A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência e Aprendizagem Aula 4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência e Aprendizagem Aula 4"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência e Aprendizagem Aula 4

2 O que é inteligência? Latim: ‘intelligare’: capacidade de juntar, unir e enlaçar É a capacidade do ser humano de conhecer e entender a realidade que o ser, de modo a dominá-la e transformá-la em um processo aberto e mutável.

3 Há uma relação direta entre inteligência e aprendizagem, sendo muitas vezes difícil separar uma atividade intelectual de uma atividade de aprendizagem. Os sujeitos com capacidades intelectuais “significativas”, normalmente, conseguem: manipular símbolos, elaborar raciocínios mais adequados, resolvem os problemas num ritmo mais rápido e com menos erros e fazem melhores transferências dos conhecimentos

4 Os estudos sobre inteligência na Psicologia da Aprendizagem
Estudos tradicionais Estudos interacionistas Estudo das inteligências múltiplas Estudos dos processamentos da informação Estudos da inteligência emocional

5 1. Os estudos tradicionais
Alfred Binet (1905): Quociente Intelectual (QI) A inteligência é um elemento que pode ser quantificado e comparado com demais da mesma idade; - Buscava mensurar a idade intelectual (obtida a partir de testes psicológicos e escolares) das crianças e comparava com a sua idade cronológica para retirar uma média.

6 QI : Idade mental x 100 Idade cronológica Exemplo: Uma criança que tive 10 anos (IC) e tirasse nota 12 como idade mental, teria o QI de 120. Limitação do sistema A inteligência era apenas quantificada como índice para comparações individuais, porém não explicavam a natureza das diferenças individuais, tão pouco as causas que dificultam a inteligência.

7 2. Charles Spearman Charles Spearman foi um grande psicológo, especialmente interessado em cognição e em estatística. Spearman formulou o conceito de inteligência geral (g). O fator g, componente de inteligência, seria uma “aptidão geral ou global que incide no sucesso e no bom rendimento” Além da inteligência geral, haveria inteligências específicas (s). Os fatores específicos se referem às capacidades especiais de cada indíviduo - matemática, teatro, música…- e girariam em torno de g.

8 Por ser composta por 2 fatores, g e s, o modelo de Spearman é conhecido como “Modelo Bifatorial de Inteligência” Inteligência comum Diferenças pessoais

9 3. Louis Leon Thurstone Importante teórico acerca da inteligência. Thurstone não acreditava em um fator geral de inteligência, mas, sim, em capacidades diversas utilizadas de acordo com a natureza do problema a ser resolvido. Por isso, seu modelo ficou conhecido com o nome de “Modelo de Aptidões Mentais Primárias”, sendo 7 aptidões:

10 1. Compreensão verbal 2. Fluência verbal 3. Numérica 4. Espacial 5
1.Compreensão verbal 2.Fluência verbal 3. Numérica 4. Espacial 5. Memória 6. Velocidade perceptual 7. Raciocínio

11 4. Edward Thorndike Psicólogo americano que classifica três campos importantes para o desenvolvimento da inteligência: Inteligência ABSTRATA - Facilidade de lidar com representações simbólicas. Inteligência MECÂNICA – Facilidade em lidar com máquina se dispositivos mecânicos. Inteligência SOCIAL – Facilidade em lidar com as pessoas.

12 2. Estudos interacionistas
Jean Piaget Não está preocupado com a quantificação mas com o processo de aquisição da inteligência; É um processo de solução de um problema novo para o indivíduo, a coordenação de meios para atingir certo fim, que não é acessível de maneira imediata.

13 - Rompe com o inatismo e quantificação:
- A inteligência é possível de ser construída a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. O importante é o processo: o que leva uma pessoa usar a inteligência de acordo com uma forma e não outra.

14 2. Lev Vygotsky (Psicologia histórico-cultural)
As capacidades intelectuais resultam das relações sociais, históricas e culturais construídas pelos homens. Inteligência= evolução do homem como espécie (filogenética) e como ser (ontogenética); A inteligência pode avançar a partir das novas aprendizagens que o ser humano vai efetivando.

15 - Os processo psicológicos superiores construídos pela apropriação dos elementos da cultura, desta forma, não faz sentido falar de uma inteligência pronta e mensurável. O desenvolvimento cognitivo relaciona-se com as interações com as pessoas e com os instrumentos do mundo social. Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.

