e saúde de qualidade, pobres não; a sinalização nas ruas é pensada apenas para quem “vê”.

27 TOLERÂNCIA

28 EQUIDADE Todos são iguais em direitos. Ex.: Direito de ir e vir.
Mas... tratar a todos, sem considerar suas necessidades específicas, gera a desigualdade. Equidade: é a diferença dentro da igualdade. Sem equidade não existe democracia.

29 DESIGUALDADE Boaventura Souza Santos, sociólogo português: "temos direito a reivindicar a igualdade sempre que a diferença nos inferioriza e temos direito de reivindicar a diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza."

30 Acabar com a exclusão social e com a discriminação às minorias significa garantir a todos o respeito aos seus direitos fundamentais e a eleição da dignidade da pessoa humana como farol iluminador de todas as relações no seio da sociedade plural.

31 Direitos Fundamentais
1ª DIMENSÃO 2ª DIMENSÃO 3ª DIMENSÃO 4ª DIMENSÃO

32 Por fim, não há democracia sem direitos e deveres, sem direitos e deveres sem justiça.
Também é sempre oportuno lembrar que nem sempre o que é justo de direito e nem sempre o que é de direito está na lei.

33 Até o nosso próximo encontro!!!
Estes são temas recorrentes não somente no ENADE, mas em nosso dia-a-dia, por isso é importante a sua participação e a resolução das questões das provas anteriores. Teste seus conhecimentos. Até o nosso próximo encontro!!! colnago.adv.br


Carregar ppt "TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google