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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 6° Ano Esporte: Vivência das diferentes modalidades do Atletismo

2 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDAS CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO EVENTOS COMBINADOS CONSIDERAÇÕES ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS TABELA DE IMAGENS

3 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo ETIMOLOGIA A palavra atletismo é derivada do grego "athlos" (ἄθλος), que significa "competição" ou "tarefa”. O termo foi usado para descrever competições - atléticas em geral - competição desportiva ou baseada principalmente em feitos físicos do homem. No século 19, na Europa , o atletismo adquiriu uma definição mais estreita e passou a descrever esportes que envolvem corrida competitiva, andando, saltando e atirando. (1)

4 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA

5 ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA competições atléticas como correr, caminhar, pular e atirar estão entre os mais velhos de todos os esportes e suas raízes são da pré-história. Provas de atletismo foram descritas pelos antigos egípcios no túmulos em Saqqara, com ilustrações de execução de movimentos no Festival Sed Hb e salto em altura aparecendo em túmulos, desde 2250 a.C.. Os Jogos Tailteann eram um festival Celtic na Irlanda, fundado por volta de 1800 a.C.. Era uma reunião de trinta dias quando disputavam corridas e arremesso de pedras entre os seus eventos esportivos; a primeira Olimpíada em 776 a.C, foi em um estádio de eventos desportivos. Isso mais tarde foi expandido para jogar e saltar dentro do pentatlo antigo. Fonte: Acesso em 28 ago

6 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA

7 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo JOGOS DA ERA MODERNA As primeiras competições no estilo moderno do atletismo em pista coberta foram registradas pouco depois, na década de 1860, incluindo um encontro em Ashburnham Hall, em Londres, que contou com quatro provas de corrida e um concurso de salto triplo. Imagem: Autor Desconhecido / Disponiblizado por Ilario / United States public domain. Fonte: Acesso em 28 ago

8 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo JOGOS DA ERA MODERNA A competição de atletismo foi incluída nos Jogos Olímpicos em 1896 e tem sido uma das competições mais importantes no quadrienal de eventos multi-esporte desde então. Originalmente apenas para homens, a Olimpíada de 1928 viu a introdução de competições femininas no programa de atletismo. O atletismo faz parte dos Jogos Paraolímpicos desde de É um esporte de competitividade elevada durante os campeonatos mundiais, especialmente nas Olimpíadas. Fonte: Acesso em 28 ago

9 Associação Internacional de Federações de Atletismo
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo JOGOS DA ERA MODERNA Associação Internacional de Federações de Atletismo Entre as funções da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês), encontra-se a padronização de métodos para medir o tempo nas provas cronometradas, assim como a manutenção e o reconhecimento de recordes do mundo de atletismo nas suas distintas categorias. À IAAF compete organizar muitas das provas atléticas no mundo. Todas as formas de atletismo são esportes individuais, com exceção de corridas de revezamento. (2) Imagem: Thadius856 & Parutakupiu / Domínio Público. Federação Espotiva Internacional Fundação Sede Mónaco Filiados federações Site iaaf.org

10 Longa distância Interurbano Alta velocidade em equipes
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo JOGOS DA ERA MODERNA FAIXA - CAMPEONATO OFICIAL MUNDO (2) Corridas Campo de provas Eventos combinados Alta velocidade Média-distância Longa distância Interurbano Corrida com barreiras Alta velocidade em equipes Saltos Lançamentos 60m 800m 5000m 60m com barreiras 4×100m revezamento Salto em distância Arremesso de peso Pentatlo 100m 1500m 10.000m 100m com barreiras 4 × 400m revezamento Salto triplo Arremesso de disco Heptatlo 200m 3000m 110m com barreiras Salto em altura Arremesso de martelo Decatlo 400m 400m com barreiras Salto com vara Lançamento do dardo 3000m com obstáculos

11 JOGOS DA ERA MODERNA REGRAS DO ATLETISMO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo JOGOS DA ERA MODERNA REGRAS DO ATLETISMO Regras gerais para os eventos de corrida: o corredor é desqualificado após duas largadas em falso. Para o pentatlo, contam-se três largadas em falso; corridas: o corredor deve permanecer na raia durante a competição; o corredor deve iniciar atrás da linha de largada; o corredor será desqualificado caso impeça o progresso de outro corredor de forma a obstruir, empurrar ou interferir e ganhar uma injusta vantagem; o corredor deve usar tênis ou calçados atléticos; queimar a largada implica um falso início, que pode levar à desqualificação da competição; os atletas não são automaticamente desqualificados por deixarem as raias assinaladas, caso não ganhem vantagem. Regras gerais para os eventos de revezamento: os corredores devem passar o bastão no interior da zona de troca; os corredores não podem atirar o bastão ao fazer o passe; os corredores devem permanecer em suas raias durante a prova de revezamento dos 4x100 metros; os corredores são desqualificados caso obstruam, impeçam ou interfiram no progresso de outro corredor; no interior da zona determinada [take over], apenas a posição do bastão é decisiva e não a posição ou localização do corpo ou membros dos competidores; no revezamento de 4x400m, a corrida no primeiro percurso, bem como em parte do segundo percurso até o final da primeira volta no segundo percurso, deve ser realizada inteiramente dentro dos limites das raias. Fonte: Acesso em 28 ago