16 3. Estudos do processamento de informação
A partir de 1970: teóricos buscaram investigar os processos cognitivos de seleção, organização e processamento da informação, envolvidos no comportamento da inteligência humana. Foram encontrados três elementos básicos do inteligência do ser humano:

17 Os conhecimentos específicos que o sujeito possui;
As estratégias utilizadas nas aprendizagens e na resolução de problemas; Capacidades de metacognição (pensar sobre o pensamento); - Reuven Feurstein (1921-atual): O desenvolvimento está voltado para as transformações dos potenciais cognitivos em habilidades racionais para resolução de problemas.

18 4. Estudos da inteligência emocional
- Desenvolvida por Daniel Goleman (1946-atual) Dois tipos de inteligência: Natureza racional Natureza emocional - Inteligência emocional: modo de as pessoas lidarem com suas emoções e com a dos outros e ao seu redor.

19 A inteligência emocional implica os seguintes elementos mentais: a motivação, consciência de si, persistência, empatia, entendimento, persuasão, cooperação e liderança. Este tipo de inteligência auxilia o ser humano a lidar com a vida e administrar a natureza racional. As qualidades emocionais seriam o foco de partida para entender a inteligência, pois elas de alguma forma, condicionam a natureza racional do ser humano.

20 5. Estudos das inteligências múltiplas
Elaborada a partir dos anos 80 por pesquisadores da universidade norte americana de Harvard, liderados pelo psicólogo Howard Gardner. A inteligência humana deve ser entendida como um conjunto de habilidades, talentos e capacidades mentais, chamadas inteligências. Isto lhes permite resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados em um ou mais cenários culturais.

21

22 Inteligência lingüistica;
Apresenta elementos primordiais que estão presentes na vida do indivíduo como escutar, falar, ler e escrever. Ex: Poetas e escritores 2. Inteligência musical Capacidade de resolver problemas ou geral produtos utilizando som e o silêncio. Sensibilidade da escuta. Ex: Músicos

23 3. Inteligência Lógico- matemática: três campos: a matemática, ciência e a lógica. Capacidade de analisar o que aconteceu em vários cenários. Ex: Engenheiros, matemáticos, negócios 4. Inteligência corporal-cinestésica: Uso do conhecimento físico para integração e equilíbrio entre corpo e mente, expressão de emoções e aspectos cognitivos do corpo. Ex: Atletas, educadores físicos, dançarinos.

24 5.Inteligência espacial: refere-se ao uso de modelos e representações espaciais, como imagens, organização espacial, noções de lateralidade. Ex: Geógrafos, navegadores, arquitetos 6. Inteligência interpessoal: Capacidade de entender as outras pessoas, relacionar-se adequadamente, mediar, liderar, havendo sensibilidade aos estados de ânimo e pensamento de outros. Ex: Assistentes sociais, professores, políticos

25 7. Inteligência intrapessoal: capacidade de conhecimento de aspectos internos de uma pessoa.Conhecimento das próprias emoções podendo utilizá-la como uma forma de entender e orientar o próprio comportamento. Ex: Psicólogos

26 8. Inteligência naturalista: capacidade de conhecer e classificar as espécies e os organismos do ambiente, inclusive domesticando e interagindo com eles. Ex: Biólogos, ecologistas, veterinarios 9. Inteligência existência e/ou espiritual: capacidade com perguntas sobre a origem do homem, do mundo e da existência como um todo. Ex: Filósofo, líderes espirituais

27 Para Gardner: As pessoas possuem capacidades específicas e diferem em suas combinações: as inteligências se integram embora as pessoas tenham algumas predominâncias. Cuidado: evitar a rotulação de alunos ou ser utilizado como modelo pronto pelos professores. Deve-se oferecer a possibilidade de todas as experiências da vida; Outro cuidado: teoria de origem biopsicológica: não tem muita relação com os elementos da cultura e das interações humanas.

28 Enfim, Todas as teorias sobre a inteligência são válidas na formação docente; A partir delas o professor organizar sua forma específica de metodologia, seus relacionamentos com os alunos e organização dos conhecimentos e conteúdos curriculares. Inteligência humana: processos de linguagem, pensamento, afetividade, consciência, memória, criatividade, atenção e percepção. Trabalhar a inteligência em sala de aula: intencionalidade para transformar a realidade, atribuir significado e aprender limites e possibilidades de ser no mundo.


Carregar ppt "Inteligência e Aprendizagem Aula 4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google