A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente
Consultoria de RH Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente

2 Favorável Desfavorável
Clima Organizacional Clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente institucional. Este pode ser percebido e experimentado pelos membros da organização, da mesma forma que influencia o comportamento dos mesmos. Clima organizacional Favorável Desfavorável

3 Clima Organizacional O clima, portanto, é a reflexão de um estado momentâneo da organização, pois este, poderá ser alterado frente uma nova notícia ou evento. Difere-se então da cultura organizacional, por ser uma condição/estado mais volúvel e instável. No geral, o que concede forma ao clima organizacional é a simbolização a respeito das relações estabelecidas na vida organizacional pelos funcionários.

4 Pesquisa de Clima Uma pesquisa de clima é um dos subsistemas atuantes hoje no segmento de atividades realizadas por um psicólogo organizacional. Esta é realizada ao menos uma vez por ano a fim de, como objetivo final da pesquisa, manterem seus funcionários motivados ao cumprimento das metas estabelecidas na instituição. O psicólogo aplica uma pesquisa aos funcionários da instituição. A pesquisa não faz com que este seja identificado, propiciando assim ao funcionário, uma liberdade de expressão frente ao que lhe incomoda na instituição.

5 Pesquisa de Clima Tópicos sugeridos ao contexto de uma pesquisa satisfatória à organização: - Liderança; - Informação e Análise; - Planejamento estratégico para qualidade; - Gestão das Pessoas; - Garantia da Qualidade; - Resultados obtidos quanto à qualidade; - Satisfação do cliente;

6 Pesquisa de Clima Portanto, estrutura-se o trabalho de pesquisa de clima em três partes. A primeira avalia os funcionários da organização em diversos aspectos utilizando para isso roteiros de entrevista; A segunda consiste em analisar os elementos colhidos na fase anterior (exploratória); A terceira fase do processo consiste em trazer um diagnóstico geral dos problemas estruturados, o que, auxiliará futuramente as tomadas de decisões frente os resultados;

7 Propostas para melhoria do Clima Organizacional
A avaliação do clima organizacional tornou-se uma preocupação em empresas modernas. O desempenho dos funcionários está diretamente ligado ao clima que as organizações proporcionam a estes. Saber avaliar e aplicar diagnósticos eficazes para a melhoria deste clima faz parte de um “primeiro passo” a melhoria do mesmo. Deve haver tentativas de diferenciação e inovação no mercado de trabalho, deve abrir-se espaço para a criatividade.

8 Propostas para melhoria do Clima Organizacional
Previne-se o desenvolvimento de doenças causadas por fatores psicológicos, individuais e organizacionais como, estresse e distúrbios emocionais.

9 Propostas para melhoria do Clima Organizacional
Fischer, Veloso e Nakata (2007), dizem que a resposta aos diferentes climas que norteiam uma organização está no fato das empresas tomarem diferentes rumos na criação e preservação de sua cultura organizacional. A cultura de uma empresa se dissemina por toda ela, contamina seus integrantes e passa a fazer parte da própria identidade destes.

10 Propostas para melhoria do Clima Organizacional
“Cultura significa, portanto, encarar a gestão do ambiente como parte inerente ao cotidiano(...)”(FISCHER;VELOSO;NAKATA, 2007, p. 61).

11 Propostas para melhoria do Clima Organizacional
“Os ambientes de trabalho são tecidos pelas próprias pessoas quando se estruturam em grupos. Aos poucos vão se tornando tão familiares que parecem, para o próprio grupo, que ele não é mais responsável por isto” (FISCHER;VELOSO;NAKATA, 2007, p. 62).

12 "O trabalhador só se sente à vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado." (Karl Marx)


Carregar ppt "Clima organizacional e proposta para melhora do ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google