12 JOGOS DA ERA MODERNA REGRAS DO ATLETISMO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo JOGOS DA ERA MODERNA REGRAS DO ATLETISMO Regras gerais para eventos de arremesso: utilizar uma bola de tamanho e peso oficiais de softball, tênis ou arremesso; entrar e sair por trás do ringue/círculo ou área de arremesso; arremessar a bola de softball ou de tênis de forma livre; o melhor entre três arremessos não consecutivos será marcado como placar final; não ultrapassar nem pisar sobre linha da área de arremesso de softball, nem sobre a tábua de salto de arremesso; arremesso de peso: o arremesso válido deve ser iniciado a partir do ombro e das linhas do pescoço com apenas uma das mãos. O peso não cai abaixo do ombro. Regras gerais para a corrida de cadeira de rodas: atletas de cadeira de rodas devem iniciar a prova com as rodas da frente da cadeira atrás da linha de largada; todas as demais regras de corrida se aplicam. Regras gerais do salto em altura: não saltar sobre a barra durante a competição, ou durante o aquecimento para a competição; não tocar a área demarcada, os suportes ou a barra, nem atravessar o plano horizontal ao decidir não mais saltar, após uma tentativa ruim. A tentativa poderá ser reiniciada caso a área demarcada, a barra ou o plano horizontal não tenham sido tocados e ainda desse tempo; não dar a largada com os dois pés. A largada em saltos em altura de qualquer estilo deve ser realizada com um só pé; sair do colchão amortecedor pelas laterais ou por atrás; três faltas consecutivas de qualquer altura determinam a posição final. O placar final será a última altura obtida; o atleta deve ser capaz de saltar pelo menos 1m, pois a altura mínima de abertura para todas as provas de salto em altura é de 90 cm. Fonte: Acesso em 28 ago

13 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo CORRIDA A corrida é, em certo sentido, a forma de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta. (3) Imagem: / Disponiblizado por Slawojar / Domínio Público.

15 CORRIDA + Explosão Muscular Resistência Física Explosão Muscular
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CORRIDA A corrida dividem-se em: curta distância ou velocidade (tiro rápido); média distância ou de meio fundo (800 metros e metros); longa distância ou de fundo (3 000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas). Organizam-se ainda corridas de cross country ou um "corta-mato" de campo e de montanha. Em pista, podemos ainda assistir a corridas de barreiras e de obstáculos. Explosão Muscular Resistência Física Explosão Muscular + Resistência Física (3)

16 fundamental importância
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CORRIDA Provas de explosão física. (4) Postura do atleta é de fundamental importância Imagem: Gio JL / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem: ms4denmark / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

17 fundamental importância.
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CORRIDA Provas de resistência física. (5) A corrida de resistência é um tipo de corrida que nos leva a aumentar a nossa resistência, sendo executada por longos períodos de tempo utilizando o metabolismo aeróbico (oxigênio se transforma em energia). No grupo dos primatas, o ser humano é o único animal que apresenta tal capacidade. Imagem: Rodrigo Kono / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. A preparação com base em treino é de fundamental importância. Senão Imagem: Gio JL / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

18 Resistência física para vencer a grande quantidade
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CORRIDA Provas de explosão física e resistência física. (6) Explosão física para vencer os obstáculos. Imagem: Eadweard Muybridge / Domínio Público. Resistência física para vencer a grande quantidade de obstáculos. Imagem: Eadweard Muybridge / Domínio Público.

19 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA

20 CAMPO DE PROVAS - SALTO A prova de salto pode ser dividida em:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CAMPO DE PROVAS - SALTO A prova de salto pode ser dividida em: prova de salto vertical: prova de salto horizontal. salto em altura; salto com vara. salto em distância (comprimento); salto triplo ou triplo salto. Fonte: Acesso em 28 ago

21 CAMPO DE PROVAS - SALTO salto em altura: Provas de salto vertical:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CAMPO DE PROVAS - SALTO Provas de salto vertical: salto em altura: salto com vara. o salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), é realizado mediante tentativas. Imagem: SD Dirk / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. o salto com vara funciona do mesmo modo, mas neste salto, o atleta tem o apoio de uma vara. Imagem: Autor desconhecido / Disponibilizado por Nordelch / GNU Free Documentation License. Fonte: Acesso em 28 ago

