A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFCG/UFBA/UFMA/UFPA Sistemas de Aquisição e Tratamento de Sinais de Sensores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFCG/UFBA/UFMA/UFPA Sistemas de Aquisição e Tratamento de Sinais de Sensores."— Transcrição da apresentação:

1 PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFCG/UFBA/UFMA/UFPA Sistemas de Aquisição e Tratamento de Sinais de Sensores

2 Objetivos Estimular a criação de grupos de pesquisa na área de instrumentação eletrônica –Ênfase em aquisição e tratamento de sinais de sensores – UFBA/UFPA/UFMA – UFCG Promover a formação de doutores – através de projetos conjuntos de pesquisa Apoiar a realização de pesquisas conjuntas em instrumentação eletrônica

3 Linhas de pesquisa Processamento analógico e digital do sinal de sensores –Correção ou compensação de características não ideais de sensores. –Compensação de influências não desejadas em processos de medição. –Estimação indireta de grandezas relacionadas à grandeza de medição. –Extração de padrões e características do sinal, relativos à grandeza medida. –Remoção ou redução de ruído.

4 Linhas de pesquisa Técnicas avançadas de medição –Configurações de medição com realimentação. – Circuitos reconfiguráveis. – Circuitos analógicos programáveis: ganho e ajuste de nível cc; filtros; conversores A/D e D/A. –Processamento digital embarcado: Utilização de microcontroladores, FPGA, FPAA e DSP[1].[1] – Fusão e consistência de dados –Processamento de sinais usando redes neuronais, lógica nebulosa e paraconsistente, etc. 1]1]Digital Signal Processor; Field Programmable Gate Array; Field Programmable Analog Array

5 Áreas de aplicação Medição de grandezas ambientais – temperatura; concentração de oxigênio dissolvido em sistemas de tratamento de esgotos e controle ambiental; radiação solar; velocidade de fluidos; unidade, etc. Instrumentação biomédica - sinais cardíacos e cerebrais; avaliação da função pulmonar; ajuda a deficientes auditivos.

6 Temas de pesquisa 1. Instrumentação Eletrônica Inteligente Neste trabalho será dado ênfase à consistência de dados, tendo como objetivos: definição de uma arquitetura genérica de sensor inteligente e de sistema de instrumentação inteligente; definição de campos de aplicação e o estudo dos transdutores e atuadores associados; estudo da possibilidade de realização; e desenvolvimento de circuitos reconfiguráveis analógicos ou mistos de interface, concepção, estudo da testabilidade, validação de protótipos de circuitos integrados e de circuitos desenvolvidos em FPGA e FPAA e aplicação do trabalho em plataformas demonstrativas.

7 Temas de pesquisa 2. Estudo e implementação de dispositivos para análise da função pulmonar. –Pretende-se estudar as técnicas para a análise da função pulmonar, buscando assim desenvolver novos dispositivos, elaborar modelos para o sistema respiratório, procurando contribuir para o desenvolvimento de pesquisa e definições de padrões na análise e diagnostico do sistema respiratório. –Pretende-se também desenvolver sensores e arquiteturas de circuitos para tratamento dos sinais dos sensores para medição desses parâmetros, bem como dos sinais excitadores. – Pretende-se desenvolver também circuitos integrados que possam gerar os sinais de excitação e processar todos os sinais oriundos dos sensores e que tenha uma interface que lhe permita se comunicar com outros equipamentos, como computadores pessoais.

8 Temas de pesquisa 3. Sistema de aquisição e tratamento de sinais sonoros para ajuda a deficientes auditivos. – Objetiva-se estudar a transmissão de parâmetros de voz da língua portuguesa, para aplicação no auxilio à leitura labial, através da estimulação vibrotátil. – Deve-se desenvolver estimuladores e sistemas de aquisição e detecção de fonemas que confundem o deficiente auditivo que faz leitura labial.

9 Temas de pesquisa 4. Anemômetros com sensor único. –Serão desenvolvidas arquiteturas de medidores de velocidade de fluidos com sensor termo-resistivo único. Estes instrumentos deverão ter compensação da temperatura do fluido e considerar os erros associados aos parâmetros não ideais dos amplificadores operacionais. O uso de um só sensor para a medição da velocidade do fluido e da compensação de sua temperatura evita os erros de descasamentos entre sensores que ocorrem nos instrumentos que usam mais de um sensor.

10 Situação atual Doutorado Pleno –UFMA - Lucilene –UFPA- Guilherme –UFBA - Ligia

11 Situação atual Mestrado Sanduíche –UFMA – Will –UFPA - Negrão

12 Integração Entre os pesquisadores Participação em bancas Publicações em congressos Nacionais e Internacionais Publicações em periódicos –Nacionais e Internacionais


Carregar ppt "PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFCG/UFBA/UFMA/UFPA Sistemas de Aquisição e Tratamento de Sinais de Sensores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google