A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO

2 O responsável por esta teoria foi Urie Bronfenbrenner.
O desenvolvimento do ser humano depende, não só das caraterísticas biopsicológicas, mas também das caraterísticas dos contextos; a isto se chama perspetiva ecológica do desenvolvimento. O responsável por esta teoria foi Urie Bronfenbrenner.

3 MICROSSISTEMA Os microssistemas são os contextos mais imediatos e de maior proximidade em que os indivíduos participam diretamente. Daí o serem os mais importantes no desenvolvimento do indivíduo. Fazem parte dos microssistemas a família, os colegas, a escola, o grupo religioso, a vizinhança próxima…

4 MESOSSISTEMA O mesossistema não tem existência própria, isolada. É constituído pelas interações entre os microssistemas. Pode dizer-se que é um sistema de microssistemas. As possibilidades de relação entre contextos são inúmeras para cada pessoa, e conduzem ao estabelecimento de relações e comunicações.

5 EXOSSISTEMA No exossistema reporta-se a contextos que não implicam a participação ativa do sujeito mas que o afetam. A acção do exossistema pode ser decisiva quando as pessoas vivem situações difíceis (ex: subsídios…). Podem fazer parte do exossistema as autarquias, a assistência social, os serviços jurídicos, o local de trabalho…

6 Todos estes aspetos têm influência no macrossistema e influenciam-nos.
O macrossistema constitui o sistema mais alargado. Dele fazem parte os padrões socioculturais, instituições políticas e sociais, os valores, as crenças e os estilos de vida. Todos estes aspetos têm influência no macrossistema e influenciam-nos.

7 CRONOSSISTEMA O cronossistema permite incorporar no contexto da vida uma dimensão temporal. Dada a passagem do tempo, e as mudanças que nesse tempo ocorrem, a configuração dos diversos sistemas, as suas relações e influências podem ser alteradas. Ex: a influência do microssistema família não é a mesma para uma criança ou para um adolescente.

8 O CONTEXTO DE CADA UM O contexto de cada um é um sistema muito amplo, afetado pelo que se passa em cada um dos seus lugares, elementos e subsistemas. As mudanças que ocorrem influenciam continuamente o que se passa. As influências que o contexto tem em cada um de nós são profundamente dinâmicas. As ações e reações das pessoas são uma consequência de uma configuração de influências mútuas que vão determinar as características de cada um.

9 Para Bronfenbrenner o desenvolvimento é “o conjunto de processos através dos quais as propriedades das pessoas e o ambiente interagem para produzir continuidade e mudanças nas carate-rísticas da pessoa no decurso da vida”.

10 REDES SOCIAIS Uma rede social é o conjunto de ligações de uma ou mais redes pessoais. Nas redes estão presentes três elementos: As pessoas que as constituem. As funções que elas exercem. As situações em que as funções são desempenhadas.

11 REDES SOCIAIS Os apoios das redes podem ser: Instrumentais/materiais: ajuda financeira, partilha de responsabilidades, execução de tarefas. Apoio afetivo/emocional: compreensão, empatia, disponibilidade com que se é acolhido.

12 O PAPEL DOS CONTEXTOS NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS
Bronfenbrenner, posteriormente, vai sublinhar o papel do indivíduo nos contextos e a importância no desenvolvimento dos processos proximais. PROCESSOS PROXIMAIS: “formas particulares de interacção entre os organismos e o ambiente que operam ao longo do tempo e compreendem os primeiros mecanismos que produzem o desenvolvimento humano”. Em conclusão, o indivíduo tem um papel central no seu processo de desenvolvimento.

13 O PAPEL DOS CONTEXTOS NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS
A influência efetiva dos processos proximais implica, entre outras coisas, que: Os indivíduos se comprometam com empenho em atividades. As relações entre indivíduos e contextos sejam regulares. Haja reciprocidade nas relações interpessoais.

14 A relação entre indivíduo e contexto é dinâmica, estando dependente da forma como as suas caraterísticas interagem. Este ajuste dinâmico é algo que se deve ter em conta quando se procura compreender como somos. Assim, cada um de nós realiza um caminho único através dos vários lugares, participando nas relações e interações que propiciam, das oportunidades e recursos, sempre com referência a valores e normas. É assim que cada um de nós se vai encontrando e vai construindo enquanto ser humano situado e singular.

15 RESILÊNCIA RESILÊNCIA: capacidade encontrada por algumas pessoas de encontrarem forças e recursos no seu mundo pessoal que lhes permitem enveredar por caminhos positivos, mesmo em condições adversas de privação e de risco. O fenómeno da resiliência é um processo ativo; são pessoas que conseguem agir nos e sobre os contextos de forma a protegerem-se das conse-quências adversas que certos fatores poderiam conter.


Carregar ppt "MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google