A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução á Ecologia da Paisagem - Conceitos Campos J. Introdução à ecologia da paisagem - conceitos. Ecologia da Paisagem, Curso de Gestão Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução á Ecologia da Paisagem - Conceitos Campos J. Introdução à ecologia da paisagem - conceitos. Ecologia da Paisagem, Curso de Gestão Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução á Ecologia da Paisagem - Conceitos Campos J. Introdução à ecologia da paisagem - conceitos. Ecologia da Paisagem, Curso de Gestão Ambiental - Fcba/Ufgd, março, 2011.

2 Paisagem - Conceitos Em AC - rei Davi poemas líricos cantados nos Templos como noção visual e estética, adotada pela literatura e pelas artes (Meztger, 2001).Em AC - rei Davi poemas líricos cantados nos Templos, a paisagem refere-se à bela vista que se tem do conjunto de Jerusalém, com os templos, castelos e palacetes do Rei Salomão, como noção visual e estética, adotada pela literatura e pelas artes (Meztger, 2001). Chineses século IV AC, conceito de jardim e harmonia.Chineses século IV AC, conceito de jardim e harmonia. Naturalistas no Século XVIII - além de retratar a beleza, refletiam a paisagem interior como sentimentos de melancolia e solidão.Naturalistas no Século XVIII - além de retratar a beleza, refletiam a paisagem interior como sentimentos de melancolia e solidão. Alexander von Humboldt (1807): caráter total de uma região da Terra Alexander von Humboldt (1807): caráter total de uma região da Terra

3 O que é a Paisagem Para Troll (1971) a noção básica de paisagem é a espacialidade, a heterogeneidade do espaço onde o homem habita (Meztger, 2001). Uma área de terra heterogênea composta de um agrupamento de ecossistemas interatuantes que se repete por toda parte de forma similar (Forman & Godron, 1986).

4 Como é a Paisagem? Fonte: Ricklefs, Economia da Natureza, 2003, Fig 13.7

5 Segundo a Estrutura Fonte:

6 Paisagem É o conjunto de formas, objetos reais concretos; é a configurãção territorial, o conjunto de elementos naturais e artificiais que fisicamente caraterizam uma área (Santos, 2002).

7 Paisagem Rural & Lacustre

8 Paisagem - Abordagem Geográfica:Geográfica: -unidade espacial com características comuns, base para o ordenamento territorial; -O conjunto interativo da paisagem é então composto por ecossistemas ou por unidades de cobertura ou de uso e ocupação do território, sendo que a escolha de umas dessas três formas de representar as unidades da paisagem é feita (arbitrariamente) pelo observador..... a ecologia de paisagens procura entender as modificações estruturais, e portanto funcionais, trazidas pelo homem no mosaico como um todo, incorporando de forma explícita toda a complexidade das inter-relações espaciais de seus componentes, tanto naturais quanto culturais (Meztger, 2001).

9 Paisagem Rural

10 Paisagem Costeira

11 Paisagem Urbana – s XIV

12 Paisagem Urbana - Barcelona

13 Paisagem Urbana – São Paulo

14 Paisagem - Abordagem Ecológica – Ecológica – A paisagem pode ser conceituada como ecossistema paisagístico que representa uma unidade funcional de um recorte de espaço terrestre (Leser et al., 1993); o mosaico é considerado como um conjunto de habitats que apresentam condições mais ou menos favoráveis para a espécie ou a comunidade estudada (Meztger, 2001). Enfatiza as paisagens naturais ou as unidades naturais da paisagem para a aplicação dos conceitos de Ecologia visando a conservação e manejo dos recursos naturais e da diversidade biológica para a solução de problemas ambientais (Meztger, 2001).

15 Paisagem Natural e Antropizada

16 Paisagem Rural - Campo

17 Paisagem - Noção Integradora Um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas e numa escala de observação. Assim, o mosaico heterogêneo sempre estará sendo visto através dos olhos do homem, conforme suas necessidades, anseios e planos de ocupação territorial..... Um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas e numa escala de observação. Assim, o mosaico heterogêneo sempre estará sendo visto através dos olhos do homem, conforme suas necessidades, anseios e planos de ocupação territorial considerando as interações espaciais entre unidades culturais e naturais, incluindo assim o homem no seu sistema de análise, a ecologia de paisagens adota uma perspectiva correta para propor soluções aos problemas ambientais (Meztger, 2001).