22 CAMPO DE PROVAS - SALTO Salto em distância (comprimento);
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CAMPO DE PROVAS - SALTO 2. Provas de salto horizontal Salto em distância (comprimento); Salto triplo ou triplo salto. O atleta faz sua aterrissagem numa caixa de areia. Há uma tábua de chamada na pista que indica o limite máximo de corrida do salto; caso o atleta ultrapasse ou toque nessa marca, realizará um ensaio nulo Imagem: Richard Giles / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Fonte: Acesso em 28 ago

23 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO

24 CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO As provas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e o lançamento de dardo: o arremesso de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7,3 kg para os homens adultos e 4 kg para as mulheres; o martelo é similar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir momento linear à esfera e assim atingir uma distância maior; o disco é um pouco mais leve, pesando 1 quilograma para as mulheres e 2 quilogramas para os homens; e o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens. Fonte: Acesso em 28 ago

25 CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO O PESO E A PEGADA O peso é uma esfera de bronze, revestida de material macio e emborrachado. O DISCO E A PEGADA Feito de madeira e ferro, tem diferentes peso e tamanho para Homens e mulheres. O DARDO E A PEGADA O MARTELO E A PEGADA É dividido em três partes: uma cabeça de bronze, um cabo-de- aço e uma pegadura, também de aço. Masculino: 13cm e 7,3kg Feminino: 11cm e 4kg Masculino: 22cm e 2kg 18cm e 1kg Masculino: 2,60m e 800g 2,20m e 600g Masculino: 1,215m e 7,257kg 1,195cm e 4kg Masculino: 13cm 11cm

26 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO

27 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo EVENTOS COMBINADOS O pentatlo moderno, desporto olímpico praticado por homens e mulheres; individual ou em equipes, é composto de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. (7) Imagem: Master Sgt. Lono Kollars / U.S. Air Force / United States public domain.

28 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo EVENTOS COMBINADOS Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar um atleta mais completo. As provas oficiais do decatlo (para homens) e do heptatlo (para mulheres) combinam corridas, saltos e lançamentos. Os atletas pontuam de acordo com as suas marcas nas provas individuais (tendo por base uma tabela de conversão de marcas por pontos), e esses pontos são somados para definir o vencedor. (7)

29 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO EVENTOS COMBINADOS

30 EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo CONSIDERAÇÕES O atletismo é um esporte bom, bonito e barato! É possível adequar o espaço físico de acordo com as necessidades existentes; é possível produzir material alternativo para o seu ensino; é possível motivar os alunos a sua prática com a realização de oficinas pedagógicas, visto que as regras são de fácil compreensão.

31 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO EVENTOS COMBINADOS CONSIDERAÇÕES

32 EXTRA: ATIVIDADE PRÁTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo EXTRA: ATIVIDADE PRÁTICA Etapa1: organizar a turma em grupos de 4 educandos: a) explicar como é o revezamento 4 x 100m; b) levar as equipes para a área de prática de educação física. Etapa 2: os educandos devem desenvolver trabalho em equipe, em que vão traçar a estratégia para essa competição: deve ser apresentado para a escola em dia e horário da aula de educação física; a apresentação deve ser pontuada com nota avaliativa adotando os seguintes critérios: organização; trabalho em equipe.

33 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO EVENTOS COMBINADOS CONSIDERAÇÕES ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO

34 REFERÊNCIAS EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental
Vivência das diferentes modalidades do atletismo REFERÊNCIAS

35 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO EVENTOS COMBINADOS CONSIDERAÇÕES ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO REFERÊNCIAS

36 TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA, 6º Ano do Ensino Fundamental Vivência das diferentes modalidades do atletismo TÓPICOS DA APRESENTAÇÃO ETIMOLOGIA ANTIGUIDADE E IDADE MÉDIA JOGOS DA ERA MODERNA CORRIDA CAMPO DE PROVAS - SALTO CAMPO DE PROVAS - LANÇAMENTO EVENTOS COMBINADOS CONSIDERAÇÕES ATIVIDADE PARA APRESENTAÇÃO Obrigado! REFERÊNCIAS TABELA DE IMAGENS

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegUiu a informação Data do Acesso 7 Autor Desconhecido / Disponiblizado por Ilario / United States public domain. 06/09/2012 9 Thadius856 & Parutakupiu / Domínio Público. 14 / Disponiblizado por Slawojar / Domínio Público. 10/09/2012 16-A Gio JL / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 16-B ms4denmark / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 17-A Rodrigo Kono / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 17-B 18-A Eadweard Muybridge / Domínio Público.

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 18-B Eadweard Muybridge / Domínio Público. 10/09/2012 21-A SD Dirk / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 21-B Autor desconhecido / Disponibilizado por Nordelch / GNU Free Documentation License. 22 Richard Giles / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 25 SEE-PE Acervo SEE-PE 23/10/2012 27 Master Sgt. Lono Kollars / U.S. Air Force / United States public domain.


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