A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala. Somos diferentes! Constituição orgânica Emocional Cultural Econômica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala. Somos diferentes! Constituição orgânica Emocional Cultural Econômica."— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala

2

3

4

5

6

7 Somos diferentes! Constituição orgânica Emocional Cultural Econômica

8 O paradoxo Tentamos reunir todas essas diferenças e diferentes numa sala de aula planejada para iguais! Existe ainda a expectativa que prova ou exercícios avaliem de forma adequada toda essa diversidade!

9 Alguns pensamentos Não podemos privilegiar determinada criança… O que diremos para as outras? O que pensarão os outros pais? Sem um laudo de um neuropediatra não podemos dedicar nenhum procedimento diferente para essa criança!

10

11 Princípios da Escola Inclusiva É que todas as crianças aprendam juntas, independente das diferenças que possam ter. Deve reconhecer as diversas necessidades dos alunos e dar uma resposta a cada uma delas, assegurando educação de qualidade a todos.

12 Como Fazer? Através de um currículo, técnicas e método apropriados Fazendo modificações organizacionais específicas Montando estratégias de ensino Uso de diferentes recursos educativos Parcerias

13 Inicialmente as decisões devem vir da escola e depois podem pedir ajuda, a fim de estabelecer as parcerias com outros profissionais Psicólogos Neuropediatras Fonoaudiólogos Psicopedagogos

14 É um processo Em busca de: Conhecimentos Novas diretrizes Boas experiências Boa vontade Conscientização

15 O processo deve ser Gradativo Contínuo Sistemático Planejado

16 Avaliação do Aluno. Aspectos do desenvolvimento (biológico, intelectual, emocional, motor, social e comunicação) Nível de competência curricular Estilo de aprendizagem: motivação, capacidade de atenção, interesses acadêmicos, estratégias próprias, condições físicas e ambientais favoráveis para aprender

17 Contexto Educacional Contexto de aula: metodologias, organização, procedimentos didáticos, atuação do educador, relacionamentos, flexibilização curricular etc Contexto escolar: Projeto Político Pedagógico, funcionamento da equipe técnica e do corpo docente, currículo, clima organizacional, gestão etc

18 LIBRAS Língua Brasileira de Sinais

19 Máquina de escrever em Braille

20 Soroban Ábaco

21 Contexto familiar Atitudes e expectativas em relação ao aluno Participação e envolvimento com a escola Condições socioeconômicas Dinâmica e organização familiar

22 Promover ou Reter? PCNs A possibilidade de o aluno ter acesso às situações escolares regulares com a menor necessidade possível de apoio especial A valorização de sua permanência com os colegas e com grupos que favoreçam o seu desenvolvimento, a sua comunicação, autonomia e aprendizagem

23 Promover ou reter A competência curricular no que se refere à possibilidade de atingir os objetivos e atender aos critérios de avaliação previstos no currículo adaptado O efeito emocional da promoção ou da retenção para o aluno e sua família

24 Benefícios O grande ganho para todos, é viver a experiência da diferença. Para os colegas, evita preconceitos na vida adulta Para o aluno com deficiência, por direito ocupa o seu espaço na sociedade Para os professores, é o de garantir a todos o direito à educação

25

26


Carregar ppt "POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala. Somos diferentes! Constituição orgânica Emocional Cultural Econômica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google