18 Paisagem Rural

19 Componentes da Paisagem Os componentes de uma paisagem são interativos e também a delimitam, são eles: físicos, biológicos (e antrópicos). Ambiente abiótico - relevo, tipos de solos, dinâmica hidro-geomorfológica, clima,.....; Perturbações naturais - fogo, chuva, tufões, enchentes, tormentas, vulcões, geadas, terremotos, sunamis,..Ambiente abiótico - relevo, tipos de solos, dinâmica hidro-geomorfológica, clima,.....; Perturbações naturais - fogo, chuva, tufões, enchentes, tormentas, vulcões, geadas, terremotos, sunamis,..

20 Paisagem Ribeirinha

21 Componentes da Paisagem Bióticos :Bióticos : Flora - formando mosaicos (conjunto de habitats que apresentam condições mais ou menos favoráveis à diversidade biológica quanto a abrigo, alimentação e reprodução); Fauna - apenas as espécies que serão estudadas; Perturbações Antrópicas – extensificação e intensificação do território, fragmentação dos habitats, criações, culturas, desmatamento, estradas, assentamentos, indústria, barragens, áreas urbanas, portos,

22 Paisagem dinâmica....

23 Ecologia da Paisagem -Faz Abordagens Espaciais e temporais…....escala; -Trata da Estrutura, Função e Mudança (transformação, perturbação, ……); - Fundamentada na noção que padrões ambientais influenciam fortemente os processos ecológicos (Turner, 1989).

24 Ecologia da Paisagem Considera: 1. O desenvolvimento e a dinâmica da heterogenidade espacial, 2. as interações temporais e espaciais e trocas por meio de paisagem hetrogêneas, 3. as influências da heterogeneidade espacial nos processos bióticos e abióticos, 4. o manejo da heterogeneidade espacial para o benefício e a sobrevivência da sociedade (Risser at al., 1984 em: Odum & Barret, 2007).

25 UFMS - Campus Dourados, out-2004

26 UFGD - Campus II - ~90 ha

27 UFGD - Campus IV – Varjão ~90 ha

28 UFGD - Campus II - ~265 ha

29 UFGD - Campus II & IV e Áreas úmidas

30 Áreas Úmidas

31 Ecologia da Paisagem - É um campo integrativo de estudo que une a teoria ecológica com a aplicãção prática; - Trata da troca de materiais bióticos e abióticos entre os ecossistemas; - Investiga as ações humanas como resposta aos processos ecológicos e influências recíprocas no que diz respeito a eles (Odum & Barret, 2007).

32 Áreas Úmidas – Dourados, MS

33

34 Microbácias - Rio Dourados

35 Microbácias Rio Dourados & Rio Brilhante

36 Bácia Rio Paraná

37 Ciência da Paisagem – Passos, 2003 Escola alemã, ciência prática e aplicável. Escola soviética, uma análise sistemática da paisagem para sua melhor ordenação. Escola anglo-saxônica, estrutura a paisagem a partir das técnicas quantitativas. Escola francesa, classifica a paisagem em função da taxonomia e da dinâmica.

38 A paisagem – Passos, 2003 A paisagem é desde a origem um produto socializado, é uma porção do espaço material (Bertrand, 1978). A paisagem abrange uma realidade que reflete as profundas relações, frequentemente não visíveis, entre seus elementos (Passos, 2003). A paisagem é o suporte de uma informação original sobre numerosas variáveis relativas aos sistemas de produção e cuja superposição e vizinhança, revelam ou sugerem interações (Deffontaines, 1973).

39 Ecologia da Paisagem A contribuição chave da ecologia da paisagem será entender os mecanismos biofísicos e socioeconômicos da mudança na cobertura / uso da terra e seus impactos sobre os serviços do ecossistema (Wu, 2006; Lowe et al., 2009)

40 Bibliografia BESSE JM. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva, FRANCO, Maria Assunção Ribeiro. Desenho ambiental: uma introdução à arquitetura da paisagem com o paradigma ecológico. 2 ª ed. São Paulo: Annablume, p. LANG S, BLASCHKE T. Análise da paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de textos, Metzger JP. O que é ecologia de paisagens?. Biota Neotropica v1 (n1): 1-9, ODUM EP, BARRET GW. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Thomson Learning, PASSOS MM. Biogeografia e paisagem. 2a Ed, Maringá, SILVA F. Ecologia da paisagem. Cursos - Ensino Médio e Meio Ambiente.


Carregar ppt "Introdução á Ecologia da Paisagem - Conceitos Campos J. Introdução à ecologia da paisagem - conceitos. Ecologia da Paisagem, Curso de Gestão Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google