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POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala
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Somos diferentes! Constituição orgânica Emocional Cultural Econômica
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O paradoxo Tentamos reunir todas essas diferenças e diferentes numa sala de aula planejada para iguais! Existe ainda a expectativa que prova ou exercícios avaliem de forma adequada toda essa diversidade!
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Alguns pensamentos Não podemos privilegiar determinada criança… O que diremos para as outras? O que pensarão os outros pais? Sem um laudo de um neuropediatra não podemos dedicar nenhum procedimento diferente para essa criança!
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Princípios da Escola Inclusiva
É que todas as crianças aprendam juntas, independente das diferenças que possam ter. Deve reconhecer as diversas necessidades dos alunos e dar uma resposta a cada uma delas, assegurando educação de qualidade a todos.
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Como Fazer? Através de um currículo, técnicas e método apropriados
Fazendo modificações organizacionais específicas Montando estratégias de ensino Uso de diferentes recursos educativos Parcerias
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Parcerias Inicialmente as decisões devem vir da escola e depois podem pedir ajuda, a fim de estabelecer as parcerias com outros profissionais Psicólogos Neuropediatras Fonoaudiólogos Psicopedagogos
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É um processo Em busca de: Conhecimentos Novas diretrizes
Boas experiências Boa vontade Conscientização
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O processo deve ser Gradativo Contínuo Sistemático Planejado
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Avaliação do Aluno . Aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, emocional, motor, social e comunicação) Nível de competência curricular Estilo de aprendizagem: motivação, capacidade de atenção, interesses acadêmicos, estratégias próprias, condições físicas e ambientais favoráveis para aprender
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Contexto Educacional Contexto de aula: metodologias, organização, procedimentos didáticos, atuação do educador, relacionamentos, flexibilização curricular etc Contexto escolar: Projeto Político Pedagógico, funcionamento da equipe técnica e do corpo docente, currículo, clima organizacional, gestão etc
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LIBRAS Língua Brasileira de Sinais
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Máquina de escrever em Braille
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Soroban Ábaco
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Contexto familiar Atitudes e expectativas em relação ao aluno
Participação e envolvimento com a escola Condições socioeconômicas Dinâmica e organização familiar
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Promover ou Reter? PCNs A possibilidade de o aluno ter acesso às situações escolares regulares com a menor necessidade possível de apoio especial A valorização de sua permanência com os colegas e com grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, a sua comunicação, autonomia e aprendizagem
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Promover ou reter A competência curricular no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado O efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família
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Benefícios O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença. Para os colegas, evita preconceitos na vida adulta Para o aluno com deficiência, por direito ocupa o seu espaço na sociedade Para os professores, é o de garantir a todos o direito à educação
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