A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI"— Transcrição da apresentação:

1 “ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
SALA DO EDUCADOR 10ºENCONTRO COM A EQUIPE DE APOIO,TÉCNICOS E PROFESSORES . SEJAM BEM VINDOS 2º SEMESTRE!!! 23 DE JULHO DE 2014

2 Pauta: RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Vídeo e Música : Dias MelhoresCantor: Jota Quest Dinâmica: Os Pássaros. Leitura Texto:AMBIENTE DE TRABALHO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS; Reflexões; Slides: O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS; Leitura Texto: O conflito pode ser construtivo e Relações interpessoais; e Século 21 reserva um mundo altamente tecnológico, mas preocupado com relações interpessoais; Vídeos relações interpessoais.

3

4 O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Quando um grupo se transforma em equipe? compreende seus objetivos e está engajado em alcançá- los; a comunicação é verdadeira; existe confiança mútua e assumem riscos; investe constantemente em seu próprio crescimento; procura resolver problemas que afetam o seu funcionamento.

5 O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Competência Técnica (mente racional): decorrente de estudos, de conhecimento, de aquisição, de tecnologia – importante, mas não é suficiente. Competência Interpessoal (mente emocional): relacionamentos bem fundamentados, bem exercidos, bem implementados. É a base do relacionamento humano.

6 Inteligência Emocional:
Capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços, de controlar impulsos e saber aguardar para a satisfação de seus desejos, de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar, de ser empático e autoconfiante.

7 Inteligência Emocional:
Autoconhecimento Emocional. Controle Emocional. Auto-Motivação. Reconhecimento de emoções em outras pessoas. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

8 1ª. HABILIDADE: AUTOCONHECIMENTO
AUTOCONHECIMENTO MELHORA AUTO-ESTIMA Quanto nos conhecemos? Muito? Pouco? Escreva dez coisas que você gosta em si mesma. Depois escreva cinco coisas que você não gosta em si mesma ou que gostaria de mudar. Qual lista foi mais fácil de completar? Observe as listas. Coloque um “i” nas características internas, ou seja, que dependam apenas de você reconhecê-las. E um “e” nas características externas, que dependam da opinião de outras pessoas. – Ao fazer o sinal (i ou e), o que você percebe? Há um equilíbrio entre eles ou você tende mais para um lado?

9 2ª. HABILIDADE: AUTOCONTROLE
Autocontrole é Equilíbrio e não supressão das emoções: cada sentimento tem o seu valor e significado: Emoções sufocadas: geram embotamento e frieza; Extremadas e renitentes: patológicas. Altos e baixos: tempero à vida, precisam ser vividos de forma equilibrada.

10 3ª. HABILIDADE: Automotivação
Ter a consciência de que a motivação está dentro de você; ter metas e objetivos – “Quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve (Alice no País das Maravilhas); faça coisas por você; tenha orgulho de sua vida; pense certo – somos o que pensamos.

11 Quinze pensamentos que auxiliam a desenvolver a automotivação:
Eu vou conseguir; reconheço e vivo de acordo com os meus valores; conheço meu potencial/reconheço minhas limitações; superarei meus records; defini meus objetivos; quantificarei minhas alternativas; conquistarei espaços gradativamente; sempre saberei recomeçar; sou merecedor disso; administrarei meu tempo/administrarei minhas ansiedades; saberei me perdoar; escolherei quem me influenciará; usarei marketing pessoal; sei dizer não; Deus está comigo.

12 Você é empático ou apenas simpático?
4ª. HABILIDADE: Empatia Você é empático ou apenas simpático? Simpatia pressupõe solidariedade, a empatia pressupõe compreensão. Simpatia cria um envolvimento emocional, que pode prejudicar o julgamento. A empatia estabelece comunicação eficiente.

13 4ª. HABILIDADE: Empatia Ver o mundo do jeito que a outra pessoa vê. Reconhecimento das emoções em outra pessoa. É uma condição psicológica que permite a uma pessoa sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstância experimentada por outra pessoa.

14 5ª HABILIDADE: Relacionamento Interpessoal
A arte de nos relacionarmos com os outros é também a aptidão de gerir as emoções dos outros, que está na base da popularidade, da liderança e da eficácia interpessoal. Gerir as emoções dos outros requer a maturação de duas habilidades emocionais: autocontrole e empatia.

15 Mensagem Final (reflexão)
O Lobo Trecho de um livro de Billy Graham Ilustração de Gavin Aung Than

16

17

18

19

20

21

22

23 Poema de Chaplin, por Salomão ...


Carregar ppt "“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google